Winter School recebe trabalhos para livro sobre Sul Global

A Winter School está chamando capítulos para a composição do livro Global South: perspectives, approaches and voices from the South. A obra se trata de um encaminhamento direto do evento que visa a continuidade e o aprofundamento dos laços que foram estabelecidos entre os participantes durante a escola em setembro. O livro está programado para ser publicado pela Editora da UFRGS.

O objetivo da publicação é sistematizar as reflexões realizadas durante a Winter School (realizada de 2 a 6 de setembro de 2019, na UFRGS), com o objetivo de abordar os significados teóricos e políticos associados ao conceito de “Sul Global”, e debater seu valor analítico. Os eixos orientadores da reflexão são:

  1. Sul Global: Conceito, teoria e prática;
  2. O sul na economia global;
  3. Perspectivas do sul sobre meio ambiente, mudanças climáticas e transformação urbana.

Todos os capítulos, que precisam ser encaminhados em inglês, devem se referir a um desses eixos orientadores e conter base teórica e marco metodológico, a fim de explicar o valor analítico do conceito de Global Sul no seu capítulo. A chamada é voltada a acadêmicos e pesquisadores participantes da edição de 2019 da WS. No entanto, excepcionalmente, considerando a aderência do capítulo aos temas da Winter School, serão aceitas inscrições de não-participantes.

As propostas devem ser enviadas para winterschoolfce@ufrgs.br. O edital completo pode ser conferido neste link.

Datas importantes:

30 de janeiro de 2020: Prazo para primeira versão dos capítulos
28 de fevereiro de 2020: Notificação de aceitação das propostas
31 de março de 2020: Prazo para envio dos capítulos
30 de abril de 2020: Retorno da revisão aos autores
30 de junho de 2020: Prazo final para envio de capítulos revisados

Sobre a Winter School

Parceria com a Universidade de Cambridge, a proposta da Winter School é a reunião de acadêmicos em início de carreira e discentes de pós-graduação para uma reflexão crítica sobre o Sul Global. O conceito abarca o estudo, sob diversas perspectivas, de países localizados ao sul geograficamente, como nações da África, Ásia, América Latina ou Oriente Médio.

Participantes e palestrantes do WSGS – Foto: Ana de Melo

A programação da Winter School foi dividida em aulas, encontros de leitura e diálogo, workshops e writeshops. Voltada a pesquisadores internacionais e ministrada inteiramente em inglês, a iniciativa contou com participantes da Alemanha, dos Estados Unidos, da Rússia e de Taiwan. Conheça melhor a iniciativa no seu site oficial.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.