Nova edição do Anuário da FCE destaca ações da comunidade universitária ao longo de 2018

A Faculdade de Ciências Econômicas celebra seu 110º aniversário no dia 26 novembro de 2019. Com o objetivo de divulgar, de modo integrado, os resultados das múltiplas atividades que acontecem na FCE, a Faculdade tem buscado estratégias que ampliem os canais de comunicação com o público acadêmico e a população em geral. Uma das ideias desenvolvidas com esse fim é a publicação do Anuário da Faculdade de Ciências Econômicas, que, agora, chega à segunda edição.

Fundada em 1909 com o nome de Escola de Comércio de Porto Alegre, a FCE é uma das unidades mais antigas da UFRGS. Com seus cursos, a instituição originalmente habilitava profissionais aos cargos da Fazenda e do Ministério das Relações Exteriores e às funções de guarda-livros, perito judicial, atuário de companhias e chefe de contabilidade de empresas bancárias da época, entre outros.

Atualmente, com cinco cursos de graduação e quatro programas de pós-graduação, circulam pela Faculdade mais de 2 mil graduandos e 400 pós-graduandos. O quadro de pessoal da FCE tem 99 professores e 47 servidores técnico-administrativos, responsáveis pelo funcionamento das mais diversas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão que acontecem na Unidade.

Em 2018, a FCE deu início a um trabalho de registro de sua própria história. Visando à materialização do que a FCE produz ao realizar a sua missão institucional, foi lançado o Anuário da Faculdade de Ciências Econômicas. Desde então, o material é divulgado anualmente, disponibilizando conteúdo relacionado a grupos de pesquisa em atividade, projetos de extensão desenvolvidos, pessoas egressas dos cursos de graduação, teses e dissertações defendidas, artigos e livros publicados, entre outros dados.

A publicação Faculdade de Ciências Econômicas: anuário 2019 agrupa informações coletadas ao longo do ano com professores, técnico-administrativos e estudantes, sobre as atividades desempenhadas durante 2018. São mais de 150 páginas que refletem o empenho da FCE em formar e qualificar pessoas comprometidas com a excelência e a ética no exercício de suas funções profissionais, em desenvolver e difundir novos conhecimentos em todas as suas áreas de atuação e em contribuir para o desenvolvimento da sociedade por meio da interação com os setores público e privado.

O Anuário 2019 pode ser acessado neste link.

Em todos os anos, algumas unidades impressas do Anuário são distribuídos em diferentes espaços da FCE. Além disso, as edições estão permanentemente disponíveis digitalmente no Portal FCE. Clique aqui para acessar o Anuário 2019, e aqui, para visualizar o Anuário 2018.

Mais informações pelo e-mail comunicafce@ufrgs.br.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.