Dissertações e Teses

DISSERTAÇÕES

Adriana Lucia Anillo Martinez. Mundos Possíveis: estudo sobre protagonismo infantil a partir da cenografia. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Flavia Pilla do Valle.

Ariadne Paz da Silva. Nadir, Inaicyra e Amélia : mulheres negras, artistas, pesquisadoras, professoras, autoras e suas contribuições teóricas para o campo da dança. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Flavia Pilla do Valle.

Alessandra Santos de Souza. Modos e Práticas do Jongo da comunidade do Tamandaré em Guaratinguetá: festejos, espetáculo e resistência. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Celina Nunes de Alcântara.

Cleyce Silva Colins. Performar o encante: saberes do terreiro como articuladores de criação em dança. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Celina Nunes de Alcântara.

Jessé Oliveira. A gestualidade afro-brasileira em Hamlet sincrético. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Celina Nunes de Alcântara.

Maurílio Bertazzo Schuquel. Paisagem, materialidade e performatividade: um estudo sobre o processo de criação. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Icle.

Thiago Pirajira Conceição. Forjas Pedagógicas: rupturas e reinvenções nas corporeidades negras em um bloco de carnaval (Porto Alegre, Brasil). 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Icle.

Manuela da Fonseca Miranda. Caminhos para denegrir a educação social a partir das artes cênicas. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Celina Nunes de Alcântara

Guilherme Bruno de Lima. Vocalidades Palhacescas: um estudo com oito artistas brasileiros. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Icle.

Dulce Mörschbächer. Do outro e do comum em Tzvetan Todorov: contribuições para a pesquisa educacional. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Orientador: Marcelo de Andrade Pereira.

Tainan Silva do Amaral. Um estudo sobre o ensino de história da arte em licenciaturas em artes visuais no estado do Rio Grande do Sul. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Orientador: Marcelo de Andrade Pereira.

Gliciane Schuster. A mancha e o gesto: potências formativas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Orientador: Marcelo de Andrade Pereira.

Luziana Cavalli de Oliveira. Mestre King, corporalidade (s) negra(s) no ensino da dança em Salvador. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Celina Nunes de Alcântara.

Marta Haas. Práticas de resistência nas ações artístico-pedagógicas dos Grupos Yuyachkani (Peru) e Ói Nóis Aqui Traveiz (Brasil). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Icle.

Edilaine Ricardo Machado. Negritude e Formação Teatral: vozes-mulheres na cena de Porto Alegre – Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Icle.

Marcelino Curimenha. O homem novo na proposta curricular angolana: um estudo a partir da Lei de Bases do Sistema de Educação nº 13/01. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Icle.

Iran Almeida Brasil. Drag Queen: uma potência multi-pedagógica. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcelo de Andrade Pereira.

Milena Colognese. Tecitura poético-pedagógica: a palavra como presença em um processo de criação em dança. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcelo de Andrade Pereira.

Karina Dias Silveira. Essa não sou eu: um estudo sobre culturas juvenis nas redes sociais. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcelo de Andrade Pereira.

Anna Eder Schumacher Fuão. Performances de Tempos e Espaços na Escola: um estudo com professoras da rede pública. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Gilberto Icle.

MILENA FERREIRA MARIZ BELTRÃO. Genética Teatral na Escola: o livro de encenação como elemento formativo. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Icle.

Eliana Kiara Viana Lima. Literacinese ou da escrita [literária] com imagens… em movimento. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcelo de Andrade Pereira.

Daniel Torri Souza. Da formação [vocal] do sujeito [contratenor]. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo de Andrade Pereira.

Letícia Nascimento Gomes. Processos poético-pedagógicos: da ausência da direção cênica à produção de sua presença em Sopro. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo de Andrade Pereira.

Clarissa de Godoy Menezes. Condutas de criação na proposta musicopedagógica CDG – Cante e Dance com a Gente. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcelo de Andrade Pereira.

Eliana Satie Sato. Do ensinar como prática de flanagem ou perambulação. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcelo de Andrade Pereira.

Ana Paula Bellochio Thones. A produção do estranho no cenário da educação. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcelo de Andrade Pereira.

João Batista Lima de Souza. Arte e docencia em discurso: um estudo sobre os projetos politicos pedagogicos dos cursos superiores de dança no Rio Grande do Sul. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcelo de Andrade Pereira.

Janaina Kremer da Motta. Parecer ser para vir a ser: aproximações entre o discurso do verdadeiro e da presença na Pedagogia do Ator. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Gilberto Icle.

Edith Janete Schaefer. Presentificação espetacular: percursos para uma pedagogia do olhar. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Gilberto Icle.

Susana França da Costa. Videodança na educação: crianças que operam e editam. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Icle.

Leonor Cristina Cabral de Melo. A Voz como Revelação do Corpo: Saúde e Verdade na Pedagogia Vocal do Ator. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Icle.

Luciana Athayde Paz. Cenas de transformação no ensino de teatro: um estudo em serviços de apoio socioeducativo. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Icle.

Tatiana Nunes da Rosa. A pergunta sobre os limites do corpo como instauradora da performance: propostas poéticas – e, portanto, pedagógicas – em dança. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Gilberto Icle.

Rossana Perdomini Della Costa. Experiências de formação do professor artista: cenários de apaixonamento entre teatro e educação no curso de graduação em teatro: licenciatura da FUNDARTE/UERGS. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Gilberto Icle.

Sílvia da Silva Lopes. Para além da técnica: estratégias pedagógicas de três professoras de dança ou um modo de estar ali. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Orientador: Gilberto Icle.

Tatiana Mielczarski dos Santos. Entre bailarinas de porcelana e pedaços de algodão: a performance artistica do ballet clássico como performance de gênero. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Orientador: Gilberto Icle.

Luciane de Campos Olendzki. Palhaçar: máscaras em uma patética-poética por vir. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Orientador: Gilberto Icle.

TESES

Luciana Athayde Paz. Currículos-performance: como criar cadernos sem linhas?. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Icle.

Ana Carolina Muller Fuchs. O sorriso da palhaça: pedagogias do riso e do risivel. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Gilberto Icle.

Ana Paula Parise Malavolta. Uma costura do impossível: residências artísticas como espaços de formação e composição em arte. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcelo de Andrade Pereira.

Desirée Gomes da Veiga Pessoa. Éticas experimentais nas artes cênicas: um estudo a partir do trabalho dos grupos LUME, Dos à Deux e NEELIC. 2018. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Coorientador: Gilberto Icle.

Rossana Perdomini Dela Costa. O teatro de formas animadas na formação de professores: uma proposta pedagógica a partir da Übermarionnette. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Gilberto Icle.

Maria Fonseca Falkenback. Corpo, Disciplina e Subjetivação nas Práticas de Dança: um estudo com professoras da rede pública no Sul do Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Gilberto Icle.

Matteus Schimith. Presença Cênica e Jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênica) – Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Gilberto Icle.

João Batista Lima de Souza. Ensino da dança em litígio. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.  Orientador: Marcelo de Andrade Pereira.

Marcia Gonzalez Feijó. Dança Moderna e Pilates: um estudo sobre tradição, narração e práticas pedagógicas. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcelo de Andrade Pereira.

Rogério Vanderlei de Lima Trindade. A dimensão relacional da arte do presente e o presente da pesquisa sobre o ensino da arte contemporânea em programas de pós-graduação em educação. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcelo de Andrade Pereira.

Cibele Sastre. Entre o Pefformar e o Aprender: uma análise de práticas per-formativas na educação superior em dança. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Orientador: Gilberto Icle.

Luciana Paludo. O Lugar da Coreografia nos Cursos de Graduação em Dança do Rio Grande do Sul, Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Orientador: Gilberto Icle.

Monica Bonatto. Professor-performer, Estudante-performer: notas para pensar a escola. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Gilberto Icle.

Ana Cecilia de Carvalho Reckziegel. A função-criação do trabalho coletivo teatral: um estudo com a Usina do Trabalho do Ator. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Icle.

Marcia Cordeiro Pessoa Dal Bello. Performances Docentes: um estudo a partir da prática de professores de teatro. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Gilberto Icle.

Gisela Costa Habeyche. Intensidades de ausência: narrativas sobre a formação do ator. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Icle.

Flavia Pilla do Vale. Contraconduta da criação: um estudo com alunos da graduação em dança. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Orientador: Gilberto Icle.