Bem-vindo ao site do

GRUPOAVALIA





Realização:

BEM-VINDO AO SITE DO GRUPO AVALIA


...

O Grupo Avalia - Avaliação de Uso da Linguagem atua no Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. São interesses do grupo Avalia: avaliação de desempenho em exames de larga escala e em contextos de ensino; avaliação de proficiência em uso da linguagem; avaliação para nivelamento em cursos de língua; níveis de proficiência em leitura e escrita; efeitos retroativos e impactos de instrumentos de avaliação; validade e confiabilidade de sistemas de avaliação.

Categorização das tarefas da Parte Escrita do Celpe-Bras


Este banco de dados reúne resultados de pesquisa relativos à descrição das tarefas da Parte Escrita do exame Celpe-Bras - edições entre 1998 e 2017. A análise foi realizada pelo grupo de pesquisa Avalia - Avaliação de Uso da Linguagem, coordenado pela Profa. Dra. Juliana Roquele Schoffen, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A disponibilização desse banco de dados tem por objetivo auxiliar professores e estudantes de língua portuguesa a conhecer melhor o exame, facilitar a elaboração de materiais didáticos voltados para o ensino de Português como Língua Adicional e colaborar com as pesquisas sobre o exame Celpe-Bras.

Para acesso à descrição completa, leia o Estudo descritivo das tarefas da Parte Escrita do exame Celpe-Bras: edições de 1998 a 2017.

Como usar o mecanismo de busca:
Cada tarefa já aplicada no exame foi categorizada em apenas uma das opções em cada uma das categorias abaixo. Recomendamos a utilização do filtro de busca com a marcação de um ou dois itens, pois a combinação de muitas categorias diferentes pode resultar em poucos ou nenhum resultado. Neste banco de dados não há link para as tarefas, mas todas podem ser visualizadas no Acervo Celpe-Bras.

PROJETOS


Exame Celpe-Bras: análise do acervo de provas já aplicadas, manuais, legislação e estudos realizados

Descrição: O projeto aqui proposto tem por objetivo analisar os documentos públicos do exame Celpe-Bras (portarias, editais, manuais, grades de avaliação, chamadas públicas etc.), as provas já aplicadas e os estudos realizados sobre o Exame, reunidos no acervo disponível em www.ufrgs.br/acervocelpebras, a fim de verificar os conceitos teórico-metodológicos expressos nos documentos e o construto teórico subjacente às provas..
Situação: Em andamento.



Usos e usuários do Acervo Celpe-Bras

Descrição: Este projeto pretende descrever como o Acervo Celpe-Bras vem sendo utilizado e por quem ele vem sendo utilizado. Esta pesquisa tem por objetivo: a) descrever os perfis de usuários do Acervo Celpe-Bras; b) descrever os usos relatados pelos usuários do Acervo Celpe-Bras; c) descrever as influências percebidas pelos usuários professores e pesquisadores promovidas pelo Acervo Celpe-Bras em suas práticas..
Situação: Em andamento.



Resgatando a história do Exame Celpe-Bras: desenvolvimento e análise de um banco de dados reunindo documentos públicos, provas aplicadas e estudos realizados sobre o Exame

Descrição: O projeto aqui proposto tem por objetivo analisar os documentos públicos do exame Celpe-Bras (portarias, editais, manuais, grades de avaliação, chamadas públicas etc.) e as provas já aplicadas, a fim de verificar os conceitos teórico-metodológicos expressos nos documentos e o construto teórico subjacente às provas. Como os documentos públicos do exame Celpe-Bras e as provas já aplicadas não estão disponíveis para consulta de forma reunida, é objetivo deste projeto, também, o desenvolvimento de um banco de dados que reúna todos esses documentos e provas, a fim de tornar pública a história do exame e o construto avaliado por ele, bem como facilitar futuros estudos sobre o Celpe-Bras. Pretendemos, ainda, reunir nesse banco de dados os estudos acadêmicos (artigos, projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses) já realizados sobre o exame Celpe-Bras no Brasil e no exterior, colaborando, assim, para pesquisas futuras sobre o exame.
Situação: Concluído.



PUBLICAÇÕES


FOTOS


MEMBROS


...

Profa. Dra. Juliana Roquele Schoffen

Coordenadora

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora do Instituto de Letras da UFRGS, atuando com ensino e formação de professores de língua portuguesa como língua materna e adicional na graduação e na pós-graduação. É membro da Comissão Técnico-Científica do exame Celpe-Bras desde 2008 e foi a idealizadora do Acervo Celpe-Bras. Lidera o grupo de pesquisa Avalia - Avaliação de uso da linguagem e faz parte da Rede de Ancoragem da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Currículo lattes - E-mail: julianaschoffen@gmail.com

...

Profa. Dra. Margarete Schlatter

Coordenadora

Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul (PUCRS). É professora de estágio de docência em inglês como língua adicional e fundadora do Programa de Português para Estrangeiros na UFRGS. Orienta alunos de mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e lidera o grupo de pesquisa Português/Língua Adicional, especializado em práticas de ensino (presencial e a distância), materiais didáticos, avaliação e formação de professores. Coautora do exame Celpe-Bras, dos Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul (Língua Estrangeira Moderna/Espanhol e Inglês) e de cursos online de PLA (PORTOS, CEPI, CAPI) e de formação para o ensino de leitura (Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula).
Currículo lattes - E-mail: margarete.schlatter@gmail.com

...

Simone Paula Kunrath

Doutoranda

Mestre em Linguística Aplicada na UFRGS e doutoranda em Estudos da Linguagem pela mesma universidade. É professora de Português como Língua Adicional (PLA) e coordenadora pedagógica na Escola de Português Bem Brasil, em Porto Alegre-RS. Foi membro da Comissão Técnico-Científica do Exame Celpe-Bras por duas gestões (2002 a 2004 e 2012 a 2015). Atuou como professora de PLA no Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS (1994 a 2010) e na Hankuk University of Foreign Studies em Seul, Coréia do Sul (2003 a 2007). Tem atuação nas seguintes áreas: ensino e aprendizagem de PLA, formação de professores, ensino de português para fins específicos, avaliação de proficiência em PLA, exame Celpe-Bras e elaboração de materiais didáticos. É aplicadora, elaboradora e corretora do exame Celpe-Bras.
Currículo lattes - E-mail: simone.kunrath@gmail.com

...

Ellen Yurika Nagasawa

Doutoranda

Mestre na área de Estudos da Linguagem, na linha de pesquisa de Linguística Aplicada da UFRGS (2018) e doutoranda pela mesma universidade. No campo da pesquisa, desenvolve investigações sobre o exame Celpe-Bras e complexidade textual. No campo do ensino, atua como professora de Inglês e Português como Línguas Adicionais. Atua na aplicação do exame Celpe-Bras do Posto Aplicador UFRGS desde 2013.
Currículo lattes - E-mail: ellennagasawa@gmail.com

...

Gabrielle Rodrigues Sirianni

Mestranda

Licenciada em Letras com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela UFRGS (2016) e mestranda na linha de pesquisa Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Pesquisa avaliação em Português como Língua Adicional (PLA), especificamente o exame Celpe-Bras. Atua como professora de PLA, aplicadora da Parte Escrita e avaliadora da Parte Oral do Celpe-Bras. Tem interesse no ensino e na avaliação de português como língua materna e como língua adicional.
Currículo lattes - E-mail: gabirsirianni@gmail.com

...

Kaiane Mendel

Mestranda

Licenciada em Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas literaturas pela UFRGS (2017) e mestranda em Estudos da Linguagem, na linha de pesquisa Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Desenvolve pesquisa na área de avaliação de proficiência, tendo o exame Celpe-Bras como objeto de estudo. Atua como avaliadora da Parte Oral e aplicadora da Parte Escrita do exame Celpe-Bras. Tem experiência no ensino de língua portuguesa como língua materna e adicional.
Currículo lattes - E-mail: kaiane.mendel@gmail.com

...

Luana Ramos Truyllio

Bolsista de Iniciação Científica

Bacharel em Filosofia pela UFRGS (2008), especialista em Gestão da Educação pela PUC-RS (2013) e aluna do curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol na UFRGS. Tem experiência na área de Educação em administração educacional, coordenação pedagógica e produção e revisão de conteúdo para cursos presenciais e EaD. Atua como professora de Português como Língua Adicional (PLA) no Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações e como pesquisadora de iniciação científica em estudos sobre o Celpe-Bras.
Currículo lattes - E-mail: truyllio@gmail.com

...

Luiza Sarmento Divino

Bolsista de Iniciação Científica

Aluna do curso de Licenciatura em Letras Alemão e Português na UFRGS. Professora bolsista de língua alemã do programa Idiomas sem Fronteiras da UFRGS. Bolsista voluntária do grupo de pesquisa Avalia. Realizou intercâmbio no Ensino Médio na Käthe Kollwitz Gymnasium, em Legenfeld unterm Stein, Alemanha, e na Point Grey Secondary School, em Vancouver, Canadá.
Currículo lattes - E-mail: luiza.sarmento.divino@gmail.com

CONTATO


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras.

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Agronomia - 91501970 - Porto Alegre, RS – Brasil

Profa. Dra. Juliana Roquele Schoffen - E-mail: julianaschoffen@gmail.com

Profa. Dra. Margarete Schlatter - E-mail: margarete.schlatter@gmail.com