FCE recebe palestra sobre saúde mental dos universitários

No dia 18 de março, a Faculdade de Ciências Econômicas sedia pela primeira vez uma atividade do projeto Pega Leve. A palestra Pega leve: saúde mental do estudante universitário acontece no Auditório da FCE (Av. João Pessoa, 52, 3º andar), às 18h30min.

Os palestrantes Daniel Luccas Arenas, médico residente em Psiquiatria no Hospital Psiquiátrico São Pedro, e Franco Zortéa, estudante de medicina da UFRGS, pretendem discutir a naturalização de práticas não saudáveis no ambiente acadêmico, apresentando possibilidades de uma trajetória universitária que não comprometa a saúde e a qualidade de vida dos estudantes. O evento busca desconstruir a noção de que devem ser hábitos normais do universitário perder noites de sono para fazer trabalhos da faculdade, trocar refeições por horas a mais de estudos ou se sentir desmotivado por não acompanhar o andamento de todas as disciplinas. A partir da exposição de informações e de discussão, o encontro abordará temas como as condições estruturais e institucionais que influenciam a saúde mental dos estudantes universitários e promoverá trocas sobre estratégias para identificar, em si e nos colegas, sinais de que algo está errado, fornecendo orientação sobre onde buscar ajuda. Os participantes também receberão breves dicas para lidar com o estresse e a ansiedade no cotidiano.

O Pega Leve é um projeto de extensão vinculado à Faculdade de Medicina da UFRGS e tem como principal objetivo criar uma rede de identificação e encaminhamento adequado de estudantes que estão com a saúde mental em situação de risco, trazendo visibilidade a essa questão dentro da universidade por meio de diversas ações. As atividades desenvolvidas pelo grupo incluem a semana de saúde mental, que conta com programação científica e com oficinas, o treinamento de monitores, que oferece capacitação a estudantes universitários para saberem identificar fatores de risco e sintomas de provável sofrimento psíquico em si e em seus colegas, e as rodas de conversa, que podem ser promovidas pelos monitores formados pelos cursos de capacitação, a fim de criar uma rede de troca de experiências, além de palestras como a que será ministrada na FCE.

Não é necessário realizar inscrição prévia. O evento é gratuito e aberto exclusivamente para a comunidade da Faculdade de Ciências Econômicas.

Mais informações podem ser obtidas acessando a página do Pega Leve no Facebook ou entrando em contato pelo e-mail pegaleve.projeto@gmail.com.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.