UFRGS permanece como melhor federal no Índice Geral de Cursos

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, dia 18 de dezembro, a mais recente avaliação do Ensino Superior no Índice Geral de Cursos (IGC). Mais uma vez a Universidade Federal do Rio Grande do Sul alcançou a maior pontuação entre todas as universidades federais do País, com o índice contínuo de 4,31, numa escala que vai de 1 a 5. A UFRGS melhora seu índice que no IGC passado era 4,29. A avaliação corresponde ao ano de 2017.

Na listagem geral, a UFRGS ocupa a segunda melhor posição, já que a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) tem o primeiro lugar nacional, com 4,38. Entre as dez mais bem avaliadas também estão: Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade Federal de Viçosa; Universidade Federal de São Carlos; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(Unesp) e Universidade Federal de Lavras.

Desde 2012 a UFRGS é a universidade federal com o maior IGC-Contínuo na avaliação do MEC, tendo sido, também, a melhor entre todas as universidades nos anos de 2012, 2013 e 2014 (nos dados correspondentes às avaliações 2011, 2012 e 2013). Dados completos podem ser acessados no site do Inep.

Avaliação

O Índice Geral de Cursos (IGC) é resultado da avaliação das Instituições de Educação Superior (IES) do Brasil. Trata-se de uma média ponderada, a partir da distribuição dos estudantes nos níveis de ensino, que envolve e os conceitos da Capes para os cursos de pós-graduação stricto sensu e as notas contínuas do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) da graduação, que combina os seguintes aspectos: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso, corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

Considerando os cursos de graduação avaliados em 2017 pelo CPC, a UFRGS obteve nota máxima (CPC faixa 5) em três deles: Engenharia HídricaQuímica Bacharelado e Química Licenciatura. A avaliação é realizada a cada três anos, envolvendo cursos diferentes a cada ano e levando em conta a nota do ENADE.

Foto: UFRGS/divulgação

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.