Ex-professor da FCE é homenageado em seminário sobre grandes mestres da UFRGS

No dia 26 de setembro, o Museu da UFRGS promove o painel Expoentes da Matemática e da Estatística, integrado ao quinto ciclo do Seminário Grandes Mestres dos Mestres da UFRGS, que homenageia professores pioneiros e visionários, destacando a importância de suas trajetórias para a implantação de novas práticas e para a fundamentação de diversas disciplinas na Universidade. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas no dia e no local das apresentações, que ocorrem a partir das 14h30min na Sala II do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro).

No seminário, são homenageados os professores Antônio Rodrigues, ex-professor do Departamento de Estatística e ex-diretor do Instituto de Matemática e Estatística da UFRGS, e José Carlos Grijó (foto), ex-professor de graduação e de pós-graduação na FCE. Nos anos 1950, Grijó graduou-se em Ciências Estatísticas na Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Rio de Janeiro. Nos anos 1970, concluiu doutorado na mesma área pela UFRGS. Como professor universitário, orientou pesquisas de pós-graduação especialmente nos cursos de Economia Rural e Sociologia Rural. Realizou várias atividades ligadas à pesquisa, seja como coordenador principal, membro de equipes técnicas, orientador ou assessor, a maioria das quais vinculadas ao IEPE e resultando em publicações.

Foi professor da Faculdade de Ciências Econômicas até 1975 e exerceu outras inúmeras atividades administrativo-pedagógicas na UFRGS: foi vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas , presidente da Comissão Especial de Pesquisas do IEPE e integrante da Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Economia. Além disso, assumiu cargos em órgãos como o Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento da Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE), o Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário, a Escola de Agronomia Eliseu Maciel de Pelotas e a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH).

Mais informações com o Museu da UFRGS pelo e-mail museu@museu.ufrgs.br ou pelo telefone 51 3308.3390.

Foto: José Carlos Grijó, arquivo pessoal.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.