FCE promove debate com Martin Bauer, professor da London School of Economics and Political Science

Atualização Já estão disponíveis os slides e a gravação da palestra

O segundo encontro do ciclo de debates Conversando sobre Economia: teoria e conjuntura na pandemia recebe Martin Bauer, da London School of Economics and Political Science. O evento, que discute a relação entre a ciência e o grande público no contexto atual de pandemia, turbulências políticas e disseminação de informações, conta com a participação dos professores Alessandro Donadio Miebach e Carlos Henrique Horn. O debate, intitulado A ciência sob o olhar da sociedade em tempos de pandemia, acontece no dia 2 de julho, às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal da Faculdade no YouTube: youtube.com/fceufrgs.

Martin Bauer é graduado em História Econômica e Psicologia e é professor de Psicologia Social da London School of Economics and Political Science (LSE), onde também coordena o mestrado em Comunicação Pública e Social. Foi chefe do Departamento de Metodologia da LSE, de 2008 a 2010, e editor-chefe do periódico internacional Public Understanding of Science no período de 2009 a 2016. O periódico tem fator de impacto 2.552, registrado em 2017. Além disso, Bauer é pesquisador visitante regular no Brasil, especialmente nas cidades de Porto Alegre, Campinas e Rio de Janeiro e, recentemente, também na China, onde co-dirige o Centre for Study of Science Cultures, uma associação entre LSE-NAIS-Tsinghua University em Pequim.

A pesquisa de Bauer está focada na relação entre ciência e senso comum (sensus communis), por meio de elaboração teórica e estudos comparativos, utilizando-se de levantamentos de dados nacionais, monitoramento dos meios de comunicação de massa e inquéritos qualitativos. Analisou controvérsias públicas sobre biotecnologia nos anos 1990 e vem trabalhando com pesquisadores na Europa, Índia, China, Norte da África e Américas do Norte e do Sul em uma base de dados global com o propósito de construir indicadores sobre science cultures em âmbito local. O trabalho pode ser acompanhado pelo www.macas-project.com.

O convidado também é membro do comitê científico do PCST – Public Communication of Science and Technology, iniciativa que busca promover ideias, métodos, discussões intelectuais e práticas e debates sobre perspectivas relacionadas à comunicação de ciência e tecnologia. Bauer já publicou artigos em revistas como Nature, Science, Nature-Biotechnology, Public Understanding of Science, Genetics & Society, SSS, IJPOR, Science Communication e Diogene.

Sobre o ciclo de debates – Iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas, o Iepe, a série de debates Conversando sobre Economia: teoria e conjuntura na pandemia teve início em julho de 2020. Com o objetivo de incentivar as discussões sobre conjuntura econômica durante a suspensão das atividades presenciais na Universidade, o projeto é realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS, o Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento da PUCRS e a Escola de Negócios da PUCRS.

Mais informações sobre a palestra e o ciclo de debates podem ser obtidas com o professor Alessandro Miebach, diretor do Iepe: aledonadio@gmail.com.

 

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.