Revista Brasileira de Estudos Africanos apresenta autores da África do Sul, Nigéria e Argentina

O Centro Brasileiro de Estudos Africanos (Cebrafrica), grupo de pesquisa da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, divulgou uma nova edição da Revista Brasileira de Estudos Africanos (RBEA).

A revista, que chega, agora, ao seu sétimo número, tem como editora-chefe a professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais Analúcia Danilevicz Pereira. Nesta edição, além de autores brasileiros, africanistas da África do Sul, da Argentina e da Nigéria produziram um conjunto de trabalhos qualificados que discutem questões securitárias e socioeconômicas do continente africano.

Os artigos abordam questões sobre figuras importantes para um Pan-Africanismo global, a ruptura política no Sudão do Sul, o processo de paz conduzido em Angola, a cooperação Sul-Sul e o desenvolvimento tecnológico em Defesa, a relação entre Argentina e a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, o processo de democratização da Nigéria e a corrupção, o Afrocentrismo e a liderança regional, a administração da justiça penal na Nigéria, o massacre de civis em Aniomaland durante a Guerra Civil Nigeriana, e o papel midiático na transparência durante as eleições gerais da na Nigéria.

A revista completa pode ser acessada aqui. Todas as edições anteriores também estão disponíveis no site da RBEA. Os interessados em receber a versão impressa, em português ou inglês, devem entrar em contato pelo e-mail cebrafrica@ufrgs.br.

Sobre a Revista Brasileira de Estudos Africanos – A RBEA é uma publicação semestral, em formato digital e impresso, dedicada à pesquisa, à reflexão e à difusão de estudos sobre temas africanos. A revista divulga artigos científicos inéditos com ênfase nas análises de Relações Internacionais, organizações de integração, Segurança e Defesa, sistemas políticos, História, Geografia, desenvolvimento econômico, estruturas sociais e correntes de pensamento, tendo como público-alvo pesquisadores, professores e estudantes interessados nas especificidades do continente africano e de sua inserção internacional.

Suas publicações, tanto em versões eletrônicas quanto impressas, se apresentam nas línguas portuguesa e inglesa, com o objetivo de acolher contribuições de colegas do Brasil e do exterior, estabelecendo vínculos para o aprofundamento do conhecimento e para a construção de uma visão do Sul sobre o continente africano e das relações que o envolvem.

Mais informações pelo telefone 51 3308.3272.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.