FCE e Queen Mary University of London exploram oportunidades de parceria

Com o objetivo de ampliar o processo de internacionalização da FCE, a Faculdade de Ciências Econômicas tem buscado firmar cada vez mais parcerias com instituições de outros países. A exemplo da recente aproximação com a Universidade de Cambridge, que resultou na escola de inverno sobre sul global, a Faculdade inicia agora tratativas com a Queen Mary University of London (QMUL). No dia 6 de junho, a FCE recebeu os professores da universidade britânica Colin Grant e Paul Heritage.

A reunião foi realizada com a finalidade de promover a aproximação entre as duas instituições e explorar as possibilidades de parceria, em especial por meio da mobilidade de professores e alunos e da organização de eventos e publicações em conjunto. O encontro contou com a presença da vice-diretora da FCE Maria de Lurdes Furno e dos professores André Cunha, Henrique Morrone, Leandro Valiati, Luiza Peruffo, Silvia Ferabolli, dos programas de pós-graduação em Economia (PPGE) e em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI).

Um dos principais pontos de conexão acadêmica entre a FCE e a Queen Mary University of London está no campo de políticas públicas. Com a recente inauguração do Global Policy Institute, focado em ensino e pesquisa nessa área, a universidade britânica busca parceiros em todo o mundo para ampliar o alcance da atuação do instituto, que tem linhas voltadas especificamente para o estudo de países em desenvolvimento.

A visita à FCE foi realizada dentro de uma agenda que envolveu a articulação da instituição estrangeira com diversos programas de pós-graduação da UFRGS, em especial de áreas como Economia, Enfermagem, Odontologia, Políticas Públicas, Relações Internacionais e Saúde Coletiva.

No âmbito da Faculdade de Ciências Econômicas, as tratativas junto à Queen Mary University of London estão sendo conduzidas pelos professores André Cunha e Leandro Valiati, que estão abertos à participação de outros docentes interessados em estabelecer acordos com a universidade britânica. Os contatos podem ser feitos pelos e-mails andre.cunha@ufrgs.br e leandro.valiati@gmail.com.

 

Encontro aconteceu na sala 13 da Faculdade de Ciências Econômicas

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.