Palestra “Relação Brasil-FMI: de devedor a credor”


Detalhes do Evento


No próximo dia 14 de novembro, a Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS recebe o economista e ex-diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) Paulo Nogueira Batista Júnior, para a palestra Relação Brasil-FMI: de devedor a credor. A atividade acontece a partir das 10h, no auditório da própria Faculdade (Av. João Pessoa, 52 – Campus Centro). A entrada é franca e aberta a quaisquer interessados, sem necessidade de inscrições prévias.
No encontro, o economista aborda o processo de ingresso do Brasil como credor no FMI, o que teve início em 2009. A participação aconteceu quatro anos após o país deixar de ser devedor do Fundo e quitar sua dívida, em 2005. De 2007 a 2015, Nogueira foi o representante brasileiro no Fundo Monetário Internacional e acompanhou de perto o crescimento do Brasil na instituição financeira.
Sobre o palestrante – Paulo Nogueira Batista Júnior nasceu no Rio de Janeiro, em 1955. Graduado em Economia, exerceu várias atividades na área acadêmica e no setor público. Foi Secretário de Assuntos Econômicos no Ministério do Planejamento em 1985-86 e Assessor Especial do Ministro da Fazenda para Assuntos de Dívida Externa em 1987. Chefiou o Centro de Estudos Monetários e de Economia Internacional da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro e foi professor do Departamento Econômico da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo de 1989 até 2007. Foi também pesquisador visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo em 1996-1998 e 2002-2004. A partir abril de 2007, foi diretor executivo no FMI, representando nove países: Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Haiti, Panamá, República Dominicana, Suriname e Trinidade e Tobago. Foi também vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), estabelecido em 2015 em Xangai. É autor dos livros Mito e realidade na dívida externa brasileira”; “Da crise internacional à moratória brasileira; e O Brasil e a economia internacional – recuperação e defesa da autonomia nacional, dentre outros.
Interessados em receber certificados de extensão devem se inscrever por este link. Outras informações sobre as atividades pelo telefone 51 3308.4050 ou pelo e-mail secretariappge@ufrgs.br.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.