I Seminário Internacional Transformações Comunitárias Participativas: os casos de Porto Alegre/RS e Brooklyn/NYC

https://sitcompa.wordpress.com/

Desde o início do século XXI cresce no mundo inteiro o número de experiências de participação dos cidadãos nas decisões dos governos locais e regionais. Tomando como exemplo o Orçamento Participativo (OP) de Porto Alegre, cidades como Paris, Nova York, Helsinque e Seul adotam mecanismos de participação direta.

O I Seminário Internacional Transformações Comunitárias Participativas: os casos de Porto Alegre/RS e Brooklyn/NYC pretende estabelecer um espaço de conversão de diferentes experiências no mundo em que transformações em nível comunitário, em particular com conteúdo de inovação social, econômica e/ou tecnológica e sustentabilidade, têm como fundamento processos participativos.

Nesta primeira edição o Seminário terá como foco a constituição de intercambio de experiências de pesquisa com a cidade de Nova York, em especial com o que se passa no Brooklyn. Tendo como consequência a consolidação e fortalecimento da cooperação já em curso entre a pesquisa em andamento na UFRGS “Transformações Comunitárias Participativas: experiências de inovação e sustentabilidade em Porto Alegre” e o Center for the Studies of Brooklyn (CSB), coordenado pelo Prof. Michael Menser, do Brooklyn College da City University of New York (CUNY).

Além disso, a Conferência de abertura será pública, na medida em que abordará a experiência do OP nos EUA tema de interesse geral, assim tornando o Seminário um em evento com efeito social que ultrapassa as atividades estritamente científico- acadêmicas.

As atividades se desenvolverão em inglês contando a Conferencia de abertura com tradução consecutiva.

Os pesquisadores participantes das mesas além do convidado deverão apresentar suas contribuições nas mesas de debates e conferencias através de artigos que serão publicados em e-book em parceria com a Livraria e Editora Cirkula. Os artigos serão publicados em inglês.

O Prof. Michael Menser do CSB do Brooklyn College será o convidado internacional do Seminário nesta sua primeira edição. Além de participar de discussões em que apresentará as experiências no Brooklyn no Seminário e conhecerá as existentes e pesquisadas em Porto Alegre. O Prof. Michael Menser é fundador e um dos principais membros do Participatory Budgeting Project (PBP) órgão que estrutura a implantação, funcionamento e expansão do Orçamento Participativo em Nova York e nos EUA.

O I Seminário Internacional Transformações Comunitárias Participativas: os casos de Porto Alegre/RS e Brooklyn/NYC será é uma promoção do PROPUR com apoio da Livraria e Editora Cirkula e do Grupo de Pesquisa Identidade e Território.

Veja a programação completa no site I SITCOMPA