Normas para submissão de trabalhos

ÚLTIMA PRORROGAÇÃO: PRAZO DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS 01 DE OUTUBRO

Os trabalhos deverão ser encaminhados para o e-mail submissaodetrabalhosgprppe@gmail.com seguindo as normas abaixo apresentadas até o dia 01 de outubro, conforme cronograma do evento.


Serão aceitas para a avaliação pelo Comitê Científico as propostas que seguirem as seguintes condições gerais:

  • Cada autor (a) ou coautor (a) poderá inscrever somente um trabalho;
  • Cada trabalho deverá ter no máximo um(a) autor(a) e dois coautores;
  • A apresentação do trabalho é requisito para que conste nos Anais do Seminário;
  • O trabalho deve estar vinculado ao Tema Público-Privado.

O(s) autor(es) do(s) trabalho(s) submetido(s) deverão indicar, no momento da submissão, a que área temática o trabalho está vinculado:

Área temática 1 – Educação básica: O eixo receberá trabalhos que abordam etapas e modalidades da educação básica, levando em consideração as alternativas presentes na oferta, como é o caso das parcerias público privadas e suas implicações para o processo de democratização e garantia do direito a uma educação pública e de qualidade.

Área temática 2 – Financiamento da Educação: O eixo do financiamento nas relações público-privadas receberá trabalhos que abordam este tema. Os trabalhos poderão refletir estudos que mostrem casos de alocação de recursos e, ao mesmo tempo, discutam as implicações para a educação pública e a sua qualidade.

Área temática 3 – Gestão da Educação: Esse eixo se propõe a problematizar sobre as diversas formas de parcerias que se estabelecem entre a gestão da educação pública e o setor privado. Considerara os estudos que refletem sobre as implicações e decorrências das parcerias público privadas na gestão educacional, escolar e de sala de aula. 

Área temática 4 – Parcerias: Esse eixo se propõe a discutiras parcerias privadas no âmbito da legislação e dos programas implementados em todos os entes federados. Acolherá os estudos que apresentem as diversas formas de privatização direta e indireta da educação no país, bem como as suas implicações para a democratização da educação.

Área temática 5 – Estado e Política: Esse eixo acolherá as interpretações e discussões teórico-críticas sobre como o Estado e a Política no sistema capitalista se manifestaram historicamente, como relevantes fios condutores para a discussão de temas como a educação e a democracia.

Área Temática 6 – Outros temas relacionados: Esse eixo se propõe a discutir as relações público privadas que se estabelecem entre instituições governamentais e sujeitos do setor privado. Acolherá os estudos sobre como essa rede de sujeitos se organiza para influenciar as políticas educacionais, a exemplo de políticas de avaliação, de produção de tecnologias educacionais e de materiais didáticos, entre outros.

MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL:

As propostas devem ser encaminhadas em formato de resumo expandido, contendo entre 1.000 e 1.800 palavras (3 a 5 páginas aproximadamente), em português ou espanhol, incluindo referências bibliográficas, ilustrações, gráficos, mapas e tabelas, se for o caso.

Texto em ARQUIVO WORD obedecendo às seguintes recomendações: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5 cm, paginação no canto inferior direito.

Identificação no alto da página incluindo:

  • Título do trabalho;
  • Nome(s) do(s) autor(es); titulação máxima (instituição, opcional); instituição à qual se vincula; e-mail (opcional) em nota de rodapé;
  • Em caso de financiamento da pesquisa, a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé.

O resumo expandido deverá contemplar a apresentação da temática, os objetivos, a justificativa, a metodologia, os resultados e discussão, as conclusões e as referências (de acordo com as normas da ABNT).

A submissão de trabalho autoriza a publicação do resumo expandido nos Anais do evento.

O aceite do trabalho é condição para inscrição no Seminário.