Ciências Econômicas

Apresentação geral do curso

Tira-dúvidas sobre a profissão


currículo e formação

Titulação: Bacharel em Ciências Econômicas
Duração: 8 semestres ou 10 semestres
Turno: Diurno ou Noturno
Vagas anuais: 150

O curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da UFRGS foi estabelecido em 1945 e possui uma longa tradição na formação de economistas que se destacaram profissionalmente tanto na iniciativa privada e quanto na governamental. Essa tradição combina-se com a qualificação de seu corpo docente, com a motivação de seu corpo discente e com a prática da renovação no ensino de economia. Estes fatores vem conferindo ao curso, há várias décadas, lugar de destaque na formação dos economistas no Estado do Rio Grande do Sul, fato expresso pela contínua obtenção de grau máximo nas avaliações externas do Ministério da Educação e das publicações especializadas.

Em consonância com o caráter plural da profissão de economista – que abrange funções técnicas, teóricas e práticas – e campos de atuação – setor público, privado e terceiro setor -,  o curso tem caráter generalista e pluralista na formação oferecida ao estudante. Desde 2010 está em vigor um novo currículo que aprimora essa formação, mantendo um equilíbrio entre matérias teóricas, quantitativas e humanísticas.

Os componentes mais característicos do curso são: uma carga horária total de 3.000 horas, distribuídas entre 43 disciplinas (32 obrigatórias e 11 eletivas), o trabalho de diplomação e as atividades complementares. A malha de pré-requisitos é flexível e permite maior fluência dos estudantes ao longo do curso, cuja seriação (duração) recomendada é de quatro anos (diurno) ou cinco anos (noturno). As disciplinas obrigatórias (128 créditos) contemplam os conteúdos básicos da formação do economista, segundo um perfil generalista, incluindo as matérias de teoria e prática econômicas, de história econômica, de matemática, estatística e contabilidade. A presença do trabalho de diplomação reflete a opção da UFRGS por uma formação que incentive e capacite o estudante para a pesquisa em temas de Economia, pois é essa qualificação que permitirá ao egresso a acumulação contínua de novos conhecimentos.

As 11 disciplinas eletivas (44 créditos) devem ser escolhidas pelo estudante dentre várias dezenas de disciplinas disponíveis. Além de disciplinas de economia, cobrindo especialmente as novas áreas e campos específicos de conhecimento, são disponibilizadas disciplinas eletivas de diversas outras áreas afins – direito, contabilidade, administração, relações internacionais, sociologia, ciência política, matemática e história -, beneficiando a formação do economista com conhecimentos existentes em diversos outros cursos da UFRGS.

Essa flexibilidade na formação, que permite ao estudante exercer escolha sobre um quarto das disciplinas que irá cursar, poderá ser utilizada para estabelecer um perfil próprio de sua formação, segundo suas afinidades e interesses pessoais e profissionais. A maior parte das disciplinas disponibilizadas como eletivas está agrupada em três eixos distintos de formação profissional. No eixo “Empresas e Finanças”, as disciplinas são voltadas à preparação para o mercado de trabalho no setor privado na área financeira. O eixo “Políticas Públicas” reúne disciplinas úteis para o exercício de atividades no setor público, especialmente aquelas ligadas ao desenvolvimento, planejamento e regulação. No eixo de “Teoria Econômica” encontram-se as disciplinas que aprofundam os conteúdos teóricos da ciência e o instrumental matemático necessário.

A formação contempla ainda as atividades complementares (12 créditos), que promovem integralização ao curso os conhecimentos adquiridos pelo estudante através de estudos e práticas independentes. Essas atividades incluem estágios profissionais voluntários, bolsas de iniciação científica e de extensão, organização e participação em eventos (semana acadêmica, seminários, debates, congressos), participação como representante discente em órgãos universitários, publicação de artigos, monitoria, realização de disciplinas adicionais, entre outras atividades.

Currículo e grade curricular
Projeto Pedagógico do curso
Portaria de reconhecimento do curso

 


Comissão de Graduação de Ciências Econômicas

A Comgrad/ECO, no período de 9 de fevereiro de 2021 a 8 de fevereiro de 2023, é composta da seguinte maneira:

Coordenação
Coordenador: Maurício Andrade Weiss
Coordenador substituto: Alessandro Donadio Miebach

Representantes Titulares
Alessandro Donadio Miebach (DERI)
Letícia de Oliveira (DERI)
Maurício Andrade Weiss (DERI)
Sergio Marley Modesto Monteiro (DERI)
Jean Carlo Pech de Moraes (DMPA)
Hudson da Silva Torrent (DEST)

Representantes Suplentes
Leonardo Xavier da Silva (DERI)
Carlos Eduardo Schonerwald da Silva (DERI)

 


Acesso rápido

Página de apoio ao estudante de Ciências Econômicas
Resoluções e atas da Comgrad Economia

 


suporte administrativo

Diana Agliardi
51 3308.3030
cgeco@ufrgs.br

    Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.