Pós-graduação

Todos os cursos de pós-graduação em nível de mestrado e de doutorado são gratuitos na UFRGS. Já as formações em nível de especialização podem ou não ter custos aos candidatos. A Faculdade de Ciências Econômicas oferta cursos de especialização, de mestrado e de doutorado, vinculados aos programas de pós-graduação abaixo.

Editais Acesse aqui os editais publicados no Portal FCE

 

Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade – PPGCONT

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade (Necon) foi criado em 1999 pelo Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (DCCA), visando a atender a demanda da comunidade que buscava por cursos de especialização nas áreas de Contábeis e Atuariais. São oferecidos cursos de pós-graduação lato sensu nas seguintes áreas: Contabilidade, Auditoria e Finanças Governamentais; Controladoria e Perícia e Auditoria.

Em 2015 foi aprovado o Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCONT), e em 2016 a primeira turma do curso stricto sensu do Mestrado em Controladoria e Contabilidade iniciou as atividades. Atualmente, operam juntos PPGCONT e Necon, cada qual com seu enfoque específico.

51 3308.3130, 3308.4051
ppgcont@ufrgs.br, necon@ufrgs.br
ufrgs.br/ppgcontufrgs.br/necon


Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural – PGDR

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) iniciou suas atividades em 1999, em nível de mestrado, e em 2003 com curso de doutorado, sendo herdeiro da longa tradição de estudos sobre o meio rural e a agricultura na UFRGS, iniciada em 1963, com a criação do curso de pós-graduação em Economia Rural.

O PGDR tem conceito 6 na avaliação da Comissão de Área Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sendo considerado Programa de Excelência. O programa define-se como um curso de pós-graduação multidisciplinar porque entende que determinadas problemáticas e temas de pesquisa necessitam de abordagens que transcendem as fronteiras disciplinares, tal como é o caso das dinâmicas sociais e ambientais que afetam as populações, as atividades, os recursos e o espaço rural.

O objetivo do PGDR é formar mestres e doutores que sejam capazes de atuar na docência, na pesquisa acadêmica e nas ações de intervenção mediante o domínio de métodos e conceitos que lhes permitam executar projetos e realizar atividades de planejamento em prol do desenvolvimento rural.

51 3308.3281
pgdrint@ufrgs.br
ufrgs.br/pgdr


Programa de Pós-Graduação em Economia – PPGE

O Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGE) iniciou as suas atividades em 1971, tendo sua primeira turma de mestrado iniciada em 1972. Em 1991, a Câmara Especial de Pós-Graduação em Pesquisa da UFRGS aprovou a implantação do doutorado. A primeira turma iniciou suas atividades em março do ano seguinte, e em dezembro de 1993, o doutorado em economia da FCE foi reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os alunos titulados pelo Programa têm encontrado posicionamento no mercado como professores de diversas universidades públicas e privadas, no setor público federal e estadual e também no setor privado. A partir de 1999, foi iniciado o mestrado profissional em Economia Aplicada. O programa é um dos 10 melhores do Brasil e é líder na Região Sul, com conceito 5 na Capes.

51 3308.3440, 3308.4050
ppge@ufrgs.br
ufrgs.br/ppge


Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais – PPGEEI

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) teve seu funcionamento autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em dezembro de 2010, sendo o resultado do amadurecimento desta área de conhecimento, apoiando-se na sólida tradição de pesquisa da universidade. Sediado na Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da UFRGS, onde funciona o curso de graduação em Relações Internacionais, o novo programa reflete a realidade multidisciplinar da Faculdade de Ciências Econômicas, que já abriga dois cursos de doutorado, em Economia e em Desenvolvimento Rural.

O corpo docente do PPGEEI inclui pesquisadores com grande produção cientifica na área e com núcleos de pesquisa e infraestrutura na Faculdade de Ciências Econômicas, tais como o Núcleo de Estudos em Tecnologia, Indústria e Trabalho (Netit). O PPGEEI apoia-se, também, na infraestrutura e na experiência de pesquisa e extensão do Núcleo de Estratégia e Relações Internacionais (Nerint) e do Centro de Estudos Internacionais de Governo (Cegov).

51 3308.3963
ppgeei@ufrgs.br
ufrgs.br/ppgeei


Programa de Pós-Graduação Profissional em economia – PPeco

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Economia (PPECO) teve sua estrutura consolidada em 2020, a partir do desmembramento ocorrido dentro do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), o qual abrigava o curso de mestrado profissional em economia desde 1999. Atuava de forma autônoma junto à CAPES desde 2009, tendo mantido suas atividades com regularidade, com oferta de disciplinas, orientações e defesas, e com uma procura cada vez maior entre estudantes e profissionais de economia que têm interesse em aprofundar seu conhecimento de métodos e análises econômicas e não necessariamente seguir uma carreira acadêmica.

No programa, são oferecidos cursos de pós-graduação nas áreas de Economia e de Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas, com diferentes linhas de pesquisa. O corpo docente do PPECO contou também com o ingresso de novos professores do Departamento de Economia e Relações Internacionais no Curso de Mestrado Profissional em Economia, os quais não possuíam vínculos de pesquisa com a parte acadêmica do PPGE e passaram a desenvolver linhas de pesquisa e disciplinas propriamente profissionais, buscando se adequar ao novo contexto de emergência dos programas de pós-graduação profissionais, incluindo as novas diretrizes da CAPES.

51 3308.3502
ppeco@ufrgs.br
ufrgs.br/ppeco

    Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.