Guia FCE

A Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) é uma das unidades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) voltada ao ensino, pesquisa e extensão na área de ciências sociais aplicadas. Atualmente, conta com cinco cursos de graduação (quatro dos quais com ingresso anual por meio do Vestibular ou do SISU), a saber: Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, Relações Internacionais e Desenvolvimento Rural. Além disso, a FCE oferece cursos de pós-graduação stricto sensu em Economia, Desenvolvimento Rural, Estudos Estratégicos Internacionais e Contabilidade e Controladoria, mantendo, ainda, mais de uma dezena de cursos de pós-graduação lato sensu, pesquisa regular e ações de extensão à comunidade nessas áreas.

No ensino de graduação, o propósito histórico da FCE tem sido o de oferecer uma experiência acadêmica interessante, que permita não apenas a aquisição de capacitações relevantes para a vida profissional futura, mas ainda a construção de uma visão de mundo ampla, em que distintos enfoques, instrumentos de análise e habilitações sejam apresentados aos estudantes. Vale dizer, desejamos formar um profissional tecnicamente competente e com capacidade de enxergar os problemas da economia, da política e da sociedade – e suas possíveis soluções – a partir de múltiplos e distintos ângulos. Esse propósito é reforçado pelo fato de contarmos com programas de pós-graduação avaliados entre os melhores do país e efetiva produção científica docente, cujos resultados concorrem para a melhora da qualidade do ensino de graduação.

A Faculdade está entre as mais tradicionais da UFRGS, tendo nascida na antiga Escola de Comércio de Porto Alegre fundada em 1909. A experiência de mais de um século na formação de pessoas e um olhar cuidadoso sobre o presente fazem da FCE uma referência básica nas suas áreas de conhecimento. Hoje, são mais de 2,3 mil estudantes de graduação vinculados a atividades coordenadas por uma centena de professores e apoiadas por 50 servidores técnico-administrativos. Juntamente com os estudantes de pós-graduação e todos os participantes das nossas ações de extensão, formam a comunidade da FCE.

Este Guia FCE: formação acadêmica e perspectivas profissionais é o resultado da participação da Faculdade de Ciências Econômicas em eventos de apresentação da Universidade à comunidade, sobretudo aos estudantes do Ensino Médio – e seus pais – que estão em um momento de decisão sobre a continuidade de seus estudos, agora em nível superior, e de escolha profissional. A mais importante dessas apresentações ocorre no evento anual UFRGS Portas Abertas. Com o Guia FCE atualizado, esperamos disponibilizar informações importantes que ajudem todos os envolvidos na escolha de um curso universitário e de sua formação profissional.

Professor Carlos Henrique Horn

Diretor

Acesse o Guia FCE 2018