História do Grupex

História do Grupex

“O Grupex/RS – Grupo de Pesquisa e Extensão em Citros no Rio Grande do Sul surgiu em 1991, devido à necessidade de intercâmbio de idéias entre a pesquisa e a extensão rural. Deste ano em diante, pesquisadores da Fepagro, professores da Ufrgs, da Ulbra e Univates, extensionistas da Emater, citricultores, viveiristas e secretários da agricultura de municípios, se reuniam para discutir os problemas e as potencialidades da cultura.

Como resultado destas reuniões foi elaborado e publicado em, 1995, o Boletim Fepagro número 3 – Recomendações Técnicas para a Cultura de Citros no Rio Grande do Sul, tendo como coordenador Osvaldo de Menezes Porto, e a participação dos seguintes técnicos da Fepagro, Emater, Secretários da Agricultura municipais e citricultores: Elisabeth Lisboa de Saldanha Souza, Fabio José Eisswein, Ivelise Maria Flach, José Edmundo Schmitz, Mario Jesus Padilha, Luiz Alberto Hoss de Moraes, Paulo Lipp João, Paulo Roberto Mendes Gimenez, Pedro Antonio Ferreira de Moraes, Pedro Augusto Rücker, Raul Fernando Przybylski Becker, Ricardo Martin Leuckert e Sergio Roberto Reck.

Em 1998, os produtores reivindicaram, e com o apoio do Grupex, elaboraram projeto para compra de aparelhos e instrumentos com o objetivo de equipar o laboratório do Centro de Pesquisa de Fruticultura de Taquari – Fepagro, dando condições de execução de análises fitopatológicas.

Em 1998 a Fepagro publicou o Estudo da Cadeia Produtiva da Laranja no Rio Grande do Sul caracterizando, de forma sistemática, as necessidades atuais, futuras e potenciais desta cadeia. Os autores deste estudo foram Luiz Alberto Hoss de Moraes, Elisabeth Lisboa de Saldanha Souza, José Braun, Raul Fernando Przybylski Becker, Dorvalino Lorenzatto, Lauro Beltrão e Célio Alberto Colle.

Em 2002, foi realizado o Estudo da Cadeia Produtiva do Vale do Caí e publicado pela Emater. Foram coordenadores Paulo Lipp João e Derli Paulo Bonine.

Em 2005, graças a parceria entre Fepagro, Emater/RS e Ufrgs é lançada a publicação “O cultivo dos Citros no Rio Grande do Sul” como Boletim Técnico da Fepagro, nº 16, coordenado por Elisabeth Lisboa de Saldanha Souza, Paulo Lipp João e Paulo Vitor Dutra de Souza e tendo também como autores  Derli Paulo Bonine, Otto Carlos Koller, Pedro Augusto Rücker, Raul Fernando Przybylski Becker, Renar João Bender, Sergio Francisco Schwarz, Valdir Antonio Secchi e Valmir Duarte.

Nesta publicação foram incluídos novos temas frente as mudanças e tendências da citricultura no estado, servindo de ferramenta aos que atuam na citricultura, visando contribuir para melhorar a qualidade e aumentar a produção de citros no Estado.”

Fonte: Souza, E. L. S.; João, P. L. EVOLUÇÃO DA CITRICULTURA E A HISTÓRIA DA PESQUISA NO RIO GRANDE DO SUL. (Documento), 2006. 42 p.

Deixe um comentário