Mar 012018
 

A ANPOF realizará de 22 a 26 de outubro seu XVIII Encontro Nacional em Vitória, no Campus Goiabeiras, da Universidade Federal do Espírito Santo. As inscrições para o evento tiveram início em 26 de fevereiro e obedecerão a um cronograma divulgado na página do evento no portal da ANPOF. A data final para submissão de trabalhos é o dia 07 de maio. A partir do dia 08 de maio os valores das inscrições das diversas categorias de participantes serão gradativamente elevados até próximo ao início do evento.

O Programa de Pós-graduação em Filosofia, o Mestrado Profissional em Filosofia (PROF- FILO/Núcleo UFES) e o Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo serão os anfitriões do evento. Litorânea, a capital do Espírito Santo possui em sua orla uma estrutura hoteleira ampla com fácil acesso ao Campus Goiabeiras. Vitória também oferece infraestrutura básica de pequenos hotéis e pousadas a preços mais acessíveis tanto no centro da cidade quanto na região do Campus. A ANPOF buscará negociar condições ainda mais favoráveis de hospedagem e alimentação, conforme divulgaremos oportunamente.

A realização do evento mais uma vez no espaço da universidade nos permitiu manter o valor das inscrições dos docentes e ainda reduzir um pouco o valor da inscrição dos discentes. Além disto, manteremos subsídios para discentes de universidades cujo deslocamento para Vitória é mais oneroso.

Todas as categorias de participantes já podem realizar sua inscrição.

Maiores informações: XVIII Encontro Nacional da ANPOF

 

IV Encontro Nacional ANPOF Ensino Médio

A ANPOF realizará pela quarta vez o Encontro Nacional ANPOF do Ensino Médio durante seu XVIII Encontro Nacional, em Vitória – ES, de 22 a 26 de outubro de 2018.

O retorno oficial da Filosofia aos currículos das escolas de educação básica ocorreu há uma década. Em que pese as incertezas da atual legislação federal, o país permanece desenvolvendo pesquisas na área e a disciplina continua presente no currículo escolar. Ao longo desse período, a ANPOF tem dispensado uma atenção crescente à presença da Filosofia no contexto escolar.

O XVIII Encontro Nacional da ANPOF, a exemplo do que ocorreu nos encontros anteriores em Curitiba (PR), em Campos do Jordão (SP) e em Aracaju (SE), dedicará uma parcela da sua programação exclusivamente ao Ensino da Filosofia na Educação Básica. O objetivo é inserir os professores de Filosofia da Educação Básica na comunidade filosófica nacional trazendo suas questões e produções pedagógicas para serem apresentadas e discutidas no maior evento da área no país.

Assim, as ações da ANPOF no segmento da Filosofia escolar estão voltadas à articulação entre pós-graduação em Filosofia e as políticas de formação de professores da educação básica, em resposta às demandas e as iniciativas de professores e estudantes, bem como de programas institucionais mantidos pelas agências oficiais de fomento, sobretudo a CAPES.

Maiores informações: IV Encontro Nacional da ANPOF Ensino Médio