Egressos da FCE são premiados em concurso de monografias sobre Defesa Nacional

Rafaela Pinto Serpa e João Estevam dos Santos Filho, egressos do curso de Relações Internacionais da FCE foram premiados no IV Concurso de Monografias sobre Defesa Nacional. Realizada anualmente, a iniciativa busca estimular estudantes de graduação a desenvolverem trabalhos relacionados à área, ampliando a produção científica e contribuindo para a consolidação desse campo de estudos.

Rafaela conquistou o segundo lugar com o estudo A União Africana e o gerenciamento de conflitos no continente: a arquitetura de paz e segurança africana (APSA), sob orientação da professora Analúcia Danilevicz Pereira. Atualmente, ela cursa mestrado em Ciência Política na UFRGS e atua como pesquisadora assistente no Centro Brasileiro de Estudos Africanos (Cebrafrica). Foi no Cebrafrica, onde atuou como bolsista de iniciação científica alguns anos antes, que a estudante deu os primeiros passos na construção da pesquisa que gerou o TCC premiado pelo Ministério da Defesa.

Já o trabalho de Santos Filho, intitulado Fatores de construção do perfil das forças armadas da Colômbia (1998- 2018): cooperação militar com Estados Unidos e conflito armado interno, foi classificado como o terceiro melhor TCC na premiação. O estudo foi orientado pelos professores Marco Cepik e Eduardo Svartman. Atualmente, o estudante cursa mestrado em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (promovido pelas universidades Unesp, Unicamp e Puc-SP), onde dá seguimento à carreira acadêmica.

Os estudos premiados podem ser consultados no site da premiação. A lista inclui trabalhos de estudantes de outras instituições brasileiras, como Unirriter, Puc- Goiás, Universidade de Ribeirão Preto, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal Fluminense.

 

João Estevam dos Santos Filho, classificado em terceiro lugar no concurso – Foto: divulgação

 

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.