Componentes

Pesquisadores

  • Frederico Viana Machado

    UFRGS

    Mestre e Doutor em Psicologia pela UFMG. Professor do Bacharelado em Saúde Coletiva e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e desenvolve pesquisas sobre participação social, políticas públicas, e as relações entre os movimentos sociais e o Estado. Tem experiência na área de Psicologia Social e Política, com ênfase nas temáticas: Identidade Coletiva, Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Juventude, Diversidade Sexual e Gênero. Pesquisador da Rede Governo Colaborativo em Saúde da UFRGS e integra a Rede Interstício (DGP/CNPq: Rede Internacional de Políticas e Práticas de Educação e Saúde Coletiva). Vice-Presidente Regional-Sul da Associação Brasileira de Psicologia Política. Coordenador do Laboratório de Políticas Públicas, Ações Coletivas e Saúde (LAPPACS/UFRGS).

    Currículo Email

  • Gerson de Lima Oliveira

    UNIPAMPA

    Graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre e Doutor em Sociologia pela mesma universidade. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) onde atua nos cursos de Licenciatura em Ciências Humanas e Bacharelado em Ciências Sociais com ênfase em Ciência Política. É membro do GPACE desde 2009.

    Currículo Email

  • Lorena Cândido Fleury

    UFRGS

    Professora Adjunta do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IFCH/UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS/UFRGS), com Doutorado Sanduíche no Laboratoire Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces - LADYSS em Paris/França. Mestre em Desenvolvimento Rural, pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG). Desenvolve pesquisas sobre relações sociedade-natureza, com ênfase no estudo de conflitos ambientais, projetos de desenvolvimento, estudos sociais de ciência e tecnologia (ESCT) e mudanças climáticas.

    Currículo Email

  • Marcelo Kunrath Silva

    UFRGS

    Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e pós-doutorado no Watson Institute for International Studies/Brown University (2008). Desde 1999 é professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integrando o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Tem experiência na área de Sociologia Política, com o desenvolvimento de pesquisas nos seguintes temas: democracia, cidadania, conflitualidade, participação social, orçamento participativo, conselhos de políticas públicas, associativismo, movimentos sociais e engajamento militante. Coordena o Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento. Desenvolve, atualmente, dois projetos de pesquisa - “Regimes e Repertórios Associativos: oportunidades políticas e organização social no Brasil” e “#vemprarua: novas tecnologias de informação e comunicação e mobilização social – uma análise do ciclo de protestos no Brasil em 2013”.

    Currículo

  • Monika Weronika Dowbor da Silva

    UNISINOS

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Sociologia pela USP (2006) e doutorado em Ciência Política pela mesma universidade (2012). Foi pós doutoranda do Centro de Estudos da Metrópole (2014-2015). Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Desenvolve pesquisas no âmbito de ciência política e sociologia política, e, mais especificamente, nas Teorias de Movimentos Sociais e abordagens de políticas públicas. Trabalha com categorias relativas às interações socioestatais em políticas públicas tais como movimentos sociais, direitos sociais, sociedade civil, governança participativa, instituições participativas e social accountability.

    Currículo Email

  • Vanessa Marx

    UFRGS

    Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado em Ciência Política e Administração - Universidad Autonoma de Barcelona (2008) reconhecido no Brasil pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Integração Latino-Americana Universidad Nacional de La Plata (1997) e graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993). Tem formação em ciências sociais, políticas públicas e relações internacionais, atuando nos seguintes temas: novos atores das relações internacionais (cidades e movimentos sociais); processos de integração regional; participação cidadã, movimentos sociais e relação entre Estado e sociedade. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Sociologia, pesquisadora, membro do Conselho Científico e coordenadora do Grupo de Trabalho Democracia Participativa, Sociedade Civil e Território do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV) da UFRGS.

    Currículo Email

Pós-Graduandos

  • Bianca de Oliveira Ruskowski

    UFRGS /// Doutorando

    Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007; 2009), Especialista em Educação a Distância (SENAC, 2009), Mestre em Sociologia (PPGS-UFRGS, 2012). Professora de Sociologia do IFSUL - Campus Sapucaia do Sul. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: engajamento, mecanismos causais, socialização política, juventude. Sua pesquisa realizada no mestrado teve como tema de estudo condições e mecanismos que explicam diferentes formas de engajamento entre os jovens.

    Currículo Email

  • Camila Farias da Silva

    UFRGS /// Doutorando

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Tem como tema de estudo a análise de eventos de protesto no estudo dos repertórios associativos.

    Currículo

  • Carla Michele Rech

    UFRGS /// Doutorando

    Possui graduação em Ciências Sociais (Licenciatura) pelo Instituto de Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (2010) e mestrado em Sociologia pelo Programa de Pós graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (2013). Tem experiência na elaboração e execução de projetos de desenvolvimento ligados a agricultura familiar e implantação de políticas públicas de desenvolvimento territorial e diversificação produtiva junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e as pesquisas desenvolvidas até o momento tem como foco principal os processos de participação social, relações entre Estado e movimentos sociais, mediação social e políticas públicas.

    Currículo Email

  • Danielle Soares Pires de Oliveira

    UFRGS /// Mestrando

    Possui graduação em Ciências Sociais - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2013). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS. Atua na área da sociologia da ação coletiva. Atualmente, realiza pesquisas sobre engajamento e ação coletiva de movimentos cicloativistas, bem como a relação com as políticas públicas de mobilidade urbana e ao uso da bicicleta.

    Currículo Email

  • Eduardo Georjão Fernandes

    UFRGS /// Doutorando

    Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente, é mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência em pesquisa nas áreas de Criminologia, Psicologia Social e Sociologia Jurídica. Seu foco atual de pesquisa concentra-se nas áreas de Sociologia da Violência e da Ação Coletiva, interessando-se particularmente pelo enquadramento interpretativo da temática da violência em movimentos sociais pela mídia.

    Currículo Email

  • Fabricio Solagna

    UFRGS /// Doutorando

    Coordenou o Ponto de Cultura Digital Minuano em Porto Alegre/RS em 2009. Coordenou a TV Software Livre no ano entre 2010 e 2011. Foi membro do Conselho Nacional da Juventude na área de Tecnologias da Informação e da Comunicação entre 2008 e 2011. É membro da Associaçao Software Livre.Org e organizador do Fórum Internacional de Software Livre (FISL). Foi coordenador executivo do Gabinete Digital do Rio Grande do Sul (www.gabinetedigital.rs.gov.br) entre 2011 e 2013.

    Currículo Email

  • Felipe da Luz Colomé

    UFRGS /// Doutorando

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Desenvolve investigações no âmbito da Sociologia do Consumo com foco nos processos atinentes às práticas de consumo e participação política. Em sua dissertação de mestrado intitulada Gramáticas do Consumo: eticidade e engajamento político no sul do Brasil, investigou o fenômeno do consumerismo político tendo por base as práticas de consumo desenvolvidas no contexto da economia solidária.

    Currículo

  • Gabrielle Oliveira de Araujo

    UFRGS /// Doutorando

    Bacharel em Ciências Sociais, ênfase em Sociologia, no ano de 2011, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Cursa o mestrado em Sociologia no programa de pós-graduação da UFRGS. Pesquisadora Associada ao Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a coordenação do professor Dr, Marcelo Kunrath Silva, onde desenvolve pesquisa sobre políticas públicas urbanas, movimentos sociais e o processo de mobilização contestatório as obras da Copa do Mundo FIFA 2014 na cidade de Porto Alegre. Possui experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política e Sociologia da Ação Coletiva.

    Currículo Email

  • Guillermo Omar Orsi

    UFRGS /// Mestrando

    Possui graduação em Ciência Politica - Universidad de Buenos Aires (2012). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase nos temas de integração, regionalização e globalização. Foi assistente na disciplina populismos latinoamericanos comparados - UBA. Formado no programa de Atualização em Docência Universitária na Universidade de Buenos Aires. Mestrando em Sociologia (UFRGS), pesquisando na linha de movimentos sociais, engajamento e politicas publicas. No momento, desenvolve pesquisa sobre movimentos sociais e mídia.

    Currículo Email

  • Matheus Mazzilli Pereira

    UFRGS /// Doutorando

    Bacharel em ciências sociais e mestre em sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorando em sociologia na mesma instituição de ensino com período de doutorado sanduíche na University of California, Irvine. Tem experiência de pesquisa em sociologia política, em temas como participação política, políticas públicas e movimentos sociais. Atua, principalmente, na área da sociologia da ação coletiva e no estudo de movimentos sociais. Em sua dissertação de mestrado, é proposta uma análise das disputas de enquadramento vivenciados por ativistas de direitos animais em interação com a grande mídia. Atualmente desenvolve pesquisa sobre o movimento LGBT e políticas públicas no Brasil.

    Currículo Email

  • Natane Flores Hammarstron

    PUCRS /// Mestrando

    Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande (2015). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da PUCRS. Faz parte do Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Tem interesse em temas referentes a movimentos sociais, ação coletiva e militância feminista.

    Currículo Email

  • Sara Talice Santos Bastos

    UFRGS /// Mestrando

    Possui graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com experiência em analise de políticas públicas. Participou da pesquisa Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: Avaliação da Implementação de uma Política Pública.

    Currículo Email

Graduandos

  • Tales Teixeira Martins

    UFRGS

    Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Currículo Email