Veteranas da FCE sugerem dicas aos novos calouros da Faculdade

A cada semestre, a Faculdade de Ciências Econômicas recebe novos alunos dos cursos de Economia e de Contábeis. Na universidade, é preciso adaptar-se a uma nova rotina, formar novos círculos de amigos, explorar áreas desconhecidas e buscar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. E é normal que isso assuste um pouco. Como passar pelo processo seletivo é apenas o primeiro passo para o início dessa nova etapa, a FCE entrevistou as veteranas Thaís Leiria e Sumaia Ipar, com o objetivo de trazer informações importantes àqueles que iniciam agora sua trajetória universitária.

A UFRGS é a maior universidade do Rio Grande do Sul, com mais de 27 mil discentes de graduação e 17 mil de pós-graduação. Só na Faculdade de Ciências Econômicas, são mais de 2 mil alunos estudando Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais. “A nossa faculdade tem pessoas de todos os posicionamentos políticos e econômicos, ou seja, uma pluralidade de pensamento que é muito saudável, pois temos que aprender a conviver bem com as diferenças”, destaca Thaís.

Para facilitar a jornada dos calouros, a primeira dica da estudante é para que os novos alunos vençam a timidez e busquem a integração com os veteranos. “Eles nos dão o caminho das pedras nesse novo universo”, revela. Com o apoio da Thaís e da Sumaia, a Faculdade de Ciências Econômicas elaborou um pequeno guia para descomplicar o processo de ingresso na Universidade. Veja as dicas abaixo:

 

DICA 1: Procure os veteranos

Talvez eles já estejam buscando por você desde que o seu nome saiu no listão. Procurar por eles nos corredores da Faculdade é a primeira dica da Thaís. “Estar em contato com alunos do curso facilita muito, porque eles já passaram por tudo o que os calouros estão vivendo, então podem ajudar com trabalhos e provas e orientar sobre como funcionam setores e serviços na UFRGS”, explica.

Para quem é introvertido, Thaís tem uma sugestão: “se a pessoa é muito tímida, ela pode tentar contato por e-mail com os monitores das disciplinas. “Eles também são veteranos e podem ajudar quem está no início do curso”, propõe.

 

DICA 2: Saiba a quem recorrer para pedir orientações na FCE

A Comissão de Graduação (Comgrad) e a Secretaria Acadêmica são muito importantes, pois acompanham o estudante durante toda a trajetória na graduação. Dúvidas sobre desempenho acadêmico, orientações para estágio e informações a respeito de quebra de pré-requisito são alguns dos assuntos em que esses setores podem ajudar. “Se você ficar doente e precisar encaminhar atestado médico, também deve falar com a Comgrad”, lembra Thaís.

As Comissões de Graduação e a Secretaria Acadêmica ficam na sala 11, basta subir um andar de escadas e dirigir-se ao final do corredor, à direita. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, e os telefones são 51 3308.3742 (Contábeis), 51 3308.3030 (Economia), 51 3308.3323 (Atuariais) e 51 3308.3325 (RI). Os contatos dos departamentos da FCE são 51 3308.3324 (Economia e RI) e 51 3308.3487 (Contábeis e Atuariais).

 

DICA 3: Passe o máximo de tempo que puder na Faculdade

Estar na FCE apenas durante as aulas não é suficiente para estar por dentro de tudo o que acontece. Thaís sugere que os calouros passem mais tempo na Faculdade, que participem dos eventos, dos grupos de pesquisa e dos projetos de extensão. “É assim que a gente conhece as pessoas e fica sabendo de tudo em primeira mão”, explica Thaís.

Para manter-se informado sobre os eventos que acontecem na Faculdade ou que são promovidos por grupos de pesquisa da FCE, acesse o calendário do site, disponível no www.ufrgs.br/fce/eventos.

 

DICA 4: Aproveite a biblioteca

A biblioteca é um lugar calmo e silencioso, perfeito para estudar. “Se você precisar fazer trabalho em grupo, pode utilizar uma das salas de estudo. Também é possível usar os computadores para pesquisar, para fazer os trabalhos da faculdade e até para assistir a vídeo aulas”, comenta Thaís. Se você tiver dúvidas sobre como formatar trabalhos de acordo com a ABNT ou estiver com dificuldades para localizar um artigo de periódico, por exemplo, os servidores podem ajudá-lo.

Não há limite para a retirada de livros na biblioteca. Qualquer estudante pode pegar emprestados quantos forem necessários. E, se não houver reserva por parte de outro interessado, é possível ficar com as obras por bastante tempo, apenas renovando o empréstimo. O aplicativo UFRGS Mobile, para Android e iOS, possibilita a renovação automática, bastando ativar a opção autorrenovar.

A biblioteca da FCE fica no térreo da Faculdade, à direita de quem chega pela Avenida João Pessoa e funciona de segunda a sexta, das 8h às 21h. Os alunos podem retirar livros em qualquer uma das bibliotecas da UFRGS, pois o sistema é integrado. Consulte aqui a listagem completa.

 

DICA 5: Valorize os professores

Além de ministrar as aulas na graduação e na pós-graduação, os professores também se envolvem em projetos de pesquisa e de extensão, então, se você tiver interesse nessas áreas, deve estar em contato com os docentes.

“Antes de serem professores, são profissionais da nossa área, então é possível tirar dúvidas sobre carreira e sobre atuação profissional com eles”, explica Thaís. Além disso, os coordenadores das Comissões de Graduação também são docentes dos cursos, então eles têm muito conhecimento sobre o funcionamento dos processos na Universidade.

Sumaia chama atenção dos novos calouros para o fato de que os professores da FCE estão entre os mais qualificados do Brasil. “Temos aulas com alguns dos pensadores de destaque no Brasil todo. Os alunos às vezes acham que os professores não sabem nada, mas eles estudaram vários anos para estar ali, cursaram mestrado, doutorado e pós-doutorado”, completa ela.

 

DICA 6: Busque os diretórios acadêmicos

Os diretórios acadêmicos representam os interesses dos estudantes na Universidade, ou seja, perante as instâncias acadêmicas e administrativas da UFRGS e ainda auxiliam em questões relacionadas ao cotidiano universitário. “Os alunos podem nos procurar sempre que tiverem algum problema com os professores, com as matrículas, ou se precisarem de orientações sobre o funcionamento do Portal do Aluno, por exemplo”, explica Sumaia Ipar, do diretório acadêmico de Economia, Contábeis e Atuariais – Daeca.

Além disso, esses órgãos atuam na promoção de eventos de interesse estudantil, como palestras com pesquisadores e profissionais que possam tirar dúvidas sobre a carreira e debater sobre temas de relevância para as áreas.

“Quanto mais pessoas se envolverem, mais saberemos o que os alunos pensam e melhor será a representação feita pelo diretório”, explica a representante do Daeca. O local é um espaço de convivência, onde os estudantes podem descansar ou estudar. “É um lugar para que o aluno se sinta em casa dentro da UFRGS”, ressalta Sumaia. No Daeca, que fica no térreo da FCE, à esquerda de quem entra pela João Pessoa, também é possível adquirir canecas e moletons dos cursos.

 

DICA 7: Se algo não estiver bem, procure ajuda

Não há como negar que, ao entrar na Universidade, os estudantes experienciem grandes mudanças: aulas em diversos horários, conteúdos novos e até mesmo a pressão de fazer amigos e de ir bem nas avaliações. Tudo isso pode ser um processo bastante difícil para algumas pessoas.

Se você não estiver conseguindo lidar com todas essas mudanças, não hesite em buscar auxílio profissional. A UFRGS oferece atendimento aos alunos na Clínica de Atendimento Psicológico (Rua Protásio Alves, 297, 4º andar – entrada pela São Manoel).  Saiba mais informações aqui.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Trote:

Além de marcar o ingresso dos estudantes na UFRGS, o trote é uma oportunidade para integrar os alunos. Organizado pelos próprios discentes dos cursos, é opcional, ou seja, o calouro não é obrigado a participar. Além disso, na Universidade, ações de caráter violento e constrangedor na recepção de novos alunos são proibidas. Apoio ou orientações sobre as atividades que podem ser realizadas durante os trotes podem ser obtidas junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, pelo 51 3308.3259.

 

Cartão da UFRGS:

O Cartão UFRGS é muito importante, pois é a identificação necessária para se utilizar os serviços de bibliotecas e restaurantes universitários – além disso, alguns prédios têm catracas para impedir o acesso de pessoas não identificadas. Ele é feito gratuitamente na Central de Identificação, no Anexo 1 da Reitoria, no Campus Centro (veja o mapa). A foto tirada nesse dia – ainda que possa ser refeita –, o acompanhará na trajetória acadêmica; portanto, se você não estiver se achando bonito (a), tente ao menos parecer, por um momento – e sorria à vontade. Para mais informações, ligue 51 3308.3038.

 

Localização dos prédios:

Encontrar um determinado prédio na UFRGS nem sempre é uma tarefa fácil. Em parte, porque são muitos e estão dispersos pelos campi. Além disso, vários estão distribuídos de forma não convencional, razão pela qual o tradicional endereço de rua é insuficiente para rapidamente encontrar um lugar.

Para facilitar o acesso aos prédios, a universidade disponibiliza o aplicativo UFRGS Mapas, para Android e iOS. A ferramenta localiza os espaços por meio de busca e destaca os resultados para o usuário no mapa da universidade.

 

Restaurante Universitário – RU:

Alunos da UFRGS podem utilizar os RUs para almoço e jantar, ao custo de R$ 1,30 por refeição. Ao todo, são sete restaurantes: um no Campus Centro, dois no Campus do Vale, um no Campus da Saúde, um no Campus Olímpico, um na Faculdade de Agronomia e um no Campus Litoral Norte.

O acesso é feito mediante compra antecipada de tíquetes pelo Portal do Aluno, basta digitar “RU” na barra de busca e acessar a opção “Tíquetes RU”. O número de refeições disponíveis e os cardápios dos restaurantes podem ser acompanhados pelo aplicativo UFRGS Mobile, para Android e iOS. Outras dúvidas sobre o funcionamento dos RUs podem ser esclarecidas aqui.

 

Benefícios Prae:

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) oferece diversos auxílios para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Junto à Prae, é possível obter ajuda financeira para os custos com alimentação, com transporte, com material escolar e com moradia estudantil. O órgão também auxilia com recursos para custear participação em eventos e disponibiliza bolsas treinamento, possibilitando ao aluno desenvolver atividades de apoio administrativo ou pedagógico na UFRGS e receber uma quantia mensal em dinheiro. A Prae fica no Anexo III da Reitoria (mapa), em frente ao bar do Antônio. O contato da Pró-Reitoria é 51 3308.3240.

 

Cartão de transporte escolar (TRI) e meia-entrada

O TRI-Transporte Integrado é o sistema utilizado no transporte coletivo de Porto Alegre, que possibilita a alunos regularmente matriculados o benefício de desconto de 50% na passagem de ônibus. O cartão TRI pode ser confeccionado nos diretórios acadêmicos.

Estudantes também têm direito ao benefício de meia-entrada em atividades esportivas e culturais. Para ter acesso ao desconto, é necessário apresentar o Documento do Estudante, que pode ser adquirido junto ao Diretório Central de Estudantes da UFRGS, que fica na Av. João Pessoa, 41 (ao lado do RU Centro), ou pelo site  www.documentodoestudante.com.br.

 

Estágios e bolsas:

O estágio é uma atividade supervisionada, relacionada com a área de estudos do Curso do aluno, que integra a formação acadêmica. Para saber sobre as oportunidades para os cursos da FCE, basta acessar o grupo criado pela Faculdade no Facebook. Ficar atento aos murais nos prédios é outra maneira de manter-se atualizado, pois muitas oportunidades são divulgadas dessa forma.

O estudante pode ainda desenvolver atividades remuneradas na própria UFRGS, por meio de bolsas. São oportunidades para participar de pesquisas, para atuar em projetos de extensão ou para prestar suporte administrativo ou acadêmico nos setores da Universidade. As vagas são divulgadas nos murais da Faculdade, no grupo do Facebook da FCE e também no mural de bolsas da UFRGS: www.ufrgs.br/bolsas.

 

Atividades culturais e esportes:

A UFRGS oferta à comunidade diversos projetos de extensão, que possibilitam ao aluno estar em contato com atividades culturais durante sua formação. As programações são gratuitas (algumas pedem doação de alimentos) e podem ser consultadas no site da Difusão Cultural: www.ufrgs.br/difusaocultural.

A Universidade conta ainda com o Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão, o Nele, que oferta cursos de alemão, de espanhol, de francês, de grego, de inglês, de italiano, de japonês, de latim, de escrita criativa (poesia) e de russo. Os cursos são pagos, mas o valor é simbólico e é cobrado por semestre, para manter os custos de funcionamento do Núcleo. As inscrições são feitas pelo próprio site do Nele: www.ufrgs.br/nele.

No Campus Olímpico, é possível participar de grupos de prática de esportes ou de dança, sob supervisão de estudantes e de professores da Universidade. Há diversas atividades gratuitas. Consulte no site da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança.

 

Sentiu falta de alguma informação neste guia? Quer sugerir alguma correção? Escreva para portalfce@ufrgs.br.

 

Ícones: Flaticon.com

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.