Dez 082017
 

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO SUPLEMENTAR DE
MESTRADO E DOUTORADO EM FILOSOFIA – 2018/1

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGFIL) torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo suplementar de ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado (ano 2018), no período de 08 de janeiro de 2018 a 14 de janeiro de 2018, observados os procedimentos e critérios abaixo.

1 – INSCRIÇÃO

1.1 – MODALIDADE E PERÍODO

As inscrições deverão ser realizadas de 08/01/2018 a 14/01/2018 através do site de inscrição:
https://www1.ufrgs.br/posgraduacao/processoseletivo/index.php/inscricao/login

1.2 – TAXA DE INSCRIÇÃO

A taxa de inscrição para a seleção de mestrado é de R$ 80,00 (oitenta reais) e para a seleção de doutorado é de R$ 160,00 (cento e sessenta reais). O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União) gerada pelo sistema de inscrição online. O pagamento da inscrição deverá ser feito até o dia 12/01/2018.

Estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição para concorrer ao processo seletivo suplementar os estrangeiros eo candidato que, comprovadamente, não puder arcar com os custos da inscrição. As orientações e os critérios referentes à concessão da isenção estão disponíveis no site de inscrição.

O pedido de isenção deve ser efetuado através do site de inscrição até o dia 10/01/2018.

O resultado da solicitação de isenção estará disponível no site do PPGFIL (www.ufrgs.br/filosofia) no dia 11/01/2018. Dessa decisão não caberá recurso.

1.3 – DOCUMENTAÇÃO

Para inscrição nos processos seletivos de mestrado e doutorado, o candidato deverá preencher as informações solicitadas no site de inscrição e anexar os seguintes documentos em formato PDF:

• Projeto provisório de dissertação (para candidatos ao mestrado) ou projeto provisório de tese (para candidatos ao doutorado);
• Curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq (www.cnpq.br) e atualizado no ano de 2017;
• Memorial Descritivo;
• Cópia de documento de identidade e CPF;
• Cópia do passaporte para os estrangeiros não residentes;
• Cópia da Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE) para o estrangeiro residente no país.

Quando de sua primeira matrícula no curso e como condição para realização da mesma, o candidato aprovado no processo seletivo suplementar deverá apresentar presencialmentea seguinte documentação complementar:

• Histórico escolar do curso de graduação (cópia);
• Diploma universitário (cópia);
• Histórico escolar do curso de mestrado (cópia) (unicamente para candidatos aprovados para o doutorado);
• Diploma de mestrado (cópia) ou ata de defesa de dissertação (cópia) (unicamente para candidatos aprovados para o doutorado);
• 01 foto 3×4;
• Formulário de matrícula devidamente preenchido disponível para download na seção Formulários do site do PPGFIL: http://www6.ufrgs.br/filosofia/posgraduacao/formularios

1.4 – HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

A lista das inscrições homologadas será publicada no dia 15/01/2018, no site do PPGFIL (www.ufrgs.br/filosofia).

Eventuais recursos a não homologação poderão ser feitos da data da publicação da homologação até às 23h59min do dia 16/01/2018 através do e-mail recursos.mestr.dout.2018@gmail.com .

O resultado do julgamento desses recursos será comunicado aos recorrentes por meio do email recursos.mestr.dout.2018@gmail.comno dia 17/01/2018.

2 – VAGAS

O número de vagas para os cursos de mestrado e doutorado é o seguinte:

• Mestrado: 09 (nove vagas)
• Doutorado: 10 (dez vagas)

O processo seletivo não implica o preenchimento total das vagas.

3 – ANÁLISE E JULGAMENTO

O processo seletivo suplementar de mestradoe doutoradoconstitui-se das seguintes etapas: a) análise dos pré-projetos de dissertação ou tese; b) análise de currículo; c) análise do memorial descritivo e d) decisão sobre habilitação e classificação dos candidatos.

A) ANÁLISE DOS PRÉ-PROJETOS DE DISSERTAÇÃO OU TESE

O pré-projeto de dissertação, com até 06 (seis) páginas, ou tese, com até 15 (quinze) páginas,incluindonestasbibliografia básica e cronograma, deverá possuir os seguintes itens:

a) Identificação do candidato APENAS PELO NÚMERO DE SEU
CPF; identificação APENAS pelo RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) para o estrangeiro residente no país; identificação APENAS pelo NÚMERO DE PASSAPORTE para os estrangeiros não residentes;
b) Título;
c) Qualificação do principal problema a ser tratado;
d) Objetivos;
e) Bibliografia básica;
f) Cronograma.

A análise do pré-projeto levará em conta a clareza na enunciação do problema a ser tratado, a propriedade da exposição e justificação teórica do mesmo, bem como adequação da bibliografia básica e do cronograma de atividades.

B) ANÁLISE DO CURRÍCULO

A análise do Currículo envolverá os seguintes aspectos: i) produção científica (preferencialmente artigos, livros e capítulos de livros publicados); ii) experiências acadêmicas; iii) participação em eventos científicos de âmbito nacional e internacional.

C) ANÁLISE DO MEMORIAL DESCRITIVO

A análise do Memorial Descritivo considerará a trajetória intelectual do candidato e as experiências extra-acadêmicas (profissionais, associativas etc.).

D) DECISÃO SOBRE HABILITAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

Será considerado habilitado o candidato que alcançar a média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis), calculados em função dos seguintes pesos: o pré-projeto terá peso 6 (seis), o memorial descritivo terá peso 2 (dois) e o curriculum vitae terá peso 2 (dois).

Os candidatos habilitados serão classificados segundo a ordem decrescente das médias finais, até o limite de vagas disponíveis para cada modalidade. Em caso de empate nas médias finais, a nota mais alta na análise do pré-projeto servirá de critério de desempate.

4 – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

A divulgação do resultado com a lista dos candidatos classificados ocorrerá através do site do PPGFIL (www.ufrgs.br/filosofia) em 22/01/2018.

Eventuais solicitações de vistas às razões da não habilitação ou não classificação poderão ser feitas da data da publicação da homologação até às 23h59min do dia 23/01/2018 através do e-mail recursos.mestr.dout.2018@gmail.com .

A entrega das razões da não habilitação ou não classificaçãoserá feita aos requerentes até o dia 25/01/2018, até às 23h59min, através do e-mail recursos.mestr.dout.2018@gmail.com .

Eventuais recursos à não habilitação ou não classificaçãodeverão ser interpostos até às 23h59min do dia 26/01/2018 unicamente por via eletrônica através do email recursos.mestr.dout.2018@gmail.com .

O resultado do julgamento desses recursos será comunicado aos recorrentes através do email recursos.mestr.dout.2018@gmail.com no dia 31/01/2018.

5 – DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1 – Não haverá devolução da taxa de inscrição.

5.2. – Os resultados do presente Processo Seletivo são válidos exclusivamente para ingresso no primeiro período letivo de 2018 e até o final do período de primeira matrícula dos candidatos classificados (conforme calendário divulgado pelo Programa), não sendo necessária a guarda da documentação apresentada na inscrição por prazo superior ao término do referido período letivo.

5.3. – Os documentos eventualmente enviados por email devem ser transmitidos ao Programa de Pós-Graduação até às 23h59min. (vinte e três e cinquenta e nove) horas, sem tolerância, da data limite, horário de Brasília.
Recomenda-se o envio com antecedência, uma vez que o PPG não se responsabiliza por documentos não recebidos em decorrência de eventuais problemas técnicos e de congestionamentos.

5.4- Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

6– PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO

O planejamento e a execução do Processo Seletivo Suplementar 2018/1 PPGFIL/UFRGS estão sob a responsabilidade da Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul constituída pelos membros docentes permanentes do Programa, sob a presidência do Coordenador do programa, Prof. Dr. Wladimir Barreto Lisboa.

Porto Alegre, 04 de dezembro de 2017

 

 

Clique aqui para visualizar o Anexo ao Edital Simplificado 2018 com as principais datas do processo seletivo (arquivo PDF)