UFRGS é a terceira melhor universidade federal brasileira em ranking

A UFRGS ocupa a terceira posição dentre as universidades federais brasileiras no The Center for World University Ranking (CWUR) 2019-2020, divulgado nesta segunda-feira, 5. O levantamento também coloca a Universidade na 454ª posição mundial e no 6º lugar entre as instituições brasileiras.

O melhor desempenho da UFRGS foi obtido no indicador de produção em pesquisa. Nesse índice, a Universidade ocupa a 427ª posição mundial. O ranking também avalia os seguintes dados: qualidade da educação (número de egressos que receberam prêmios de alto nível), empregabilidade de alunos (número de egressos que possuem posições de destaque em grandes empresas), qualidade do corpo docente (número de professores que receberam prêmios de alto nível) e performance de pesquisa (dividida nos itens: produção de pesquisa, publicações de alta qualidade, influência e citações). Neste ano, a metodologia é diferente da utilizada no ranking 2018-2019, a fim de dar o mesmo peso ao ambiente educacional e à pesquisa.

As primeiras colocações mundiais do CWUR 2019-2020 são ocupadas por instituições norte-americanas e britânicas. As cinco primeiras são: Universidade de Harvard (EUA), Instituto de Tecnologia de Massachussets (EUA), Universidade de Stanford (EUA), Universidade de Cambridge (Reino Unido) e Universidade de Oxford (Reino Unido). No Brasil, a melhor colocada é a Universidade de São Paulo (USP), que ocupa a 128ª posição mundial. Após, estão Universidade Federal do Rio de Janeiro (349ª), Universidade Estadual de Campinas (353ª), Universidade Estadual Paulista (444ª), Universidade Federal de Minas Gerais (452ª) e UFRGS (454ª).

A relação completa de universidades avaliadas e suas posições, indicadores utilizados e rankings dos anos anteriores podem ser acessados no site do CWUR.

*Informações do Portal UFRGS

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.