Folhetim entrevista Cidinha da Silva

Folhetim entrevista Cidinha da Silva Créditos da foto: Elaine Campos/Geledés

No Folhetim desta semana entrevistamos a educadora e escritora mineira Cidinha Da Silva. Ela vem ao nosso programa falar sobre a sua obra e principalmente sobre livro de contos “Um Exu em Nova York”, que está saindo agora pela Pallas Editora.

Ouça a entrevista na integra:

Um Exu em Nova York - Cidinha da Silva - Editora Pallas
Um Exu em Nova York – Cidinha da Silva – Editora Pallas

 

Folhetim entrevista Luisa Geisler

O Folhetim desta semana recebe a escritora e tradutora Luisa Geisler. Ela vai ao nosso programa em razão do lançamento do seu mais novo romance ‘De Espaços Abandonados’, saindo pela Editora Alfaguara, e na ocasião ela também comenta sobre o seu processo criativo e experiência de patrona na recente Feira do Livro de Canoas.

Confira o programa na integra:

Folhetim entrevista Ryan Mainardi

Ryan Mainardi

O Folhetim desta semana entrevista o escritor Ryan Mainardi. Ele vem ao nosso programa falar sobre o seu novo livro ‘Poemas do Isolamento, que está saindo pela ornitorrinco edições. A obra apresenta três poemas longos, evidenciando a condição híbrida de sua obra até aqui, mesclando elementos poéticos e narrativos de forma equânime.

Ouça o programa na integra:

Folhetim entrevista Flávio Ilha

Flávio Ilha - Foto: Tânia Meinerz

O programa Folhetim desta semana conversa com o jornalista, editor e escritor Flávio Ilha. Ele vem ao nosso programa conversar sobre o lançamento de seu primeiro livro individual de contos ‘Longe daqui, aqui mesmo’. A obra serve de homenagem João Gilberto Noll, escritor e mestre, que inspirou a criação das peças presentes na edição.

Ouça a entrevista na integra:

Folhetim fala de promover a leitura na infância

A reinventora de historas Ed Libretos

O Folhetim desta semana entrevista a escritora Marcia Mocellin e a ilustradora Suzel Ko Freitag Neubarth. Elas vem ao nosso programa falar do livro infantil “A reinventora de histórias”, que está sendo lançado em conjunto por elas, saindo pela Libretos Editora.

O evento de Lançamento do livro “A reinventora de histórias” será na próxima semana.

Ouça o programa na integra em:

Folhetim fala sobre a poesia de Alejandra Pizarnik

ALEJANDRA PIZARNIK

No Folhetim desta semana recebemos a professora e doutora em literatura Karina Lucena. Ela veio ao nosso programa comentar sobre o lançamento de duas importantes obras da poeta argentina Alejandra Pizarnik, que estão saindo agora no Brasil, pela Editora Relicário, depois de quase 50 anos do seu lançamento em espanhol.

Ouça o programa na integra em:

Alejandra Pizarnik - 'Árvore de Diana' e 'Os trabalhos e as noites'
Alejandra Pizarnik – ‘Árvore de Diana’ e ‘Os trabalhos e as noites’

Produção e apresentação de Pedro Palaoro

Resenha: “Estela Sem Deus”, de Jeferson Tenório

mas em uma abordagem ainda pouco explorada hoje, Editora Zouk

Liturgia em prosa

Jeferson Tenório lançou no último mês o seu segundo romance ‘Estela Sem Deus’, pela Editora Zouk. Obra tão sensível e fluida quanto destemida, pois trata de temas tão importantes quanto delicados, ainda nos tempos atuais.

Em pouco mais de 200 páginas, Tenório traz a luz a história da menina Estela. Ela tem a vida toda pela frente, mas para enfrentá-la terá de aprender muito com as experiências até a maioridade.

É por meio de uma rotina comum a tantas meninas negras, que Tenório aborda  racismo, direito a vida, e religião. pois usa uma abordagem honesta, embora sem margem para más interpretações. Sem demagogia, o romance não escorrega à vala panfletária, pois dá espaço a reflexão por abordar os temas propostos de forma complexa e real.

‘Estela…’ é um ótimo romance. Conta sobre como o amadurecimento pode ser duro, e ao mesmo tempo como são relevantes eventos que provoquem lições de vida. O modo inteligente como o autor trata de assuntos tão espinhosos nos deixa afirmar que esse pode ser citado como um dos grandes romances gaúchos deste ano.

Estela sem Deus
Ano: 2018 / Páginas: 208
Editora: Zouk

Ouça a entrevista com o autor sobre ‘Estela Sem Deus’.