Artigos Online

HAAS, Marta ; ICLE, Gilberto. Entre o Trauma e a Performance: estratégias para romper com o passado de violência e coletivizar a memória. REVISTA CENA, v. 33, p. 74-85, 2021 Homepage: http://https://doi.org/10.22456/2236-3254.108660; ISSN/ISBN: 22363254.

VALLE, F. P.; IVANOFF, V. . Dança, educação e Tecnologia: a docência em tempos de Pandemia. REVISTA DA FUNDARTE, v. 44, p. 1-15, 2021
Homepage: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/866; Série: 44; ISSN/ISBN: 15196569

FALKEMBACH, Maria Fonseca; ICLE, Gilberto. Dance and somatic education in primary school: a study on discipline with teachers in southern Brazil. Research in Dance Education, v. 1, p. 1-16, 2020
Homepage: http://https://doi.org/10.1080/14647893.2020.1764923; ISSN/ISBN: 14701111.

PAZ, Luciana Athayde; ICLE, Gilberto. Currículo-documento, currículos-performance. Educação em Revista (ONLINE), v. 36, p. 1-18, 2020
Homepage: http://https://doi.org/10.1590/0102-4698222728; ISSN/ISBN: 19826621.

FUCHS, Ana Carolina Muller; ICLE, Gilberto. Comicidade crítica e riso autodepreciativo: um estudo com mulheres palhaças. ESTUDOS FEMINISTAS, v. 28, p. 1-18, 2020 Homepage: http://https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n361738; Série: 3; ISSN/ISBN: 0104026X.

VALLE, F. P.; SASTRE, C. . O espaço interno e interrelações: apontamentos a partir do sistema LMA/BF. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 327-343, 2020
Homepage: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020327/11368; Série: 37; ISSN/ISBN: 14145731

FERREIRA, A. C. P. ; VALLE, F. P. . MEMÓRIAS DA DANÇA: ADEMIR PORTO CAVALHEIRO E OS PRIMÓRDIOS DA CULTURA HIP HOP EM PORTO ALEGRE. REVISTA DA FUNDARTE, v. 23, p. 01-20, 2020
Homepage: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/704; Série: 43; ISSN/ISBN: 15196569.

MORAES, L. R. ; BEVILACQUA, M. ; ALVES, T. S. ; VALLE, F. P. ; HAAS, A. N. Formação e capacitação em dança de professores de artes e educação física do ensino fundamental. REVISTA DA FUNDARTE, v. 20, p. 1-17, 2020. Homepage: http://.seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/index; Série: 41; ISSN/ISBN: 15196569.

VALLE, F. P. A Escrita Motif no Sistema LMA/BF. Cena, v. 32, p. 49-57, 2020
Palavras-chave: Motif; Labanotação; Registro; Notação; Danca.. Homepage: http://https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/103801; ISSN/ISBN: 22363253.

FERREIRA, TAÍS. Artes da cena e educação: um comparativo entre Brasil e Itália. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO], v. 10, p. 1-32, 2020.

ALCÂNTARA, Celina Nunes, MACHADO, Edilaine (Dedy) Ricardo. Vozes inauditas em um currículo colonizado. Revista Cadernos do Aplicação – v.33n.2(2020). Homepage: https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/106509

CONCEIÇÃO, Thiago Pirajira ; ICLE, Gilberto ; ALCANTARA, Celina Nunes de . Forjas Pedagógicas no Bloco da Laje: resistência, performance e brincadeira. Revista da Fundarte, v. 39, p. 1-20, 2019
Homepage: http://dx.doi.org/10.19179%2F2319-0868.744; Série: 19; ISSN/ISBN: 23190868.

ICLE, Gilberto; HAAS, MARTA . Gesto decolonial como pedagogia: práticas teatrais no Brasil e no Peru. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 3, p. 096-115, 2019
Homepage: http://http:/dx.doi.org/10.5965/1414573103362019096; Série: 36; ISSN/ISBN: 23586958.

PEREIRA, Marcelo de Andrade.; SCHUQUEL, Maurílio Bertazzo ; MALAVOLTA, Ana Paula Parise . As paisagens de Pina Bausch. REVISTA DA FUNDARTE, v. 37, p. 546-559, 2019
Homepage: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/670; ISSN/ISBN: 15196569.

FERREIRA, TAÍS; MARIOT, Marcio . Normativas educacionais para o ensino de teatro no Brasil e na Itália: um exercício reflexivo-comparativo. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 96-109, 2019.

FERREIRA, TAÍS. A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Europa: um comparativo. REPERTÓRIO: TEATRO & DANÇA (ONLINE), v. 22, p. 182-208, 2019.

FERREIRA, Taís. Professoras, crianças e textos cênicos: dramaturgias do espectador. Panacea – Revista de estudos sobre teatro para crianças e jovens, v. 1, p. 1-31, 2018.

ALCÂNTARA, C. N.. Fala negra: pode um trabalho vocal tornar-se um ato politico? REPERTÓRIO: TEATRO & DANÇA (ONLINE), v. 30, p. 282-295-295, 2018; Meio de divulgação: Vários; Série: 2018.1; ISSN/ISBN: 21758131.

PEREIRA, Marcelo de Andrade; ICLE, Gilberto . Pedagogia performativa e seus não-lugares: reverberações da khôra a partir de Platão, Derrida e Agamben. EDUCAR EM REVISTA, v. 34, p. 121-137, 2018
Homepage: http://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56085; Série: 67; ISSN/ISBN: 19840411.

ICLE, Gilberto; BELTRÃO, Milena Ferreira Mariz ; VIEIRA, Isadora Pillar. Cinco Tempos para a Morte: uma análise geneaológica do processo de criação. Latin American Theatre Review, v. 51, p. 155-172, 2018
Homepage: http://https://muse.jhu.edu/article/701761; Série: 2; ISSN/ISBN: 21610576.

Waille, Franck ; ICLE, Gilberto . Comment l?expérience individuelle rejoint l?expérience collective: une étude en milieu scolaire à partir du travail de François Delsarte. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 43, p. 617, 2018
Homepage: http://dx.doi.org/10.5902/1984644431740; Série: 4; ISSN/ISBN: 19846444.

ICLE, Gilberto; Lima, Guilherme Bruno de . Pedagogias da Voz na Arte Palhacesca: um estudo sobre a iniciação com oito artistas brasileiros. MORINGA – ARTES DO ESPETÁCULO (UFPB), v. 9, p. 89-110, 2018
Homepage: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/43628; Série: 2; ISSN/ISBN: 21778841.

PEREIRA, Marcelo de Andrade.; LIMA, Eliana Kiara Viana . Literacinese ou da escrita [literária] com imagens… em movimento. REVISTA CONTRAPONTOS, v. 18, p. 115-128, 2018
Homepage: http://https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/10435; Série: n.1; ISSN/ISBN: 15198227.

PEREIRA, Marcelo de Andrade.; GONCALVES, Jean Carlos . Teatralidade, Performance e Educação. EDUCAR EM REVISTA, v. 34, p. 13-20, 2018
Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56133/34703; Série: 67; ISSN/ISBN: 19840411.

ICLE, Gilberto; BONATTO, Mônica Torres . POR UMA PEDAGOGIA PERFORMATIVA: A ESCOLA COMO ENTRELUGAR PARA PROFESSORES-PERFORMERS E ESTUDANTES-PERFORMERS. CADERNOS CEDES (IMPRESSO), v. 37, p. 7-28, 2017
Homepage: http://www.scielo.br/readcube/epdf.php?doi=10.1590/cc0101-32622017168674&pid=S0101-32622017000100007&pdf_path=ccedes/v37n101/1678-7110-ccedes-37-101-00007.pdf&lang=pt; Série: 101; ISSN/ISBN: 01013262.

ICLE, Gilberto; BONATTO, Mônica Torres ; PEREIRA, Marcelo de Andrade . Performance e Escola. CADERNOS CEDES (IMPRESSO), v. 37, p. 1-4, 2017 Homepage: http://www.scielo.br/readcube/epdf.php?doi=10.1590/cc0101-32622017168674&pid=S0101-32622017000100007&pdf_path=ccedes/v37n101/1678-7110-ccedes-37-101-00007.pdf&lang=pt; Série: 101; ISSN/ISBN: 01013262.

VALLE, F. P. Dança, identidades e contraconduta da criação. Revista da Fundarte, v. 1, p. 7-24, 2017. Homepage: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/442/555; Série: 33; ISSN/ISBN: 23190868.

PEREIRA, MARCELO DE ANDRADE. PEDAGOGIA CRÍTICO-PERFORMATIVA: TENSIONAMENTOS ENTRE O PRÓPRIO E O COMUM NO ESPAÇO-TEMPO ESCOLAR. CADERNOS CEDES (IMPRESSO), v. 37, p. 29-44, 2017
Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000100029&lng=en&nrm=iso&tlng=pt; Série: 101; ISSN/ISBN: 01013262.

PEREIRA, Marcelo de Andrade.; MORSCHBACHER, Dulce . Em defesa de Shylock, o diabo [anti]pedagogo: narrativas da alteridade desde a perspectiva da diferença. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 17, p. 214-233, 2017
Homepage: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss2articles/pereira-morschbacher.pdf; Série: 2; ISSN/ISBN: 16451384.

PEREIRA, Marcelo de Andrade.; TRINDADE, Rogério Vanderlei de Lima . A dimensão relacional da arte do presente no presente do ensino da arte. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS, v. 10, p. 197, 2017
Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/29015/pdf; Série: 3; ISSN/ISBN: 19837348.

FERREIRA, Taís HARTMANN, Luciana ; MACHADO, MARINA MARCONDES . Entre Escola e Universidade: dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada. Revista Brasileira de Estudos da Presença [Eperiodico], v. 7, p. 45-70, 2017.

FERREIRA, Taís. Formação de professores-espectadores: como as licenciaturas em teatro e dança brasileiras abordam a recepção cênica e as pedagogias do espectador?. CADERNOS DO GIPE-CIT (UFBA), v. 38, p. 11-24, 2017.

FERREIRA, Taís. No balé e no teatro: a família como mediação na formação do professor espectador. Revista aSPAs, v. 6, p. 100-113, 2016.

ICLE, Gilberto; FALKEMBACH, M. . Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. ETD: Educação Temática Digital, v. 18, p. 628-650, 2016
Homepage: http://dx.doi.org/10.20396/etd.v18i3.8642170; Série: 3; ISSN/ISBN: 16762592.Citações:3

PEREIRA, Marcelo de Andrade.; SATO, Eliana Satie . Pedagogia do Flâneur (ou, do problema do contato em contextos formativos). Currículo sem Fronteiras, v. 16, p. 242-254, 2016
Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol16iss2articles/pereira-sato.pdf; Série: 2; ISSN/ISBN: 16451383.

SOUZA, João ; PEREIRA, Marcelo de Andrade; ICLE, Gilberto . Between Art and Teaching: A Study on the Profile of Alumni from Undergraduate Dance Programmes in Southern Brazil. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 23, p. 77-103, 2015
Homepage: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v23.1789; Série: 0; ISSN/ISBN: 10682341.

ICLE, Gilberto; DAL BELLO, Marcia Pessoa . Teacherʼs performance: the theater classroom as a space for creation. Journal for Educators, Teachers and Trainers, v. 2014, p. 139-150, 2014
Homepage: http://www.ugr.es/~jett/pdf/vol5%281%29_JETT.pdf; Série: special; ISSN/ISBN: 19899572.

ICLE, Gilberto. O Dizer Verdadeiro como Prática Discursiva na Pedagogia do Ator. Moringa – Artes do Espetáculo (UFPB), v. 5, p. 13-27, 2014.
Homepage: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/moringa/article/view/19619/10847; Série: 1; ISSN/ISBN: 21778841.

VALLE, F. P. ; ICLE, Gilberto.  Contraconduta como criação: jogos de enunciações na e sobre a dança. Repertório Teatro & Dança, v. 23, p. 145-156, 2014
Homepage: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/12765/9039; ISSN/ISBN: 14153203.

ALCANTARA, Celina Nunes de ; ICLE, Gilberto. Escrever, incorporar, inscrever-se: práticas de criação de si na formação teatral. Revista Educação (PUCRS. Online), v. 37, p. 463-470, 2014
Homepage: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/16600/12455; Série: 3; ISSN/ISBN: 19812582.

ICLE, Gilberto; DAL BELLO, Marcia Pessoa . A Performance da Oralidade Docente. Educação (Santa Maria. Online), v. 39, p. 529-540, 2014
Homepage: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/13936; Série: 3; ISSN/ISBN: 19846444.

PEREIRA, Marcelo de Andrade. Performance e Educação: configurações parateatrais da docência. Educação (Santa Maria. Online), v. 39, p. 505-514, 2014; Meio de divulgação: Digital. Homepage: ; Série: 3; ISSN/ISBN: 19846444.

FERREIRA, Taís. Do amor à profissão: teatro amador como pedagogia cultural. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, v. XX, p. 89-115, 2014.

FERREIRA, Taís. Pelo devir de uma historiografia do teatro gaúcho. Ometeca (Corrales, N.M.), v. 19-20, p. 238-260, 2014.

FERREIRA, Taís. Teatro amador como pedagogia cultural. Lamparina: Revista de Ensino do Teatro, v. 1, p. 19-31, 2014.

FERREIRA, Taís. Infâncias, fotografias, livros para crianças: cadê o teatro que estava aqui?. Revista aSPAs, v. 4, p. 15-26, 2014.

PEREIRA, Marcelo de Andrade.. Ne pas toucher aux ?uvres: o princípio da (in)tangibilidade da obra de arte no contexto de sua exibição e suas (contra)significações pedagógicas. Educar em Revista (Impresso), p. 309-322, 2013
Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/view/26283/20956; Série: 49; ISSN/ISBN: 01044060.

THONES, ANA PAULA BELLOCHIO ; PEREIRA, MARCELO DE ANDRADE . Um entre o outro e eu: do estranho e da alteridade na educação. EDucação e Realidade Edição eletrônica, v. 38, p. 501-520, 2013
Meio de divulgação: Digital; Série: 2; ISSN/ISBN: 21756236.

ICLE, Gilberto; LULKIN, S. A. . Didática Buffa: uma crítica à interpretação numa performance da profanação. Currículo sem Fronteiras, v. 13.2, p. 116-128, 2013
Homepage: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol13iss1articles/icle-lulkin.pdf; ISSN/ISBN: 16451384.

ICLE, Gilberto. Tempo, espaço, presença. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo, v. 4, p. 54-67, 2013
Homepage: http://www.teatrosemcortinas.ia.unesp.br/#!/pratas-da-casa/revista-rebento/; Série: 2013; ISSN/ISBN: 21781206.

ICLE, Gilberto. Vontade de presença, vontade de corpo: para pensar o teatro brasileiro contemporâneo. Sala Preta, v. 13, p. 180-192, 2013
Homepage: http://revistas.usp.br/salapreta/article/view/69087/71532; Série: 2; ISSN/ISBN: 22383867.

ALCÂNTARA, C. N. O trabalho do ator e a arte de ficcionar a si mesmo. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 3, p. 902-920, 2013. Meio de divulgação: Digital; Série: 3; ISSN/ISBN: 22372660

FERREIRA, Taís. O poeta, a crente e o berrante: oficinas de teatro no Projeto Rondon em São Benedito do Rio Preto – MA. Em Extensão (UFU), v. 12, p. 153-157, 2013.

FERREIRA, Taís. Cinco (ou mais) perguntas sobre a criança-espectadora e quatro (incertas) respostas. Subtexto (Belo Horizonte), v. 8, p. 43-50, 2012.

ICLE, Gilberto. Estudios de la Presencia: modos de investigar en las Artes Escénicas. Revista digital de teoría y crítica teatral, v. 1, p. 1-12, 2012
Homepage: http://cuerpodeldrama.org/; Série: 1; ISSN/ISBN: 23140550.

PEREIRAMarcelo de Andrade ; ICLE, Gilberto ; LULKIN, S. A. . Pedagogia da Performance: da presença, do humor, e do riso na prática pedagógica. Contrapontos (Online), v. 12, p. 335-340, 2012
Homepage: http://www.univali.br/contrapontos; Série: 3; ISSN/ISBN: 19847114.

PEREIRA, Marcelo de Andrade. Performance e educação: relações, significados e contextos de investigação. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 28, p. 289-312, 2012
Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://www.scielo.br/pdf/edur/v28n1/a13v28n1.pdf; Série: 1; ISSN/ISBN: 01024698.

PEREIRA, Marcelo de Andrade.; GURSKI, Roselene Ricachenevski . Adolescência e laço social atual: uma busca no tempo. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online), v. 131, p. 08-16, 2012
Homepage: http://eduem.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/16620; ISSN/ISBN: 15196186.

PEREIRA, Marcelo de Andrade. Usina do Trabalho do Ator: (des)caminhos da criação. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO], v. 2, p. 516-531, 2012
Palavras-chave: Performance; Educação estética; Estética; Experiência estética; Walter Benjamin; Teatro.
Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://seer.ufrgs.br/presenca; Série: 2; ISSN/ISBN: 22372660.

PEREIRA, Marcelo de Andrade..La espacialidad de los afectos en Pina Bausch. Telondefondo (Buenos Aires), v. n.16, p. 205-216, 2012
Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://www.telondefondo.org/numero16/seccion/125/estudios-de-la-presencia.html; ISSN/ISBN: 16696301.

ICLE, Gilberto. Identidades, Diferenças, Antropofagia: elementos para compreender o processo criativo de Mundéu. ILINX – Revista do LUME, v. 1, p. 1-11, 2012
Homepage: http://www.cocen.rei.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/113/114; Série: 1; ISSN/ISBN: 23168366.

ICLE, Gilberto. Para presentar los Estudios de la Presencia en Argentina. Telondefondo (Buenos Aires), v. 16, p. 183-189, 2012
Homepage: http://www.telondefondo.org; Série: 2; ISSN/ISBN: 16696301.

ICLE, Gilberto. Estudios da la Presencia: del trabajo del actor a la investigación no interpretativa. Telondefondo (Buenos Aires), v. 16, p. 189-204, 2012
Homepage: http://www.telondefondo.org; Série: 2; ISSN/ISBN: 16696301.

ICLE, Gilberto. Études de la présence : pour une approche non interprétative du processus de création des pratiques performatives brésiliennes. Cultures-Kairós- Revue d’anthropologie des pratiques corporelles e des arts vivants, v. 1, p. 1-15, 2012
Homepage: http://revues.mshparisnord.org/cultureskairos/; Série: 1; ISSN/ISBN: 22610758.

ICLE, Gilberto; ROSA, T. N. Sobre os limites do corpo. Conceição/Conception Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena, v. 1, p. 14-29, 2012
Homepage: http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/ppgac/article/view/48/78; Série: 1; ISSN/ISBN: 23175737.

VALLE, F. P.; MÖEDINGER, Carlos ; HUMMES, J. M. ; LOPONTE, L. G. ; KEHRWALD, M. I. P. ; RHODEN, S. Artes Visuais, Dança, Música e Teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes. 1. ed. Erechin: Edelbra, 2012. v. 1. 168p .
Homepage: http://www.edelbra.com.br/; ISBN: 9788536011.

VALLE, F. P.; MÖEDINGER, Carlos ; LOPONTE, L. G. ; SANTOS, C. B. Artes visuais, Dança, Música e Teatro: práticas docentes os anos iniciais. Erechin: Edelbra, 2012. v. 1. 144p .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: ImpressoHomepage: http://www.edelbra.com.br; ISBN: 9788536011240.

FERREIRA, Taís. Por uma (des)necessária pedagogia do espectador. Revista VIS (UnB), v. 11, p. 13-21, 2012.

ICLE, Gilberto; MAFFESOLI, Michel . Pesquisa como conhecimento compartilhado: uma entrevista com Michel Maffesoli. Educação e Realidade, v. 36, p. 521-532, 2011
Homepage: http://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade; Série: 2; ISSN/ISBN: 01003143.

ICLE, Gilberto; NÓVOA, António ; GANDIN, L. A. ; FARENZENA, Nalu ; RICKES, Simone. Pesquisa em educação como processo dinâmico, aberto e imaginativo: uma entrevista com António Nóvoa. Educação e Realidade, v. 36, p. 533-543, 2011
Homepage: http://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade; Série: 2; ISSN/ISBN: 01003143.

ICLE, Gilberto. Estudos da Presença: prolegômenos para a pesquisa das práticas performativas. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 1, p. 9-27, 2011
Homepage: http://www.seer.ufrgs.br/presenca; Série: 1; ISSN/ISBN: 22372660.

VALLE, F. P.; FERRAZ, W.  Da instalação coreográfica à cena frontal: Notas sobre o experimento ‘Ditos e Malditos’. SALA PRETA (USP), v. 11, p. 1-12, 2011
Homepage: http://revistasalapreta.com.br/index.php/salapreta/index; Série: 11; ISSN/ISBN: 15195279.

ICLE, Gilberto ; ALCÂNTARA, C. N. Teatro, palavra, performance: para pensar a voz para além da expressão. Repertório Teatro & Dança, v. 17, p. 129-135, 2011; Série: 2011; ISSN/ISBN: 14153203.

FERREIRA, Taís. Teatro de rua, recepção e identidades: Oigalê, tchê!. Fênix (UFU. Online), v. 8, p. 24, 2011.

PEREIRA, Marcelo de Andrade.. Pedagogia da Performance: do uso poético da palavra na prática educativa. Educação e Realidade, v. 35 (2), p. 139-156, 2010
Homepage: http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/11084; ISSN/ISBN: 01003143.

PEREIRA, Marcelo de Andrade.. Sob o signo de satã: configurações do tempo e da experiência na modernidade de Benjamin e Baudelaire. Revista TRAMA Interdisciplinar, v. 01, p. 99-112, 2010
Homepage: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/2145; Série: 01; ISSN/ISBN: 21775672.

PEREIRA, Marcelo de Andrade.; ICLE, Gilberto ; SCHECHNER, Richard . O que pode a performance na educação? Uma entrevista com Richard Schechner. EDUCAÇÃO E REALIDADE, v. 35 (2), p. 23-35, 2010
Homepage: http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/13502; ISSN/ISBN: 01003143.

PEREIRA, Marcelo de Andrade.. A dimensão performativa do gesto na prática docente. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 15, p. 555-563, 2010
Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n45/12.pdf; Série: 45; ISSN/ISBN: 14132478.

FERREIRA, Taís. Teatro de rua, recepção e identidades: Oigalê, tchê!. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, v. XVI, p. 107-126, 2010.

FERREIRA, Taís. Notas (incertas) sobre teatro e pós-modernidade. Revista de Estudos Universitárias (Sorocaba), v. 36, p. 493, 2010.

FERREIRA, Taís. Jogando os Dados ? Os Jogos Teatrais como Possível Metodologia de Construção de Dados em Estudos De Recepção. Fênix (UFU. Online), v. VII, p. 22, 2010.

PEREIRA, Marcelo de Andrade. Juventude, Experiência e Conhecimento em Walter Benjamin: para um novo saber da educação. Currículo sem Fronteiras, v. 09 (2), p. 242-257, 2009
Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss2articles/pereira_marcelo.pdf; ISSN/ISBN: 16451384.

PEREIRA, Marcelo de Andrade.. A epiderme do pensamento: arte e educação sob o ponto de vista trágico do primeiro Nietzsche. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 12, p. 89-105, 2009
Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://vsites.unb.br/fe/tef/filoesco/resafe/numero012/textos/9-artigo7.pdf; ISSN/ISBN: 16798775.

VALLE, F. P.; BOIKO, C. C.  Dança Inclusiva: o trabalho de professores de dança com portadores de síndrome de down. Revista Digital Art&, v. Ano IV, p. 1-9, 2008
Homepage: http://www.revista.art.br/site-numero-10/trabalhos/46.htm; Série: N.10; ISSN/ISBN: 18062962.

PEREIRA, Marcelo de Andrade.. Repensar o passado, recobrar o futuro: história, memória e redenção em Walter Benjamin. História Unisinos, v. 12 (2), p. 148-156, 2008
Meio de divulgação: Impresso. Homepage: http://www.audiovisual.unisinos.br/publicacoes_cientificas/images/stories/pdfs_historia/vol12n2/06.pdf; ISSN/ISBN: 15193861.

PEREIRA, Marcelo de Andrade.. Transformação do olhar e compartilhamento do sentido no cinema e na educação. Educação e Realidade, v. 33 (1), p. 169-179, 2008
Meio de divulgação: Impresso. Homepage: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/viewFile/6693/4006; ISSN/ISBN: 01003143.

FERREIRA, Taís. A docência como arte ou a docência em arte? ? Questões acerca da formação de um docente-artista em teatro. Expressão (Santa Maria), v. 1, p. 95-102, 2008.

FERREIRA, Taís. Programas de espetáculo como gênero: relações com a produção teatral para crianças. Expressão (Santa Maria), v. 1, p. 43-55, 2007.

FERREIRA, Taís. Representações de infâncias nos palcos gaúchos ou Como são os personagens-criança que apresentamos às crianças espectadoras. Expressão (Santa Maria), v. 1, p. 25-36, 2007.

FERREIRA, Taís. Estudos Culturais, recepção e teatro: uma articulação possível?. Fênix (Uberlândia), v. 3, p. 9, 2006.

VALLE, F. P.. Por Que Educação em Dança? Logos (Canoas), Canoas, p. 05-10, 2005
Homepage: http://www.editoradaulbra.com.br/periodicos/logos; ISSN/ISBN: 01037501.

FERREIRA, Taís. Pequena tragédia para crianças e em um ato – das representações de infâncias no teatro infantil. Cena. UFRGS, v. 4, p. 101-109, 2005.

FERREIRA, Taís. As Infâncias no Teatro para Crianças. Revista Digital Art&, São Paulo, v. 1, 2004.

FERREIRA, Taís; CARVALHO, Rodrigo Saballa de . Múltiplas Linguagens: As Crianças do teatro à Internet. Dos artefatos, linguagens e modos de ser das crianças na contemporaneidade. Revista Digital Art&, São Paulo, v. 2, 2004.