Experiências de pesquisa no exterior enriquecem ensino de pós-graduação

Para estimular os estudantes de pós-graduação da FCE a participarem de experiências de pesquisa no exterior, o Programa de Pós-Graduação Controladoria e Contabilidade (PPGCONT) promoveu um seminário com a doutoranda Rogiene Santos. A convidada, que fez parte do seu doutorado-sanduíche na MIT Sloan School of Management, é estudante da Universidade de São Paulo.

Aos alunos do PPGCONT, Rogiene falou sobre as principais exigências dos pesquisadores internacionais e das principais revistas acadêmicas com conteúdo sobre contabilidade. A convidada destacou que é necessário que as produções apresentem evidência da lacuna de pesquisa, tema relevante em relação à teoria e à prática e contribuição clara e efetiva. De acordo com a palestrante, tais aspectos são essenciais na produção de um paper e, em média, 70% do tempo de pesquisa deve ser dedicado a sua questão-problema.

A doutoranda também enfatizou a influência direta do protocolo de pesquisa na qualidade do trabalho, salientando que não existe projeto sem um protocolo. Outro ponto levantado pela doutoranda foi sobre a replicabilidade da pesquisa, que considera um fator de extrema importância no meio acadêmico.

A experiência no exterior, segundo Rogiene, rendeu aprendizados não somente acerca das técnicas de pesquisa em sua área, mas também quanto à conduta como pesquisadora. A estudante reconheceu que aprendeu a ser mais disciplinada, tendo se dedicado durante muitas horas diárias na biblioteca da universidade, e a buscar pela excelência, compreendendo que sempre é possível melhorar a própria produção a partir das críticas e sugestões sobre seus estudos.

A atividade aconteceu no dia 26 de junho, na Faculdade de Ciências Econômicas, e contou com a participação dos professores Márcia Bianchi, Ariel Behr, Everton Farias e Edilson Paulo.

 

Foto: Rogiene Santos e alunos das disciplinas de Métodos de Pesquisa em Controladoria e Contabilidade e de Ateliê de Pesquisa em Controladoria e Contabilidade do PPGCONT

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.