Macropus

QUEM SOMOS 

Nós, a Incubadora Tecnológica Hestia, somos um órgão auxiliar da UFRGS que favorece e estimula a atividade empreendedora na Universidade e na comunidade. Temos, como objetivo, a geração de um ecossistema empreendedor que apoie novos projetos inovadores, por meio de acesso a inúmeras facilidades, como: informação, identificação de linhas de crédito, fontes de capital, educação e formação em empreendedorismo, geração de inovação, políticas públicas, a infraestrutura e sistemas de suporte, e a um ambiente econômico e cultural favorável à atividade empreendedora.

Nosso negócio é incentivar e dar suporte a criação de micro e pequenas empresas de inovação, que atendam os gargalos de desenvolvimento tecnológico do mercado nacional, gerando produtos, processos e serviços baseados em tecnologia incremental e avançada desenvolvida na Universidade.

Missão

Fomentar a cultura de empreendedorismo no meio acadêmico e contribuir com o ambiente de inovação da UFRGS, conectando atores internos e externos para promover a geração e transferência de tecnologia e de conhecimento, buscando estimular negócios intensivos em conhecimento, com geração de valor para a sociedade

Visão

Ser reconhecido como um agente de impacto na área de inovação e empreendedorismo, líder na geração e transferência de tecnologia e de conhecimento nas áreas de engenharia e física para geração de novos negócios, através do apoio a inserção destas empresas inovadoras no mercado nacional.

Valores

  • Estímulo a iniciativa e criatividade;
  • Eficiência e agilidade;
  • Proatividade;
  • Manter equipe comprometida e motivada;
  • Apoiar empresas com processos ambientalmente sustentáveis;
  • Transparência;
  • Agregar valor as parcerias publicas e privadas;
  •  Atuação colaborativa e cooperativa;
  • Resiliência e teimosia; 

HISTÓRIA 

A Hestia teve sua criação aprovada no dia 8 de abril de 2004 e surgiu da junção de dois projetos: um do Instituto de Física, com objetivo de fomentar as ações de pesquisa aplicada e transferência de tecnologia; e outro da Escola de Engenharia da UFRGS, que visava abrigar as empresas oriundas dos projetos de pesquisas desenvolvidos por alunos e professores junto à empresas do setor metal mecânico e eletroeletrônico.

Quando iniciou seu trabalho, a incubadora funcionava em duas unidades, uma no Centro de Tecnologia e outra no Instituto de Física. Com a menor procura pelas áreas siderurgia e metalurgia, as atividades de engenharia no CT foram finalizadas no ano de 2014. Todavia, com a necessidade de melhor atender os empreendedores apoiados, a incubadora resolveu abrir uma unidade Hestia no prédio Centenário da UFRGS.

Hoje, a Hestia está direcionada para atividades alinhadas às linhas de pesquisa em desenvolvimento na Escola de Engenharia e Instituto de Física da UFRGS, especialmente em setores como metal-mecânico, eletroeletrônico, petroquímica, matérias, microeletrônicas, civil e design. Essas são áreas bastantes desenvolvidos no estado, mas que necessitam de constante atualização para manter competitividade no mercado em nível nacional.

DOCUMENTOS

Documentos disponíveis da Incubadora Tecnológica Hestia:

Logotipos Hestia

Manual de Identidade Visual


Regimento Hestia (2018)


Material gráfico institucional Hestia (2019)



Material gráfico Incubadas Hestia (2019)


Vídeo Institucional


  INFRAESTRUTURA

Documento de Descrição – Infraestrutura Física

Sala 302 Pré-Incubação


Sala de Reuniões 303



Auditório Poente – prédio Centenário


Anfiteatro – Instituto de Física


Sala de Videoconferência – Instituto de Física


Sala de Reuniões – Instituto de Física




Skip to content