Winter School on the Global South


Detalhes do Evento


Entre os dias 2 e 6 de setembro, a Faculdade de Ciências Econômicas recebe pesquisadores de diversos países para a Winter School on the Global South. Lançada em parceria com a Universidade de Cambridge, a iniciativa propõe a acadêmicos em início de carreira e a discentes de pós-graduação a oportunidade de refletir criticamente sobre o Sul Global. Conceito amplo, Sul Global abarca o estudo, sob diversas perspectivas, de países localizados ao sul geograficamente, como os localizados na África, na Ásia, na América Latina ou no Oriente Médio.

Com atividades que acontecem ao longo da semana, a programação da Winter School é dividida entre aulas, encontros de leitura e diálogo, workshops e writeshops. Como a iniciativa é voltada a pesquisadores internacionais, é ministrada inteiramente em inglês. Além de brasileiros, há participantes da Alemanha, dos Estados Unidos, da Rússia e de Taiwan.

Nos encontros, que acontecem durante toda a semana, serão debatidos os conceitos relacionados ao Sul Global, o papel do Sul Global na Governança Econômica Global, a integração do Sul à economia mundial, a proteção ao meio ambiente e as mudanças climáticas nesses países e as transformações urbanas nas cidades do Sul.

Um dos palestrantes de destaque é o diretor do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Cambridge, Felipe Hernández. Natural da Colômbia, o pesquisador foi o primeiro latino-americano a ocupar o cargo. A programação da Winter School também inclui as palestras da coordenadora da Divisão de Paz e Segurança do Instituto Igarapé, Adriana Abdenur; da reitora assistente de Engajamento Global na O.P. Jindal Global University, na Índia, Karin Vazquez; do economista e professor visitante na Universidade Queen Mary de Londres, Leandro Valiati; do presidente e diretor executivo da Global Urban Development, Marc Weiss; e do diretor de Relações Internacionais de Porto Alegre, Rodrigo Corradi.

 

Internacionalização da Universidade

Para a professora da FCE Silvia Ferabolli, coordenadora da escola de inverno, “A Winter School é uma oportunidade para trocar ideias com outros acadêmicos sobre o Sul Global, a partir de uma experiência no próprio Sul Global. Nossa expectativa é de que os participantes interajam com outros pesquisadores com interesses similares, e que as parcerias vão além do evento”.

Para proporcionar uma experiência completa em Porto Alegre aos participantes, o evento também proporcionou uma opção de acomodação solidária, em que os estudantes estrangeiros podem ficar na casa de alunos brasileiros. “Nós buscamos tornar a Winter School um evento financeiramente acessível, pois sabemos que os estudantes de Pós-Graduação e recém doutores geralmente operam com orçamentos apertados”, destaca Silvia.

Luiza Peruffo, vice-coordenadora do evento, destaca que a Winter School on the Global South reforça as iniciativas de internacionalização da UFRGS e a importância do Ensino Superior para pensar questões globais. “Devemos pensar a internacionalização como uma via de duas mãos: é importante que os alunos e professores tenham experiências internacionais, mas também que a universidade receba mais estudantes estrangeiros aqui”, afirma. “A Winter School inscreve a UFRGS como um núcleo de debate internacional de temas sobre o Sul Global”, acrescenta o diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, Carlos Henrique Horn.

 

Palestras gratuitas e abertas ao público

Parte da programação da escola de inverno é aberta ao público. Interessados podem se inscrever gratuitamente para a palestra The Geopolitics of Knowledge Production in and about the Global South, com Felipe Hernández e Eduardo Ernesto Fillipi, que acontece no dia 3 de setembro, às 18h30min, no Centro Cultural da UFRGS, sala Limoeiro (Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Campus Centro). Hernández leciona Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Cambridge e se dedica a pesquisas sobre América Latina e outras áreas do mundo em desenvolvimento, incluindo África e Sudeste Asiático. Fillipi, professor da FCE, é doutor em Economia Política e estuda economia brasileira contemporânea, economia e meio ambiente e desenvolvimento socioeconômico.

Também é aberta ao público a palestra Sustainable Innovation and Inclusive Prosperity in the Global South, com Marc Weiss, no dia 5 de setembro, às 18h30min, no Centro Cultural da UFRGS, sala Limoeiro (Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Campus Centro). Weiss é presidente e CEO da Global Urban Development (GUD), uma organização internacional de políticas e uma rede profissional de mais de 600 líderes e especialistas em 60 países. Em 2017, Weiss liderou a Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre (ZIS Poa).

As inscrições devem ser realizadas pelo http://bit.ly/WSGS2019. Dúvidas pelo e-mail winterschoolfce@ufrgs.br.

 

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.