PPGEEI qualifica primeiros doutorandos em Estudos Estratégicos Internacionais de Moçambique

Os doutorandos da turma especial do Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) em Moçambique concluíram a etapa de qualificação das pesquisas. Ao todo, foram qualificados os trabalhos de 22 estudantes. O curso de doutorado, que é oferecido em parceria com o Instituto Superior de Relações Internacionais de Moçambique (ISRI), é o primeiro do país na área de Estudos Estratégicos Internacionais.

As atividades aconteceram na última semana de março, na cidade de Maputo, com a participação dos professores André Reis, Eduardo Filippi, Érico Duarte, Jacqueline Haffner, Verônica Gonçalves, da Faculdade de Ciências Econômicas, e Eduardo Svartman, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. As qualificações foram realizadas dentro da programação do Seminário Doutoral PPGEEI-ISRI, que também incluiu oficinas de pesquisa, palestras e debates para discutir cooperação, segurança internacional e política externa.

 

Universidade Joaquim Chissano

A consolidação da parceria com a UFRGS para a formação de doutores em Moçambique possibilitou que a instituição moçambicana fosse transformada em universidade. Durante o evento, foi criada a Universidade Joaquim Chissano (UJC) e nomeado o reitor Joaquim Magode, docente do ISRI e do PPGEEI. No encerramento do seminário, a UFRGS e seus diversos órgãos foram citados pela contribuição na construção da nova universidade. O professor André Reis da Silva, ex-coordenador do PPGEEI, foi homenageado pelas ações em prol do aprofundamento das relações entre os países.

 

Foto: divulgação

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.