DIRETRIZES DE CONTINGÊNCIA DA COVID-19 NO ÂMBITO DA UFRGS

A UFRGS instituiu nesta última quinta-feira, 12/03, um comitê responsável pelo Plano de Contingenciamento frente ao novo coronavírus (COVID-19). O grupo tem a participação de todos os segmentos da Universidade (técnicos administrativos, docentes e alunos) e está trabalhando em conjunto com autoridades sanitárias municipais, estaduais e federais.

Na primeira reunião, realizada ontem, o comitê elaborou um documento com orientações à comunidade universitária e determinações [confira abaixo]. A partir desta sexta-feira, 13, estão suspensas todas as atividades extracurriculares, como aulas inaugurais, cerimônias de entrega de títulos honoríficos, posses e eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais. As cinco formaturas agendadas para os próximos dias serão mantidas, e o público receberá recomendações específicas. A Universidade orienta que pessoas com sintomas da doença ou que tenham contato próximo com outras pessoas sintomáticas evitem comparecer à solenidade. Nesses casos, é possível acompanhar a cerimônia pela internet, já que as produtoras transmitem as formaturas ao vivo.

A UFRGS reitera que estão mantidas as aulas em todos os campi e salienta que está atenta à situação da pandemia e poderá alterar as ações, caso necessário.

Confira o documento elaborado pelo comitê:

DIRETRIZES DE CONTINGÊNCIA DA COVID-19 NO ÂMBITO DA UFRGS

Recomendações

    • Os membros da comunidade universitária (alunos, docentes e técnicos administrativos) com febre e sintomas respiratórios, provenientes de área com transmissão local nos últimos 14 dias, não devem vir para a Universidade e, sim, procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, evitando comparecer a hospitais
    • Os membros da comunidade universitária (alunos, docentes e técnicos administrativos) com febre e sintomas respiratórios e que tenham tido contato próximo com pessoa com diagnóstico ou suspeita de infecção por coronavírus não devem comparecer à Universidade e devem buscar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.
    • Devem ser canceladas as viagens não essenciais (dentro do país e para o exterior) de docentes, discentes e técnicos administrativos.
      Os integrantes da comunidade universitária (alunos, docentes e técnicos administrativos) que pertençam aos grupos vulneráveis às formas mais graves (idosos, cardiopatas, pneumopatas, nefropatas, diabéticos, oncológicos e imunossuprimidos em geral), mesmo quando não retornados de viagens, poderão trabalhar remotamente e ter modificadas as atividades, visando minimizar sua exposição ao vírus.
    • Deve ser evitado o uso do ar-condicionado e mantidas as janelas abertas, sempre que possível, em todos os locais.
    • Os docentes devem fazer uma avaliação de quais atividades de suas disciplinas poderão ser feitas à distância, caso haja interrupção das atividades essenciais.
    • É importante reforçar as medidas de higiene antes do acesso aos Restaurantes Universitários, como a lavagem frequente das mãos. Ao espirrar ou tossir, é recomendado utilizar lenço descartável, ou, ainda, tapar a boca com o braço, evitando usar a mão, que, em contato com objetos e superfícies, pode ser um vetor para a contaminação.
    • Também se recomenda evitar conversas em frente ao buffet.
    • Não utilizar bebedouros e, sim, utensílios individuais.

 

Determinações

    • Suspender todas as atividades extracurriculares, como aulas inaugurais, cerimônias de entrega de títulos honoríficos, posses e eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais. Neste momento, excetuam-se as cinco formaturas já agendadas. Recomenda-se, no entanto, às pessoas que estejam com sintomas da doença ou que tenham contato próximo com alguém que esteja com sintomas, que evitem comparecer às solenidades. Destaca-se que as produtoras transmitem ao vivo a cerimônia pela internet.
    • Cancelar férias de docentes e técnicos administrativos, quando seu trabalho for considerado essencial para o enfrentamento da pandemia.

 

O Comitê, em caráter permanente, revisará as orientações, conforme a evolução da pandemia.

Todas as atualizações serão publicadas pelos canais oficiais da Universidade.

Compartilhe