XII EIEM – ABREM

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS MEDIEVAIS

GT DE ESTUDOS MEDIEVAIS – ANPUH/RS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA – UFRGS

 

6ª CIRCULAR:

XII ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS MEDIEVAIS

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE HAGIOGRAFIA MEDIEVAL

https://www.ufrgs.br/gtestudosmedievais/

04 a 06 de julho de 2017

 

Porto Alegre, 21 de abril de 2017

 

Nesta Circular os/as interessados/as encontrarão informações práticas sobre LOCAL DE REALIZAÇÃO DO EVENTO, prazos e inscrição nas MODALIDADES: OUVINTE e PAINEL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA .

 

A PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR do evento pode ser consultada em: https://www.ufrgs.br/gtestudosmedievais/programacao-xii-eiem/

 

Lembramos que o email de contato com a secretaria do evento e para as inscrições é: encontroabrem2017@gmail.com.

 

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO EVENTO:

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS (IFCH) E INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS AVANÇADOS (ILEA)

UFRGS – CAMPUS DO VALE

(AV. Bento Gonçalves, n.9500, bairro Agronomia, Prédio 43311, Porto Alegre)

 

 

DATAS PARA INSCRIÇÕES:

As inscrições para a modalidade PAINEL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA iniciaram-se em 03 de abril de 2017 – exclusivamente pelo email encontroabrem2017@gmail.come encerram-se no dia 20 de maio de 2017.

 

As inscrições para a modalidade OUVINTE estão abertas até o dia 03 de julho pelo email encontroabrem2017@gmail.com e no dia 04 de julho de 2017 durante o credenciamento do evento (09:00-10:00).

 

OUTROS PRAZOS:

 

* Inscrições em Minicursos deverão ser realizadas até 04 de julho de 2017, respeitado o número de vagas (lista de MINISCURSOS aprovados ao final desta circular).

 

 

DADOS PARA INSCRIÇÕES:

  • PAINEL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: Deve ser anexado um arquivo (word, fonte Times New Roman, 12, espaçamento 1,5) contendo:

TÍTULO

Autor/a

Informação sobre financiamento (bolsista ou ic voluntário)

Orientador/a (Instituição)

Resumo: 20 a 30 linhas, identificando: Problema/objeto de pesquisa, metodologia, documentação, recortes (cronológico-espacial) e até 05 referências bibliográficas.

 

Minicurso: havendo interesse, deverá ser indicado ao final do resumo qual minicurso deseja participar durante o evento.

A dimensão do painel aprovado deverá ser de 60cm de largura x 80cm de comprimento.

 

ATENÇÃO: OS/AS ALUNOS/AS DE PAINÉIS APROVADOS TERÃO ISENÇÃO NAS TAXAS DE INSCRIÇÃO DO EVENTO.

 

  • Ouvintes: O comprovante de depósito da taxa de inscrição deve ser digitalizado e enviado com as seguintes informações. Email para encontroabrem2017@gmail.com. Título da Mensagem: OUVINTE.

Nome

Instituição

Titulação

Área de formação

Modalidade OUVINTE

Minicurso (havendo interesse em realizar algum dos 6 aprovados abaixo, é preciso indicar no email de solicitação da inscrição)

 

MINICURSOS APROVADOS:

 

  • COMBATE À HERESIA E CRIMINALIZAÇÃO DO PECADO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DA INQUISIÇÃO MEDIEVAL – Alécio Nunes Fernandes (UnB)
  • AS VOZES FEMININAS NAS CANTIGAS DE AMIGO DE DOM DINIS – Ana Luiza Mendes (UFPR)
  • FORMAS DE VIDA RELIGIOSA NO MEDIEVO OCIDENTAL: O MONACATO E O MOVIMENTO FRANCISCANO – Bruno Uchoa Borgongino e Victor Mariano Camacho (UFRJ)
  • CONSTRUINDO MEMÓRIA: NOVOS OLHARES ARQUEOLÓGICOS NO MUNDO VIKING ESCANDINAVO – Munir Lutfe Ayoub (USP)
  • CAMPONÊS, SERVO OU VILÃO? TEORIA E HISTORIOGRAFIA SOBRE O CAMPESINATO MEDIEVAL – Thiago Pereira da Silva Magela e Eduardo Cardoso Daflon (UFF)
  • SEXUALIDADES, HERESIA E MARGINALIDADES NA IDADE MÉDIA CENTRAL (SÉCULOS XI-XIII) – Wendell dos Reis Veloso (UFRRJ) e Odir Fontoura (UFRGS)

 

VALORES PARA INSCRIÇÕES

  1. Sócios (Para filiação: email para abrem.diretoria@gmail.com.)

Apresentação de trabalho em comunicações livres………………………R$ 100,00

Apresentação de trabalho de Iniciação Científica (painel)…………….ISENTO

Participação em Minicurso……………………………………………………….R$ 10,00

Participação como ouvinte (sem certificado)……………………………….isento

Participação como ouvinte (com certificado, não-graduando)……….R$ 50,00

Participação como ouvinte (com certificado, graduando)……………..R$20,00

  1. Não-sócios

Apresentação de trabalho em comunicações livres……………………….R$ 250,00

Apresentação de trabalho de Iniciação Científica (painel)……………..R$ 50,00

Participação em Minicurso………………………………………………………..R$ 20,00

Participação como ouvinte (sem certificado)………………………………..ISENTO

Participação como ouvinte (com certificado, não-graduando)………. R$ 100,00

Participação como ouvinte (com certificado, graduando)………………R$ 30,00

 

O PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO DEVERÁ SER COMPROVADO MEDIANTE APRESENTAÇÃO DO COMPROVANTE DE DEPÓSITO/TRANSFERÊNCIA PARA:

Igor Salomão Teixeira

Banco do Brasil

Ag: 4899-2 Conta: 25664-1 Depósito em Poupança: Variação 51.

 

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Igor S. Teixeira – coordenador geral (UFRGS)

Profa. Dra. Ana Rieger Schmidt (UFRGS)

Prof. Dr. André Luis Pereira Miatello (UFMG)

Profa. Dra. Andreia Cristina L. Frazão da Silva (UFRJ)

Profa. Dra. Carolina Coelho Fortes (UFF)

Profa. Dra. Cybele Crossetti de Almeida (UFRGS)

Profa. Dra. Daniele Gallindo Gonçalves Silva (UFPEL)

Comitê Científico

Prof. Dr. Alfredo Carlos Storck (UFRGS)

Profa. Dra. Leila Rodrigues da Silva (UFRJ)

Prof. Dr. Marcelo Cândido da Silva (USP)

Prof. Dr. Márcio Ricardo Coelho Muniz (UFBA)

Prof. Dr. Stéphane Gioanni (Lyon II)

Profa. Dra. Yara Frateschi Vieira (UNICAMP)