Ciências Contábeis

Apresentação geral do curso

Tira-dúvidas sobre a profissão


currículo e formação

Titulação: Bacharel em Ciências Contábeis
Duração: 8 semestres
Turno: Noturno
Vagas anuais: 140

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da UFRGS caracteriza-se por sua estrutura dinâmica e completamente adaptada às mais recentes exigências do mundo dos negócios. A contabilidade enquanto ciência se caracteriza como área de conhecimento que utiliza metodologia própria para atender demandas empresariais na produção e divulgação de informações que facilitem a tomada de decisões por parte da vasta gama de partes relacionadas à organização (stakeholders): gestores, empresários, investidores, acionistas, fornecedores, clientes, governos, instituições financeiras, empregados, concorrentes e comunidade.

A contabilidade permite às empresas obter informações sobre a sua situação econômica, financeira e patrimonial por meio de demonstrações contábeis que seguem rígidos padrões técnicos internacionais e legais na sua elaboração e apresentação. Dessa forma, visualiza-se no universo contábil uma necessidade constante de profissionais preparados e qualificados para o atendimento das exigências técnicas, legais e mercadológicas que afetam o ambiente econômico mundial.

O objetivo do curso de Ciências Contábeis da FCE é preparar e oferecer ao mercado esse profissional com perfil técnico, dinâmico, ético e adaptável às mudanças constantes do ambiente dos negócios. No momento atual, a contabilidade passa por profundas transformações em virtude do processo de convergência do padrão brasileiro aos padrões internacionais de contabilidade, o que motiva grande procura por contadores para atuar em diversos segmentos: Auditoria Independente, Auditoria Interna, Avaliação de Ativos, Consultoria Tributária, Gestão Financeira, Análise de Riscos, Relações com Investidores, Controladoria, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Perícia Contábil, Governança Corporativa, Contabilidade Ambiental, Análise de Custos, Contabilidade do Terceiro Setor, etc.

Nesse processo de formação profissional, o potencial humano não pode ser deixado em segundo plano. Por esse motivo, a matriz curricular do curso de Ciências Contábeis procura contemplar disciplinas e conteúdos que forneçam aos alunos os meios de desenvolverem suas habilidades sociais e políticas para que possam assumir posições de liderança no mercado de trabalho e na sociedade. Habilidades de comunicação, cidadania corporativa, inteligência emocional, educação ambiental, postura e ética profissional, são competências constantemente estimuladas na formação acadêmica dos alunos de Ciências Contábeis e extremamente valorizadas no perfil do profissional moderno.

A profissão contábil, por sua vez, evoluiu para um processo de valorização profissional sem precedentes, fruto das mudanças recentes na legislação contábil/societária, da criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis e do processo de convergência aos padrões contábeis internacionais, tanto na área privada como na pública.

Currículo e grade curricular
Projeto Pedagógico do curso
Portaria de reconhecimento do curso

 


Comissão de Graduação de Ciências Contábeis

O curso de graduação em Ciências Contábeis é coordenado por uma Comissão de Graduação (Comgrad), órgão colegiado da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE). Compete à Comgrad/CON, conforme o Regimento Interno da FCE, entre outros:

I – avaliar periódica e sistematicamente o currículo vigente;

II – propor ações relacionadas ao ensino de graduação;

III – avaliar os planos de ensino, o desempenho global das disciplinas e o desempenho individual dos docentes em suas funções didáticas;

IV – orientar academicamente os alunos e proceder a sua adaptação curricular;

V – deliberar sobre o processo de ingresso, observando a política de ocupação de vagas estabelecida pela Universidade e pela FCE;

VI – aprovar e encaminhar periodicamente à Direção da FCE a relação dos alunos aptos a colar grau;

VII – supervisionar o ensino nas disciplinas integrantes do currículo do curso;

VIII – atuar como instância final nos casos de recurso interposto em matéria de atribuição de conceito;

IX – elaborar, ouvidos os Departamentos, os horários das disciplinas;

X – fiscalizar e manter controle dos contratos de estágio extracurricular de alunos da FCE para os quais se requeira a definição de um docente da FCE como orientador de estágio;

XI – elaborar, aprovar alterações e fazer cumprir o projeto pedagógico do curso;

XII – executar as demais atividades necessárias à boa condução do curso.

A Comgrad do curso de Ciêncais Contábeis reúne-se mensalmente com o intuito de deliberar as questões relativas ao curso, conforme sua competências.

 

A Comgrad/CON, no período de março de 2021 a março de 2023, é composta da seguinte maneira:

Coordenação
Coordenador: Maria Ivanice Vendruscolo
Coordenadora-substituta: Leticia Medeiros da Silva

Representantes Titulares
Carolina Edom Piccoli (DCCA)
Cassiane de Oliveira Velho (DCCA)
Leticia Medeiros da Silva (DCCA)
Maria Ivanice Vendruscolo (DCCA)

Representantes Suplentes
Márcia Bianchi (DCCA)
Fernanda da Silva Momo (DCCA)

Representantes Discentes
Echiley Vitória Soares (titular)
Gabriela Barbosa Ferreira (suplente)

 


Acesso rápido

Manual do aluno de Ciências Contábeis
Conselho de Contabilidade
Resoluções e atas da Comgrad Contábeis

 


Suporte administrativo

Marcelo Ortiz, na Comgrad
segunda a sexta, das 8h às 17h (sem fechar ao meio-dia)
51 3308.4720
cgcon@ufrgs.br

Eduardo Pertille, no Departamento
segunda a sexta, das 8h às 17h (sem fechar ao meio-dia)
51 3308.3324
dcca@ufrgs.br

    Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.