Fev 262019
 

EDITAL 2019/1 – INSCRIÇÃO DE ALUNO ESPECIAL NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DA UFRGS

            O Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRGS divulga as informações necessárias para a inscrição do Aluno Especial no semestre 2019/1.

1 – O período de inscrições como aluno especial será de 12 a 14 de março de 2019.

2 – Os horários e programas das disciplinas do 1° semestre 2019 estão disponíveis no endereço https://www.ufrgs.br/filosofia/2019/02/06/ppgfil-disciplinas-e-horarios-para-2019-1/

3 –  A matrícula como Aluno Especial será permitida nas seguintes modalidades: 

            a) alunos regularmente matriculados em outros Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFRGS;

            b) alunos regularmente matriculados em Programas de Pós-graduação stricto senso de outras IES brasileiras, reconhecidos pela CAPES;

            c) interessados não regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação stricto sensu, graduados, em qualquer área, em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.

4 – A solicitação de ingresso de aluno especial será realizada por iniciativa do interessado e deverá ser enviada, por meio eletrônico, conforme segue:

(i) a solicitação de matrícula de aluno especial enquadrado na modalidade “a” do item 3 será realizada via Portal do Aluno no site da UFRGS no período definido no item 1;

(ii) a solicitação de matrícula de aluno especial enquadrado nas modalidades “b” e “c” do item 3  deverá ser enviada através do e-mail ppgfilo@ufrgs.br e deverá ser instruída com os seguintes documentos:

  • requerimento de matrícula de aluno especial, disponível no endereço: https://www.ufrgs.br/filosofia/pos-graduacao/formularios/
  • cópia do documento de Identidade.
  • cópia do Diploma de Graduação, de curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação ou, provisoriamente, cópia do Certificado de Conclusão de Curso Superior ou da Declaração de Concluinte;
  • cópia do currículo (modelo Lattes).

5 – Critérios de avalição:

(i) Será indeferida a inscrição em desacordo com o solicitado acima.

(ii) Uma vez recebida a inscrição, caberá ao docente responsável pela disciplina, em acordo com a Comissão de Pós-Graduação, aceitar ou não a matrícula, com base na análise da documentação e justificação enviada pelo candidato e conforme disponibilidade de vagas.

6 – A divulgação dos Deferimentos / Indeferimentos das solicitações de  matrícula de aluno especial enquadrado nas modalidades “b” e “c” do item 3 será feita exclusivamente por e-mail.

7 – Em caso de aceitação da inscrição, a documentação de inscrição deverá ser entregue na Secretaria do PPGFIL para realização da matrícula.

8 – O Aluno Especial fica sujeito, no que couber, às normas sobre disciplinas aplicáveis ao Aluno Regular, fazendo jus à declaração de desempenho, frequência e aprovação/reprovação em disciplina, expedida pela Secretaria do PPGFil (consultar regimento no site do Programa: www.ufrgs.br/filosofia/pos-graduacao/legislacao/)

Disposições finais

9 – Conforme disposto no Art. 4º da Resolução nº 62/2018 – CEPE, a partir de 2019 o prazo máximo de permanência na condição de aluno especial no Programa será de 12 (doze) meses.

10 – Conforme disposto no Parágrafo Único do Artigo 5° da mesma Resolução, o aluno especial poderá cursar disciplinas do Programa correspondentes a no máximo 50% dos créditos mínimos exigidos para o curso de Mestrado ou Doutorado.

11 – Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Pós-Graduação.

 

Porto Alegre, 26 de fevereiro de 2019

 

Prof. Wladimir Barreto Lisboa

Coordenador do PPG Filosofia

IFCH | UFRGS