Nau – Núcleo de Avaliação da Unidade

O que são os Naus?

De acordo com a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, ficou estabelecido que todas as Instituições de Ensino Superior (Ies) seriam avaliadas por meio de um Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). No artigo 3º da Lei do Sinaes ficaram definidas 10 dimensões obrigatórias para serem avaliadas. Posteriormente, com a emissão da Nota Técnica nº 14/2014, emitida pelo Ministério da Educação (Mec), as dimensões foram agrupadas de acordo com 5 eixos, visando a facilitar a avaliação. Confira na sequência os eixos e as respectivas dimensões que os compõem:

Para a adequada avaliação das dimensões do Sinaes, as Ies contam com a ajuda de uma Comissão Própria de Avaliação de suas respectivas instituições, as CPAs. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), as Unidades Acadêmicas já possuíam Núcleos de Avaliação anteriormente a Lei do Sinaes. Desta forma, foram constituídos Núcleos de Avaliação da Unidade (Naus) próprios para cada Unidade Acadêmica, que contam com o suporte da CPA da Universidade para coordenar suas atividades e alinhá-las com as ações da Reitoria. A CPA da UFRGS conta com o apoio executivo da Secretaria de Avaliação Institucional (Sai) para realizar a avaliação da Universidade.

Saiba mais sobre a avaliação na UFRGS acessando as páginas da CPA, da Sai e dos Naus:

                   

Principais Atividades

A principal atividade dos Naus é avaliar as Unidades em relação a diversos quesitos, tais como: ensino, pesquisa, extensão, gestão, infraestrutura, sustentabilidade financeira, responsabilidade social, planejamento, dentre outros.

Os relatórios gerados a partir dessas avaliações são entregues aos gestores responsáveis pelas áreas, e os relatórios elaborados pelo Núcleo de Avaliação da Unidade Faculdade de Ciências Econômicas (Nau/FCE) são disponibilizados ao final desta página. Além disso, os Naus realizam uma autoavaliação a cada ano e enviam o relatório à Secretaria de Avaliação Institucional (Sai) da UFRGS. Estes relatórios menores de cada Unidade Acadêmica compõem o Relatório de Autoavaliação da Universidade, documento endereçado ao Ministério da Educação (Mec).

O Nau/FCE avalia a Unidade quanto ao desempenho dos seus cursos de graduação (Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, Ciências Econômicas, Relações Internacionais e Bacharel em Desenvolvimento Rural) e de pós-graduação (PPGCONT, PPGE, PPGEEI e PGDR) – todas atividades de ensino – além de avaliar as atividades pesquisa, extensão, infraestrutura, gestão e biblioteca.

A divulgação das ações do Nau/FCE tem por objetivo promover informação (transparência), integração e ampliação da satisfação interna do corpo discente, dos servidores técnicos e docentes. Seus relatórios auxiliam na avaliação e na melhoria da FCE, tendo sempre em vista a melhoria da imagem institucional da Faculdade. Para entrar em contato com o Nau/FCE, envie e-mail para nau_fce@ufrgs.br.

.

Composição do Nau

O Nau/FCE, no período de 19 de junho de 2016 a 18 de junho de 2019, é composto da seguinte maneira:

Coordenação
Coordenadora: Lisiane de Moura
Coordenador Substituto: Vinícius da Rosa da Silva

Membros
Ário Zimmerman (DERI) – Portaria FCE nº 15/2019
Gabriel Gomes Constantino (CERI) – Portaria UFRGS nº 3890/2019
Janice Dornelles de Castro (DERI) – Portaria FCE nº 15/2019
Letícia Medeiros da Silva (DCCA) – Portaria FCE nº 15/2019
Lisiane de Moura (técnico-administrativo) – Portaria FCE nº 15/2019
Paulo Dabdab Waquil (DERI) – Portaria FCE nº 15/2019
Paolla Grazielly Codignole Souza (CERI) – Portaria UFRGS nº 3890/2019
Vinícius da Rosa da Silva (técnico-administrativo) – Portaria FCE nº 15/2019

Bolsistas
Giullia Luvison Henriques da Silva (Relações Internacionais)
Évelin Lorenço de Oliveira (Psicologia)

Relatórios

Avaliação da FCE

O Relatório de Avaliação da FCE é elaborado a partir de questionário desenvolvido e aplicado pelo Nau/FCE junto à comunidade da Faculdade. O questionário visa reunir informações sobre as 10 dimensões  do Sinaes, assim fornecendo informações aos gestores da Faculdade.

Na sequência podem ser acessados os Relatório da Avaliação da FCE:

Relatório da Avaliação da FCE na Percepção do Discente, Docente e Técnico-Administrativo 2017
Relatório da Avaliação da FCE na Percepção do Discente, Docente e Técnico-Administrativo 2016
Relatório da Avaliação da FCE na Percepção do Discente da Graduação 2014

.

Avaliação da Graduação da FCE

A partir de 2018, o Nau/FCE passou a elaborar relatórios contendo avaliações internas e externas dos cursos de graduação da Unidade, incluindo, entre elas, a Avaliação Docente pelo Discente.

Na sequência pode ser acessado o Relatório de Avaliação da Graduação da FCE:

Relatório de Avaliação dos Cursos de Graduação – FCE 2017
Relatório de Avaliação dos Cursos de Graduação – FCE 2018

 

Avaliação da Pós-Graduação da FCE

A partir de 2018, o Nau/FCE passou a elaborar relatórios contendo avaliações internas e externas dos cursos de pós-graduação da Unidade, incluindo, entre elas, a Avaliação Docente pelo Discente.

Na sequência pode ser acessado o Relatório de Avaliação da Pós-Graduação da FCE:

Relatório de Avaliação dos Cursos de Pós-Graduação – FCE 2017
Relatório de Avaliação dos Cursos de Pós-Graduação – FCE 2018

 

Avaliação Docente

Ao final de todo semestre, os professores tem a oportunidade de autoavaliarem-se em cada turma que ministraram aula através do Portal do Servidor, assim como os alunos tem a oportunidade de avaliar as turmas em que estiveram matriculados, via Portal do Aluno. A partir destas avaliações, a Secretaria de Avaliação Institucional (Sai) repassa os dados aos Naus – sempre de forma sigilosa, preservando o anonimato dos alunos e professores. O Nau/FCE analisa as informações e elabora o Relatório de Avaliação Docente, que é repassado aos gestores.

A partir de 2016, o Relatório de Avaliação Docente da FCE passou a abranger os dois semestres letivos, tornando-se um relatório anual. Em razão das mudanças na metodologia da Sai em tratar os dados, foi possível avaliar separadamente o curso EaD da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE), o curso de Bacharel em Desenvolvimento Rural (Plageder). Também pela primeira vez foi elaborado questionário voltado aos alunos de Pós-Graduação.

O último Relatório de Avaliação Docente foi o referente ao ano de 2016, sendo, a partir de então, substituído pelos Relatórios de Avaliação dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da FCE, dispostos nos itens acima.

Na sequência podem ser acessados os Relatórios de Avaliação Docente da FCE:

Relatório de Avaliação Docente 2016
Relatório de Avaliação Docente 2015/2
Relatório de Avaliação Docente 2015/1
Relatório de Avaliação Docente 2014/2

 

Painel da Qualidade 

O Painel da Qualidade é divulgado pela Secretaria de Avaliação Institucional (Sai) semestralmente, com base nas notas atribuídas pelos alunos às turmas na avaliação semestral no Portal do Aluno. Como base nestes dados, o Nau/FCE gera tabelas e gráficos com séries históricas das avaliações dos dois departamentos da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) – Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (DCCA) e Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) – e da Comissão de Graduação de Bacharel em Desenvolvimento Rural (Comgrad/DER). No segundo semestre de 2016 houve mudanças na metodologia da Sai em tratar os dados, sendo possível analisar a Comgrad/DER separadamente do DERI pela primeira vez, motivo da ausência de dados anteriores.

Na sequência podem ser acessados os Dados do Painel da Qualidade da FCE:

Dados do Painel da Qualidade 2016/2
Dados do Painel da Qualidade 2016/1
Dados do Painel de Qualidade 2015/2
Dados do Painel da Qualidade 2015/1
Dados do Painel da Qualidade 2014/2
Dados do Painel da Qualidade 2014/1

.

Autoavaliação do NAU/FCE

Anualmente os Naus elaboram um relatório das atividades executadas no ano em suas respectivas Unidades Acadêmicas e encaminham à Comissão Própria de Avaliação (CPA). Estes materiais tornam-se anexos ao Relatório de Autoavaliação Institucional da Universidade. Os relatórios emitidos pela CPA/UFRGS, juntamente de seus anexos, podem ser acessados no site da CPA.

Na sequência podem ser acessados os Relatórios de Autoavaliação do Núcleo de Avaliação da FCE:

Relatório de Autoavaliação do Núcleo de Avaliação da FCE 2018
Relatório de Autoavaliação do Núcleo de Avaliação da FCE 2017
Relatório de Autoavaliação do Núcleo de Avaliação da FCE 2016
Relatório de Autoavaliação do Núcleo de Avaliação da FCE 2015
Relatório de Autoavaliação do Núcleo de Avaliação da FCE 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.