Lançada nova identidade visual da Faculdade de Ciências Econômicas

A Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS tem agora uma nova marca, concebida em parceria com o curso de Design Visual da Universidade. A iniciativa tem como objetivo aprimorar a comunicação na FCE e apoiar a comunidade quanto à padronização de materiais gráficos e eletrônicos criados no âmbito da unidade acadêmica.

Uma identidade visual é um conjunto de elementos formais que representam visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço, por exemplo. No caso da FCE, esse conjunto é formado por símbolo e tipografia específicos, que juntas criam uma assinatura visual feita especialmente para a Faculdade. O novo logotipo remete aos conceitos de participação, união, diversidade, democracia, cooperação e inovação, em consonância com os objetivos e a visão da FCE, instituição comprometida com o ensino, a pesquisa e a extensão de excelência.

O projeto foi desenvolvido pelo estudante de Design Visual Fábio Pinheiro, sob orientação do professor Airton Cattani. Para criar os materiais, ele se inspirou no brasão da Faculdade, simplificando as formas para trazer maior pregnância, que é a capacidade que uma marca tem de ser facilmente percebida e lembrada pelo público. “Na pesquisa que fizemos, vi que as pessoas gostavam do brasão da Faculdade, mas não sabiam que elementos ele apresentava. Propus, então, uma forma estilizada do brasão, incluindo elementos de criatividade e inovação, como as linhas que parecem estar em movimento, mas mantendo as cores e a referência à história da Faculdade”, explica Pinheiro.

Para a concepção do projeto, foram seguidas as etapas de pesquisa, conceituação, desenvolvimento, validação e entrega, fases que integram metodologia própria da área de design. Toda a pesquisa preliminar foi realizada durante o segundo semestre de 2018. Após a conclusão da nova marca, ela foi submetida à discussão e à aprovação do Conselho da Unidade, o que aconteceu no primeiro semestre de 2019.

Fábio Pinheiro, estudante de Design na UFRGS

 

Aplicações e padronização

Para facilitar o uso da nova marca, diversos materiais de apoio foram criados, como template para PowerPoint, assinatura de e-mail, folha timbrada, entre outros. Os arquivos estão disponíveis para download na página www.ufrgs.br/fce/comunicacao, para toda a comunidade.

Em caso de dúvidas sobre como aplicar o logotipo, é possível consultar o Manual de Identidade Visual, documento com orientações sobre o uso correto da nova identidade da FCE.

 

Uso do brasão

Em princípio, o brasão deve ser substituído pelo novo logo nos materiais que forem sendo desenvolvidos no âmbito da Faculdade. Atualizar as assinaturas de e-mail e trocar o brasão pelo novo logo em sites e páginas de redes sociais, por exemplo, são ações indicadas. Documentos impressos e digitais já publicados ou em processo avançado de edição podem ser atualizados a partir das próximas edições.

Mais informações sobre a nova identidade visual da FCE podem ser obtidas pelo e-mail comunicafce@ufrgs.br ou pelo telefone 51 3308.4118.

 

 

 

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.