CHAMADA DE ARTIGOS PARA A SEÇÃO TEMÁTICA: ENSINO DE ARTES VISUAIS NA INFÂNCIA

A Revista GEARTE, periódico on-line de acesso livre e universal, receberá até 30 de abril de 2019, artigos científicos inéditos sobre a temática “Ensino de Artes Visuais na infância”.

Este número da Revista apresenta pesquisas sobre as relações entre infância e artes visuais, propondo reflexões sobre a organização de situações de aprendizagem que favoreçam o acesso ao repertório cultural desse campo de conhecimento, bem como sobre a produção de sentidos em artes visuais pelas crianças, enquanto forma de expressão e linguagem. Essas situações de aprendizagem podem ser organizadas por professores especializados e também pelos demais professores que atuam na educação infantil. Assim, torna-se oportuno compartilhar trabalhos e pesquisas realizados em diferentes contextos e formas de atuação no ensino das artes visuais, no intuito de contribuir para a ampliação dos estudos na perspectiva da educação da(s) infância(s) – considerando que a polissemia e a pluralidade desse conceito desvelam a diversidade das infâncias vividas. A Revista também aceita ensaios, narrativas visuais, resultados de investigações baseadas nas artes (IBA), resenhas e entrevistas. Os trabalhos devem ser postados no sistema de submissão da Revista, em português, espanhol ou inglês. A seleção dos artigos é feita pelo sistema de avaliação cega por pares. Maiores informações sobre a submissão de trabalhos em:  http://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/about/submissions.

Organizadoras

Gilvânia Maurício Dias de Pontes — Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotada no Núcleo de Educação da Infância, instância do Centro de Educação da UFRN, onde realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atua em turmas da Educação Infantil e na formação de professores para o trabalho com artes na educação das infâncias. Graduada em Pedagogia pela UFRN; Mestre em Educação pela UFRN; e Doutora em Educação pela UFRGS. Fez estágio de pós-doutorado no PPGEdu UFRGS, com estudos sobre mediação em Artes Visuais na Educação Infantil, sob a supervisão da Profa. Dra. Analice Dutra Pillar. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE).

E-mail: gilvaniapontes@hotmail.com

Sandra Regina Simonis Richter — Graduada em Educação Artística – Artes Plásticas pela UFRGS, com mestrado e doutorado em Educação pela UFRGS, é professora e pesquisadora do Departamento de Educação da UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul e atua na formação de professores para a educação das infâncias. Atualmente é coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação da UNISC, líder do grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem e pesquisadora integrante do grupo Peabirú: Educação Ameríndia e interculturalidade.

E-mail: srichter@unisc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: