Chamada de Trabalho

O 4º Feisc receberá trabalhos para comunicação oral que descrevam resultados de pesquisas científicas e relatos de experiências. Serão considerados principalmente a originalidade, o mérito e o rigor técnico-científico.

Orientações

  • Só serão aceitos trabalhos não publicados e resultantes de pesquisas (concluídas ou em andamento)
  • Há duas modalidades possíveis:
    • Resumos expandidos (de 2000 a 2500 palavras) para mestrandos, doutorandos e pesquisadores
    • Resumos (de 500 a 800 palavras) para trabalhos oriundos de TCC,  iniciação científica e projetos de pesquisa desde que em coautoria com orientadores
  • O resumo deve ser dividido em quatro seções:
    • Introdução: inclui, além da abertura do trabalho, uma questão de pesquisa e objetivos a serem alcançados.
    • Metodologia: inclui técnicas utilizadas, com ou sem detalhes metodológicos, 
    • Principais descobertas: abordagem das descobertas mais importantes com os principais resultados.
    • Conclusões/Considerações finais: resumir de forma concisa as implicações do estudo.
  • Sempre que possível, o resumo não deve incluir citações diretas e deve evitar abreviações.
  • Informar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave.
  • Utilizar as normas da ABNT.
  • Os idiomas aceitos são português e espanhol
  • As submissões devem ser realizadas via sistema (endereço) entre os dias 30 de agosto e 30 de setembro de 2021 prorrogado até 07 de outubro de 2021.
  • Os textos devem estar no formato doc. ou docx
  • O evento disponibiliza template padrão para os trabalhos.

Template do Resumo  – Aqui
Template do Resumo Expandido  – Aqui
Template de Apresentação Oral – Aqui

  • Os trabalhos não podem apresentar em seu conteúdo ou nome do arquivo de envio, informações que possam identificar os seus autores. 
  • Os trabalhos serão submetidos ao processo de avaliação conhecido por “double-blind”, no qual os autores desconhecem a identidade dos avaliadores e os avaliadores desconhecem a procedência do trabalho.
  • Não será permitido alterar os trabalhos após a submissão, salvo recomendações dos avaliadores.
  • Todos os trabalhos serão publicados em anais eletrônicos, com ISSN.
  • Os autores dos melhores resumos serão convidados a desenvolver um capítulo a ser publicado em livro eletrônico, com ISBN.
  • O não cumprimento desses critérios significa automaticamente a desconsideração do trabalho.
  • A decisão final sobre os trabalhos submetidos será do Comitê Científico, que levará em conta, além dos pareceres ad hoc, os seguintes critérios: aderência ao tema do evento, originalidade, relevância, mérito e rigor técnico-científico, qualidade da apresentação e respeito às especificações aqui enunciadas. 
  • Os casos omissos ou não previstos nestas regras serão solucionados mediante apreciação pela Comissão Científica.

Orientações para a apresentação

  • Os resumos aceitos serão apresentados oralmente durante as sessões de comunicações científicas do evento.
  • Para as apresentações dos trabalhos aprovados, pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no evento.
  • Somente um dos autores poderá efetuar a apresentação oral.
  • O tempo de exposição será de 15 minutos.
  • Será emitido certificado de trabalho aceito e apresentado para cada autor, desde que inscrito no Evento. No certificado constarão os nomes de todos os responsáveis pela elaboração do trabalho.
  • A não apresentação do trabalho implica no cancelamento da emissão do certificado.
  • O formato de apresentação deve seguir o template padrão do evento.
  • Recomenda-se que o formato dos arquivos das apresentações sejam ppt e pdf.