Parceria possibilita que doutorandos do PGDR realizem estágio docente em outras instituições de ensino

Uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) ampliou as possibilidades de atuação docente nas áreas de Economia e Segurança Alimentar. O projeto permite que os alunos de doutorado do PGDR realizem estágio com estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa).

A parceria teve início em 2017, no técnico em Agroecologia, na modalidade Educação de Jovens e Adultos do IFRS Campus Restinga, em Porto Alegre. No curso, as doutorandas Jeidi Yasmin Galeano Cobos, Marielen Kaufmann, Amália Leonel e Claudia Zuluaga tiveram a oportunidade de vivenciar a docência nas disciplinas Introdução à Agroecologia e Vivências em Agroecologia.

A experiência positiva fez com que a parceria fosse ampliada para outras instituições, como a Uergs. Na universidade estadual, os pós-graduandos do PGDR já ministraram a disciplina Economia Rural, no último semestre de 2018. Em 2019/1, o aluno José Tobias Marks Machado foi escolhido para as aulas de Economia Brasileira. Para que tudo saia como o planejado, antes de os doutorandos entrarem em sala, a professora Daniela Kuhn alinha as atividades com os regentes Chaiane Leal e Carlos Santos, das unidades de Cachoeira do Sul e Tapes da Uergs, respectivamente. Daniela, que é docente do Departamento de Economia e Relações Internacionais da FCE, é a supervisora dos estágios.

A mais recente parceria foi firmada com a Ufcspa, que agora possibilita aos pós-graduandos a realização de estágio no curso de Gastronomia. A ideia de aproximar as instituições partiu de Tainá Bacellar Zaneti e de Bruna Gewehr, ambas egressas do PGDR e graduadas em Gastronomia. No doutorado, Tainá, que hoje é professora da Universidade de Brasília, estudou o uso de produtos agroalimentares na gastronomia contemporânea. Já Bruna, que concluiu o mestrado recentemente, pesquisou sobre cervejaria artesanal no Rio Grande do Sul.

 

Ensino e extensão caminhando juntos

É na disciplina Desenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional: reflexão e planejamento da docência que os doutorandos conhecem as oportunidades de estágio. “É uma disciplina que envolve ensino e extensão, originada a partir do trabalho do Núcleo em Desenvolvimento Territorial da UFRGS”, explica a professora Gabriela Coelho-de-Souza, coordenadora do PGDR.

Para fortalecer os laços entre as instituições e tirar as dúvidas dos pós-graduandos quanto às atividades, os professores das universidades parceiras apresentam presencialmente as possibilidades de estágio aos estudantes do PGDR. No último encontro, que aconteceu no dia 23 de abril, a exposição foi realizada pelos docentes Milena Silvestre Quadros e Jovani Zalamena, do IFRS, Carlos Alberto Frantz dos Santos, da Uergs, e Isabel Machado, da Ufcspa.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.