Neccult lança curso de especialização sobre Economia das Indústrias Criativas

O Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura (Neccult), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Economia da UFRGS (PPGE), publicou o edital do curso de especialização Economia das Indústrias Criativas, Cultura e Gestão. O projeto pretende proporcionar à sociedade civil a oportunidade de se apropriar de conhecimentos teóricos e aplicados da área de Economia da Cultura, visando ao aprimoramento da atuação de profissionais na gestão de recursos econômicos nessa área, nas esferas pública e privada.

O acúmulo de experiências do Neccult com projetos de pesquisa, atividades de extensão e outras interações acadêmicas levou ao desenvolvimento do curso de especialização, a fim de preparar o profissional das indústrias criativas e da cultura para a tomada de decisões estratégicas na alocação de recursos para a produção e gestão de bens e serviços culturais criativos. Além disso, o programa visa à capacitação de quadros dos setores público e privado em Teoria Econômica, Desenvolvimento Urbano e Gestão. Desse modo, o curso planeja fornecer conhecimentos suficientes para que os profissionais lidem com a ampliação relativa da importância econômica do setor cultural e criativo.

O curso Economia das Indústrias Criativas, Cultura e Gestão será desenvolvido ao longo de 18 meses. Durante os 12 primeiros meses, as aulas são presenciais e acontecem nas sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã no Campus Centro da UFRGS. O investimento individual para participar da especialização é de 17 parcelas de R$ 850, além da taxa de matrícula, que tem o valor de R$ 900.

Neste edital, são oferecidas 45 vagas, sendo 40 destinadas a acesso universal e 5 reservadas ao corpo de técnicos administrativos da UFRGS. O processo seletivo ocorre em duas etapas: na primeira, é realizada a análise do currículo e do histórico escolar; na segunda, o critério será o conteúdo da carta de intenções.

Os interessados devem realizar inscrição de 6 a 23 de setembro pelo formulário disponível no site do NECCULT, enviando a documentação exigida. Para saber mais detalhes a respeito do processo seletivo e sobre o curso, leia o edital completo.

Cronograma do curso de especialização Economia das Indústrias Criativas, Cultura e Gestão

  • Inscrições: 06/09/2019 a 23/09/2019
  • Análise dos currículos e das cartas de intenção: 24/09/2019
  • Seleção e divulgação dos resultados: 25/09/2019
  • Prazo para recursos: 26/09/2019 a 27/09/2019
  • Resultado final: 30/09/2019
  • Início das aulas (previsão): 04/10/2019

 

Para obter mais informações, entre em contato pelo e-mail neccult@ufrgs.br ou pelo telefone 51 3308.3507.

 

Sobre o Neccult – o Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura é um ambiente interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. O Neccult surge da confluência de diferentes iniciativas convergentes no âmbito do estudo da Economia Criativa, Cultura e Inovação.

O Neccult pretende ser capaz de criar sinergia entre os vários interlocutores da área, funcionando, ao mesmo tempo, como ponto focal para os estudos na Universidade e referência nacional e internacional da área. Além de pesquisa aplicada, o Núcleo mantém diálogo com a comunidade por meio da Revista Eletrônica do Neccult, do Curso de Inovação e Empreendedorismo em Indústrias Criativas e do ciclo de conferências Diálogos em Economia Criativa.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.