Diálogos Promeri – Racismo e Relações Internacionais do Brasil


Detalhes do Evento


No dia 23 de setembro, quarta-feira, das 18h às 19h30min, acontece a primeira atividade do Diálogos Promeri, grupo de discussão dedicado ao debate acerca da racialização das Relações Internacionais. A iniciativa é promovida pelo Programa de Mentoria para Estudantes de Relações Internacionais, projeto de extensão da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS que visa à estruturação de uma rede de apoio para estudantes cotistas do curso de graduação em Relações Internacionais na construção de sua trajetória acadêmica na UFRGS.

Para discutir a temática Racismo e Relações Internacionais do Brasil, a ação inaugural do projeto Diálogos Promeri conta com a participação da pesquisadora convidada Andressa Teixeira, além das debatedoras Silvia Ferabolli e Camille Amorim.

A atividade é gratuita, aberta a todos os interessados e acontece na modalidade online por meio da plataforma Zoom. Para participar, é necessário realizar inscrição pelo formulário disponibilizado pelo grupo. As leituras sugeridas serão encaminhadas para os inscritos.

A programação do Diálogos Promeri para o semestre 2020/1 pode ser consultada no blog do Promeri.

Mais informações pelo e-mail promeri@ufrgs.br.

Sobre as debatedoras:

Silvia Ferabolli – condutora do Diálogos Promeri e doutora em Política e Estudos Internacionais pela Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, atualmente, é professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais e o Núcleo de Pesquisa sobre as Relações Internacionais do Mundo Árabe (Nuprima).

Andressa Teixeira – mestra em Sociologia e bacharela em Políticas Públicas pela UFRGS e licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados, integra a Oficina de leitura e produção de textualidades não-canônicas de autoria feminina (Suporte/UFRGS), coordenada pela professora da FCE Pâmela Marconatto Marques. Atualmente, é mentora do Promeri e professora da Rede Municipal de Guaíba.

Camille Amorim – doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da UFRGS, especialista em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas também pela UFRGS e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba, participa do Promeri e do Laboratório de Análise de Política Externa Brasileira (Lab-PEB). Pesquisa Atores Domésticos, Política Externa e Relações Brasil-África.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.