FCE promove curso de extensão sobre Economia Feminista

A partir do dia 13 de setembro, a Faculdade de Ciências Econômicas promove o curso de extensão O papel e os desafios da Economia Feminista no contexto contemporâneo. O evento, organizado por um grupo de professoras e alunas da FCE coordenado pela professora Janice Dornelles de Castro, tem o objetivo de estudar os princípios da economia feminista e discutir como essas ideias fornecem condições para a compreensão das questões de gênero e sua relação com os processos econômicos, oferecendo uma abordagem crítica ao pensamento dominante.

O curso, que é gratuito, tem como público alvo estudantes, professores, funcionários da Universidade, pessoas vinculadas a movimentos sociais e comunidade interessada em geral.  As aulas acontecem nas sextas-feiras à noite, das 19h às 22h, e nos sábados pela manhã, das 9h às 12h, e têm como datas previstas os dias 13, 14, 27 e 28 de setembro e 4 de outubro. Os encontros serão realizados no auditório 700 da Escola de Engenharia (Av. Osvaldo Aranha, 99 – Campus Centro).

O Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei 13.005/2014, estabelece a necessidade de superação das desigualdades sociais, étnico-raciais, de gênero e relativas à diversidade sexual ainda presentes na sociedade e no ensino brasileiro. Em consonância com esse projeto, foi criada, na FCE, a disciplina de Economia Feminista, oferecida à comunidade interna desde 2016. Foi a experiência com as aulas que demonstrou a importância de ampliar o debate para além dos muros da Faculdade, levando ao desenvolvimento desse curso de extensão.

As discussões previstas para o curso pretendem trazer abordagens alternativas e críticas ao pensamento econômico dominante, buscando contemplar aspectos relacionados ao desenvolvimento do bem-estar sustentável e equitativo de gênero a partir da sua relação com os processos econômicos. A programação inclui temas como teorias de economia feminista, mulheres e trabalho, reforma da previdência e o impacto na vida das mulheres, políticas públicas de gênero, economia solidária e feminismo, empreendedorismo e feminismo, e ecofeminismo.

Cronograma do curso

13/09Teorias de economia feminista (Janice Dornelles de Castro e Cristina Vieceli)

14/09Mercado de trabalho (Lucia Garcia) e Políticas Públicas de gênero (Daniela Dias Kuhn)

27/09Economia solidária (Fabiana Thome da Cruz e Daniela de Oliveira) e Desestruturação do Estado (Rosa Angela Chieza)

28/09Empreendedorismo feminino (Maria de de Lurdes Furno da Silva) e Ecofeminismo (Daniela Dias Kuhn)

04/10 – Encerramento

 

Inscrições e mais informações

As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de setembro por este link do Portal de Extensão da UFRGS. Caso as vagas já estejam esgotadas, é possível inscrever-se em lista de espera por meio de formulário eletrônico.

Também é possível comparecer pessoalmente à primeira aula e tentar uma vaga presencialmente (as atividades vão acontecer no auditório 700 da Escola de Engenharia). As novas vagas, no entanto, estão condicionadas à desistência de participantes já inscritos, em razão da capacidade dos espaços físicos da Faculdade.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a professora Janice pelo e-mail janice.castro@ufrgs.br.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.