Ranking da Folha lista UFRGS entre as 5 melhores universidades do Brasil

edição 2019 do Ranking Universitário Folha, divulgado nesta segunda-feira, 7, coloca a UFRGS como a quinta melhor universidade do país e a terceira melhor entre as federais. Com isso, a Universidade mantém as mesmas colocações obtidas no ranking em 2018. O RUF 2019 é encabeçado por duas universidades estaduais paulistas, a USP e a Unicamp. A lista segue com duas federais, a UFRJ e a UFMG e, na sequência, a UFRGS.

Neste ano, a pontuação total da Universidade foi de 95,68, ligeiramente maior do que a de 2018 (95,58). A melhor posição da UFRGS foi no componente “Pesquisa”, com o terceiro lugar (ano passado, a Universidade estava na quarta posição nesse indicador). Nos outros componentes, a Universidade foi classificada da seguinte forma: Ensino – 3º lugar, Mercado – 12º, Internacionalização – 10º e Inovação – 14º.

A UFRGS também foi bem classificada na avaliação por cursos. As graduações da FCE que foram avaliadas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais, foram classificadas entre as melhores do país. Contábeis, o mais bem posicionado no ranking, foi listado como o 4º melhor do país. Relações Internacionais foi considerado o 5º melhor do Brasil e Economia, o 7º. Todos os resultados da UFRGS estão disponíveis aqui.

 

Como é feito o RUF – O Ranking Universitário Folha é uma avaliação anual de todas as universidades ativas do país, que usa dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha. Todas as 197 universidades do país são avaliadas em cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. A partir desses componentes, são analisados itens como total de publicações, número de teses defendidas, percentuais de professores com pós-graduação strictu sensu e em dedicação integral, opinião de empregadores, número de patentes e citações internacionais. Já o ranking de cursos avalia, anualmente, 40 graduações de universidades, centros universitários e faculdades com maior número de ingressantes no país (de acordo com o último Censo da Educação Superior disponível), com base em dois aspectos (ensino e mercado).

 

*Com informações do Portal UFRGS

 

Foto: Rochele Zandavalli/UFRGS

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.