Estágios

Estágio em Docência Obrigatório

Seguindo a Resolução n. 02/2015 do CNE, o curso apresenta 420 horas de Estágio Docência, requisito obrigatório e fundamental na formação dos futuros professores. Os estágios estão organizados em 2 atividades de ensino, cuja carga horária é somada ao total de horas do curso, porém sem o devido registro em créditos. Na sétima etapa do curso ocorrerá a primeira parte do estágio – “Estágio de Docência em Geografia I”, com carga de 210 horas – e, na oitava etapa, a última parte – “Estágio de Docência em Geografia II”, também com 210 horas.

Estágio não-obrigatório

Sempre remunerado, é desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. Estabelece o art. 3º da Resolução nº 40/2016 CEPE/UFRGS que deve haver convênio com a UFRGS para caracterizar e definir o estágio não-obrigatório. Para essa modalidade de estágio, o aluno deve atender aos requisitos mínimos de desempenho acadêmico (conforme artigos 3º da Lei nº 11.788/08 e 5º da Resolução referida).

Ambas as modalidades de estágio são supervisionadas (há dois supervisores de estágio: o Profissional do local de estágio e o Professor Orientador da UFRGS) e fazem parte do projeto pedagógico do curso.

De acordo com a Legislação em vigor, em qualquer hipótese, o estagiário somente pode iniciar suas atividades após o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) ter sido assinado por todas as partes indispensáveis (de acordo com o art. 16, Cap. VI, da Lei nº 11.788/08). No caso de obrigatoriedade de Convênio, somente após sua efetivação é que o local de estágio ou o agente de integração poderá emitir TCE’s e receber estagiários.

A UFRGS não assina TCE’s com data retroativa e nem se responsabiliza por estágios iniciados antes da regularização dada por Lei.