19 de dezembro de 2017

Sobre o curso

O curso de Especialização em Gestão da Educação (Modalidade a Distância) visa contribuir na formação de gestores das escolas públicas da Educação Básica na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação com qualidade social.

Objetivos Específicos

  • Ampliar a formação de profissionais da educação numa perspectiva ética que subsidie atuações transformadoras com vistas à melhoria do Sistema Educacional Brasileiro, priorizando conteúdos que auxiliem na análise e reflexão a respeito do processo educativo, tendo em vista a diversidade do contexto sócio-político-econômico e étnico-cultural brasileiro, bem como o uso das tecnologias de informação e comunicação.
  • Priorizar conteúdos que auxiliem na análise e reflexão a respeito do processo educativo, tendo em vista a diversidade do contexto sócio-político-econômico e étnico-cultural brasileiro, bem como o uso das tecnologias de informação e de comunicação.
  • Possibilitar a articulação ensino, pesquisa e extensão na produção do conhecimento e de práticas pedagógicas voltadas à justiça social;
  • Promover a organização do trabalho pedagógico em seus aspectos administrativos e didático-pedagógicos, possibilitando uma intervenção profissional crítica e consciente;
  • Estimular a utilização das novas tecnologias como ferramentas para a transparência da gestão escolar, do exercício da democracia.
  • Proporcionar o debate sobre o exercício da gestão democrática educacional no contexto histórico atual.
  • Refletir sobre a importância da participação efetiva de todos os segmentos que compõe a comunidade escolar, na gestão administrativa, pedagógica e financeira, tendo em vista o desenvolvimento da cidadania e da qualidade social da educação.
  • Desenvolver o conhecimento sobre os principais Programas, Planos e Ações governamentais para a Educação básica.
  • Possibilitar aos gestores oportunidades para a ampliação de capacidades de elaborar e desenvolver ações e projetos administrativos e/ou pedagógicos, juntamente com a comunidade escolar.
  • Problematizar os conceitos de diversidade e diferença no cotidiano escolar nas seguintes perspectivas: epistemológica, no que se refere à pluralidade saberes; dos marcadores identitários: raça/etnia, gênero, sexualidade e geracional em suas interfaces com a legislação educacional.