Folhetim fala sobre o jornalismo literário de Cristiano Bastos

No Folhetim desta semana recebemos o jornalista Cristiano Bastos, que está lançando a coletânea Nova Carne Para Moer, saindo pela Editora Zouk. Com textos de grandes reportagens, entrevistas e perfis de importantes personagens brasileiros, a obra traz um jornalismo literário vigoroso feito ao longo de mais de 20 anos.

Bastos também comentou sobre a Oficina de Biografias em Porto Alegre, que está começando a ministrar.

Ouça o programa na integra:

 

Folhetim debate clubes de leitura

O Folhetim do dia 15 de fevereiro debateu os clubes de leitura, um fenômeno antigo, mas que vem se renovando nos últimos anos. Nessa oportunidade recebemos entrevistados que organizam clubes de leitura aqui dentro da universidade, mantendo aceso o interesse pela leitura variada.

Ouça o programa na integra em:

Folhetim debate roteiro audiovisual como gênero literário

O Folhetim desta semana recebe Lucas Furtado para uma conversa. Ele vem ao nosso programa para debatermos roteiro cinematográfico como gênero literário, tema sobre o qual ele dissertou no seu mestrado em letras aqui pela UFRGS. Sobre o assunto Lucas também oferece cursos que buscam apresentar as nuances literárias do texto que pode servir de base para a produção audiovisual.

Confira o programa na integra abaixo:

Folhetim aborda Star Trek e a utopia na ficção

No Folhetim dessa semana recebemos o professor e historiador Eduardo Pacheco Freitas. Conversamos com ele sobre a utopia e a crítica social em Star Trek, tema do seu lançamento mais recente. No livro, ele analisa episódios de várias séries da franquia para entender como é feito o tratamento de questões políticas sob a perspectiva futurista da ficção científica.

Ouça o programa na integra:

Folhetim aborda o papel da ficção em tempo de notícias falsas

O Folhetim desta semana conversa com a escritora Julia Dantas. Ela vem ao nosso programa para falar sobre o projeto de financiamento coletivo do livro ‘Fake Fiction’ (Dublinense) que ela organiza com Rodrigo Rosp. Nessa coletânea de 36 contos ficcionais são debatidos temas relativos ao momento sociopolítico do Brasil, permeado por notícias falsas em meio ás disputas pelas narrativas do real.

Ouça o programa na integra:

Folhetim conversa com Jéferson Assumção sobre o esforço pela boa literatura

No Folhetim desta semana recebemos o escritor Jéferson Assumção. Ele vem ao nosso programa para debatermos seu mais recente romance “Berço de Judas”, obra que sai pela Editora Taverna. Na edição ele conta a história de Yuri, um jovem gráfico que em seu amor desesperado pela literatura promove uma revolução em sua própria vida na busca da genuína delicadeza humana.

Ouça a entrevista na integra:

Folhetim conversa com Renato Dorneles sobre sua estreia na ficção

O Folhetim desta semana recebe o jornalista, e agora ficcionista, Renato Dorneles. Nesta edição, conversamos com ele sobre “A cor da esperança”, seu mais recente livro que está saindo pela Falange Produções. Renato retrata, nesse seu primeiro romance, a vida porto-alegrense a partir da perspectiva periférica, trazendo a tona questões como preconceito e criminalidade.

Ouça o programa na integra: