Processos de Auditorias Anuais de Contas

A auditoria nas contas tem por finalidade assegurar que as prestações de contas expressam, de forma clara e objetiva, a exatidão dos demonstrativos contábeis, a legalidade, a legitimidade e a economicidade dos atos de gestão subjacentes, em todos os aspectos relevantes, de acordo com os critérios aplicáveis.

Este item apresenta os resultados da apreciação, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), dos atos e fatos da gestão da Universidade e suas contas. Cabe salientar, contudo, que a Universidade pode ou não ser contemplada no rol de unidades que teriam as contas julgadas pelo Tribunal de Contas. Isto é comunicado pelo TCU, por meio de Decisões Normativas (DNs) divulgadas em seu sítio eletrônico.

A seguir, constam as informações anuais da UFRGS, se esta compôs ou não o rol de unidades jurisdicionadas cujas prestações de contas e rol de responsáveis foram julgadas pelo Tribunal de Contas da União.

É importante salientar, ainda, que o sítio eletrônico do Tribunal de Contas da União permite a consulta aos processos de prestação de contas e acórdãos deles decorrentes por meio de sua ferramenta de pesquisa, de posse de informações básicas, tais como o nome da entidade e o tipo de processo desejado.