UFRGS estabelece horário de funcionamento diferenciado nas férias escolares

Com o objetivo de promover economicidade e eficiência na gestão pública, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul emitiu a Portaria nº 802/2019, que estabelece horário diferenciado durante as férias escolares. Em observância às orientações da portaria, a Faculdade de Ciências Econômicas funcionará das 7h30min às 13h30min, de segunda a sexta, no período de 28 de janeiro a 1º de março de 2019, inclusive a biblioteca. As informações estão no Ofício 01/19 da FCE.

A medida apresenta diversas justificativas, entre elas está o fato de que, especialmente no mês de fevereiro, ocorre uma significativa redução das atividades acadêmicas devido ao encerramento do período letivo. Também motivou a emissão da portaria a queda nos repasses para custeio das atividades de ensino, pesquisa e extensão observada nos últimos anos. No orçamento de 2019 da UFRGS foram mantidos os mesmos valores de 2018, embora vários preços e tarifas de bens e serviços tenham sofrido aumentos.

A portaria explica ainda que a restrição orçamentária enfrentada pela Universidade somente pode ser atenuada com a redução de despesas específicas, as chamadas discricionárias. Entre essas despesas, estão os custos de energia elétrica, cuja tarifa em Porto Alegre sofreu reajuste de 30% em 2018 e de 5% em 2019. Apenas no ano passado, R$ 24 milhões do orçamento da UFRGS foram destinados ao custeio de energia elétrica nos campi.

Essa não é a única medida adotada pela Universidade para tentar diminuir despesas. Nos anos anteriores, por exemplo, a UFRGS reduziu postos de trabalhos na prestação de serviços terceirizados. Em 2017, os cortes foram de 14,74% e em 2018, de 12,17%.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.