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O Grupo Avalia - Avaliação de Uso da Linguagem atua no Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. São interesses do grupo Avalia: avaliação de desempenho em exames de larga escala e em contextos de ensino; avaliação de proficiência em uso da linguagem; avaliação para nivelamento em cursos de língua; níveis de proficiência em leitura e escrita; efeitos retroativos e impactos de instrumentos de avaliação; validade e confiabilidade de sistemas de avaliação.

Categorização das tarefas da Parte Escrita do Celpe-Bras


Este banco de dados reúne resultados de pesquisa relativos à descrição das tarefas da Parte Escrita do exame Celpe-Bras - edições entre 1998 e 2017. A análise foi realizada pelo grupo de pesquisa Avalia - Avaliação de Uso da Linguagem, coordenado pela Profa. Dra. Juliana Roquele Schoffen, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A disponibilização desse banco de dados tem por objetivo auxiliar professores e estudantes de língua portuguesa a conhecer melhor o exame, facilitar a elaboração de materiais didáticos voltados para o ensino de Português como Língua Adicional e colaborar com as pesquisas sobre o exame Celpe-Bras.

Para acesso à descrição completa, leia o Estudo descritivo das tarefas da Parte Escrita do exame Celpe-Bras: edições de 1998 a 2017.

Após a publicação dos resultados da pesquisa, o banco de dados vem sendo atualizado com as novas edições do exame Celpe-Bras seguindo as categorias descritas em Schoffen et al. (2018).

Como usar o mecanismo de busca:
Cada tarefa já aplicada no exame foi categorizada em apenas uma das opções em cada uma das categorias abaixo. Recomendamos a utilização do filtro de busca com a marcação de um ou dois itens, pois a combinação de muitas categorias diferentes pode resultar em poucos ou nenhum resultado. Neste banco de dados não há link para as tarefas, mas todas podem ser visualizadas no Acervo Celpe-Bras.

PROJETOS


Exame Celpe-Bras: análise do acervo de provas já aplicadas, manuais, legislação e estudos realizados

Descrição: O projeto aqui proposto tem por objetivo analisar os documentos públicos do exame Celpe-Bras (portarias, editais, manuais, grades de avaliação, chamadas públicas etc.), as provas já aplicadas e os estudos realizados sobre o Exame, reunidos no acervo disponível em www.ufrgs.br/acervocelpebras, a fim de verificar os conceitos teórico-metodológicos expressos nos documentos e o construto teórico subjacente às provas..
Situação: Em andamento.



A avaliação da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras: parâmetros de avaliação e níveis de proficiência em Português como Língua Adicional

Descrição: Este projeto tem como objetivo pesquisar a avaliação realizada na Parte Escrita do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Com base no construto teórico que fundamenta o exame, ser proficiente em língua portuguesa refere-se a fazer “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006). Nesse sentido, cada tarefa da Parte Escrita propõe explicitamente, em seu enunciado, uma situação comunicativa, semelhante ao que o examinando poderia experienciar na vida real. Nessa situação comunicativa, solicita-se que o examinando escreva um texto adequado ao gênero do discurso, à relação de interlocução e ao propósito solicitados pelo enunciado da tarefa. O projeto de pesquisa aqui proposto tem como objetivo verificar o funcionamento dos parâmetros de avaliação nas tarefas da Parte Escrita nos diferentes níveis de proficiência avaliados pelo Celpe-Bras. A partir da análise de textos produzidos pelos examinandos, o trabalho busca responder a duas perguntas de pesquisa principais: 1) Quais são as características das produções textuais de cada nível avaliado na Parte Escrita do exame em relação aos critérios de avaliação estabelecidos nos parâmetros de avaliação? e 2) Os parâmetros de avaliação da Parte Escrita do exame são válidos em relação ao construto teórico do exame no que diz respeito à proficiência escrita e contemplam suficientemente o que é produzido pelos examinandos em seus textos? A análise dos textos tem embasamento na noção de gêneros do discurso de Bakhtin (2003), na categorização das tarefas proposta por Schoffen et al. (2018) e nos princípios da Linguística Textual de Antunes (2010). Como contribuição principal desta pesquisa, esperamos desenvolver uma descrição mais detalhada dos níveis de proficiência nos parâmetros de avaliação da Parte Escrita do Celpe-Bras.
Situação: Concluído.



A avaliação das tarefas integradas de leitura e escrita do exame Celpe-Bras

Descrição: O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) se propõe a avaliar proficiência em Português como Língua Adicional integrando habilidades de compreensão e de produção. A avaliação integrada, ainda que seja uma questão controversa entre especialistas da área (CUMMING, 2013; YU, 2013) e pouco discutida no contexto brasileiro (MENDEL, 2017; MENDEL; SCHOFFEN, 2017; PILEGGI, 2015; 2017), está em consonância com o construto teórico do Celpe-Bras, fundamentado na visão dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2003) e no uso da linguagem como ação conjunta (CLARK, 2000). Este projeto de pesquisa objetiva verificar como a recontextualização de informações do material de insumo é avaliada nas tarefas integradas de leitura e escrita do exame Celpe-Bras. Para tanto, esta investigação tem em vista as orientações teórico-metodológicas da pesquisa qualitativa interpretativa (ERICKSON, 1990; MASON, 2002), de modo a realizar a análise documental de oito tarefas de leitura e escrita já aplicadas pelo exame Celpe-Bras, bem como de 240 produções escritas de examinandos em resposta a duas das oito tarefas que compõem o corpus de pesquisa. Além de fornecer subsídios para o aprimoramento do exame Celpe-Bras, esta pesquisa pretende contribuir para outros contextos de avaliação e de ensino e aprendizagem de línguas que utilizam tarefas integradas.
Situação: Concluído.



Usos e usuários do Acervo Celpe-Bras

Descrição: Este projeto pretende descrever como o Acervo Celpe-Bras vem sendo utilizado e por quem ele vem sendo utilizado. Esta pesquisa tem por objetivo: a) descrever os perfis de usuários do Acervo Celpe-Bras; b) descrever os usos relatados pelos usuários do Acervo Celpe-Bras; c) descrever as influências percebidas pelos usuários professores e pesquisadores promovidas pelo Acervo Celpe-Bras em suas práticas..
Situação: Concluído.



Resgatando a história do Exame Celpe-Bras: desenvolvimento e análise de um banco de dados reunindo documentos públicos, provas aplicadas e estudos realizados sobre o Exame

Descrição: O projeto aqui proposto tem por objetivo analisar os documentos públicos do exame Celpe-Bras (portarias, editais, manuais, grades de avaliação, chamadas públicas etc.) e as provas já aplicadas, a fim de verificar os conceitos teórico-metodológicos expressos nos documentos e o construto teórico subjacente às provas. Como os documentos públicos do exame Celpe-Bras e as provas já aplicadas não estão disponíveis para consulta de forma reunida, é objetivo deste projeto, também, o desenvolvimento de um banco de dados que reúna todos esses documentos e provas, a fim de tornar pública a história do exame e o construto avaliado por ele, bem como facilitar futuros estudos sobre o Celpe-Bras. Pretendemos, ainda, reunir nesse banco de dados os estudos acadêmicos (artigos, projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses) já realizados sobre o exame Celpe-Bras no Brasil e no exterior, colaborando, assim, para pesquisas futuras sobre o exame.
Situação: Concluído.



PUBLICAÇÕES


Publicações (anais, artigos, livros e capítulos de livros etc)

Trabalhos acadêmicos (teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso de graduação)

FOTOS


INTEGRANTES


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Profa. Dra. Juliana Roquele Schoffen

Coordenadora

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora do Instituto de Letras da UFRGS, atuando com ensino e formação de professores de língua portuguesa como língua materna e adicional na graduação e na pós-graduação. É integrante da Comissão Técnico-Científica do exame Celpe-Bras desde 2008 e foi a idealizadora do Acervo Celpe-Bras. Lidera o grupo de pesquisa Avalia - Avaliação de uso da linguagem e fez parte da Rede de Ancoragem da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Currículo lattes - E-mail: julianaschoffen@gmail.com

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Profa. Dra. Margarete Schlatter

Coordenadora

Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul (PUCRS). É professora de estágio de docência em inglês como língua adicional e fundadora do Programa de Português para Estrangeiros na UFRGS. Orienta alunos de mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e lidera o grupo de pesquisa Português/Língua Adicional, especializado em práticas de ensino (presencial e a distância), materiais didáticos, avaliação e formação de professores. Coautora do exame Celpe-Bras, dos Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul (Língua Estrangeira Moderna/Espanhol e Inglês) e de cursos online de PLA (PORTOS, CEPI, CAPI) e de formação para o ensino de leitura (Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula).
Currículo lattes - E-mail: margarete.schlatter@gmail.com

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Simone Paula Kunrath

Doutora

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Linguística Aplicada pela mesma universidade. É professora de Português como Língua Adicional (PLA) e coordenadora pedagógica na Escola de Português Bem Brasil, em Porto Alegre - RS. Foi membro da Comissão Técnico-Científica do Exame Celpe-Bras por duas gestões (2002 a 2004 e 2012 a 2015). Atuou como professora de PLA no Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS (1994 a 2010) e na Hankuk University of Foreign Studies em Seul, Coréia do Sul (2003 a 2007). Tem atuação nas áreas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa como língua materna e adicional, ensino de português para fins específicos, formação de professores, avaliação de proficiência em PLA, exame Celpe-Bras e elaboração de materiais didáticos. É aplicadora, elaboradora e corretora do exame Celpe-Bras.
Currículo lattes - E-mail: simone.kunrath@gmail.com

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Ellen Yurika Nagasawa

Doutoranda

Mestre na área de Estudos da Linguagem, na linha de pesquisa de Linguística Aplicada da UFRGS (2018) e doutoranda pela mesma universidade. No campo da pesquisa, desenvolve investigações sobre o exame Celpe-Bras e complexidade textual. No campo do ensino, atua como professora de Inglês e Português como Línguas Adicionais. É professora do curso de Letras da UNISINOS e no Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS, onde também atua na aplicação do exame Celpe-Bras desde 2013.
Currículo lattes - E-mail: ellennagasawa@gmail.com

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Gabrielle Rodrigues Sirianni

Mestra

Licenciada em Letras com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela UFRGS (2016) e mestra em Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Letras pela mesma universidade. Pesquisa avaliação em Português como Língua Adicional (PLA), especificamente o exame Celpe-Bras. Atua como professora de PLA, aplicadora da Parte Escrita e avaliadora da Parte Oral do Celpe-Bras. Tem interesse no ensino e na avaliação de português como língua materna e como língua adicional.
Currículo lattes - E-mail: gabirsirianni@gmail.com

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Kaiane Mendel

Doutoranda

Licenciada em Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas (2017) pela UFRGS. Mestra em Estudos da Linguagem, na linha de pesquisa Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS (2019) e doutoranda pela mesma instituição. Atua na aplicação do exame Celpe-Bras no Posto Aplicador da UFRGS e no ensino de de PLA no Programa de Português para Estrangeiros da mesma universidade. Tem experiência no ensino de língua portuguesa como língua materna e adicional, em contexto escolar, pré-universitário e de extensão universitária.
Currículo lattes - E-mail: kaiane.mendel@gmail.com

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Luiza Sarmento Divino

Bolsista de Iniciação Científica

Graduanda de Licenciatura em Letras Alemão - Português na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participou do programa do DAAD Hochschulwinterkurs 2019/20 e realiza mobilidade acadêmica na Universidade de Erlangen-Nuremberga (Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg). Atuou como professora bolsista de língua alemã do programa Idiomas sem Fronteiras/UFRGS.
Currículo lattes - E-mail: luiza.sarmento.divino@gmail.com

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Deise Amaral

Doutoranda

Bacharel em Letras com habilitação em Tradução de Português e Inglês e mestre em Linguística Aplicada ambos pela UFRGS. Atua como professora de inglês tendo se especializado em preparação pra exames de proficiência, principalmente o IELTS. Pesquisa exames de proficiência em larga escala, grades de avaliação e seus critérios.
Currículo lattes - E-mail: deise.amaral@ufrgs.br

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Giovana Lazzaretti Segat

Licenciada

Licenciada em Letras com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Espanhola pela UFRGS (2019). Realizou mobilidade acadêmica na Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Atua como professora substituta de Português e Espanhol no IFRS, Campus Caxias do Sul. Tem interesse no ensino e na avaliação de Português como Língua Materna e como Língua Adicional e de Espanhol como Língua Adicional.
Currículo lattes - E-mail: giosegat@hotmail.com

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Isadora Dahmer Hanauer

Bolsista de Iniciação Científica

Aluna do curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como professora de língua inglesa na ACEFH, uma associação cutural na cidade de Harmonia, Rio Grande do Sul. Realizou intercâmbio na Language Studies International, em Boston – Estados Unidos. Tem interesse em ensino e avaliação de língua inglesa e língua portuguesa como língua materna e adicional.
Currículo lattes - E-mail: isadora.dh@gmail.com

Integrantes anteriores

Bárbara Petry Machado (2014-2015)

Alexandre Ferreira Martins (2015-2016)

Luana Ramos Truyllio (2017-2018)

Fernanda Xavier (2018)

Cíntia Warmling (2018-2019)

Mariana Alves (2018-2019)

Letícia Machado Oliveira (2020)

CONTATO


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras.

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Agronomia - 91501970 - Porto Alegre, RS – Brasil

Profa. Dra. Juliana Roquele Schoffen - E-mail: julianaschoffen@gmail.com

Profa. Dra. Margarete Schlatter - E-mail: margarete.schlatter@gmail.com