Livro organizado por professora da FCE recebe menção honrosa em premiação a editoras universitárias

O livro Educação fiscal e cidadania: reflexões da prática educativa, organizado pela professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais Rosa Angela Chieza em conjunto com Maria Regina Paiva Duarte e Claudia Monteiro de Cesare, recebeu menção honrosa na categoria Ciências Sociais Aplicadas do 5º Prêmio ABEU da Associação Brasileira das Editoras Universitárias. A obra, desenvolvida pela Faculdade de Ciências Econômicas e pelo Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV), é uma produção da Editora da UFRGS.

O Prêmio ABEU foi instituído em 2015 com a intenção de dar destaque, anualmente, às melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico. A associação enxerga nessa premiação a possibilidade de incentivar a qualificação das produções de casas editoras universitárias, de fomentar a produção técnico-científica e de estimular a busca por excelência nos conhecimentos veiculados pelos títulos.

A obra Educação fiscal e cidadania surge em 2018 a partir do desejo de ampliar ainda mais o alcance das lições do curso de extensão anual de mesmo nome, que é coordenado pela professora Rosa Angela Chieza. A atividade, que promoveu a sua 7ª edição em 2019, já foi responsável pela capacitação de mais de 300 pessoas em temáticas relativas a tributos, impostos, políticas públicas e despesas governamentais. Exemplo de interação entre Universidade e sociedade, a iniciativa promove o debate sobre finanças públicas e estimula a participação social nos governos em todas as instâncias.

O curso é gratuito e aberto a todos os interessados, independentemente de formação ou de vínculo com a UFRGS. Já participaram das atividades jornalistas, líderes comunitários, professores de ensino fundamental e médio e estudantes de graduação, entre outros. A cada ano, novos temas são incorporados ao programa de aulas, com o objetivo de manter a formação atualizada em relação aos temas da agenda pública. Em 2019, por exemplo, foram previstas palestras e debates específicos sobre as reformas em curso no Brasil, em especial nas áreas previdenciária e tributária.

“A proposta do curso surgiu para levar assuntos como tributação e gastos públicos à população comum e esclarecer sobre mitos que são divulgados muitas vezes por desinformação”, sintetiza Rosa. De acordo com a docente, a sociedade dissemina diversas informações equivocadas sobre o modo como o governo brasileiro arrecada os tributos, a respeito de quanto cada cidadão paga de impostos e também sobre o que é investido em serviços públicos. “Queremos que as pessoas se capacitem e também se tornem multiplicadoras do conhecimento em suas comunidades”, defende.

Neste ano, com o apoio do Sindifisco (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul), foi possível imprimir 1.000 exemplares do livro Educação fiscal e cidadania: reflexões da prática educativa para distribuição gratuita. A obra também pode ser encontrada disponível para download em formato eletrônico.

A cerimônia de entrega do 5º Prêmio ABEU acontece na cidade de São Paulo, no dia 22 de novembro, quando serão conhecidas as produções vencedoras de todas as categorias. A lista completa dos finalistas indicados ao prêmio pode ser conferida no site da Associação Brasileira de Editoras Universitárias.

Outras informações sobre o livro podem ser obtidas com a professora Rosa Chieza, pelo e-mail rosa.chieza@ufrgs.br. Para saber mais detalhes sobre o prêmio, entre em contato com a ABEU pelo telefone 11 5078.8826.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.