Otávio Augusto Passaia

 

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou graduação sanduíche com duração de um ano no Institut polytechnique de Grenoble, curso Génie Industriel, na França. É Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (PPGRHSA) do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS), na área de Hidrologia. Atualmente, atua como pesquisador na FUNCEME – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos; e como  professor particular de reforço, ministrando aulas de diversas disciplinas.

Sua pesquisa de mestrado envolveu a Simulação de Reservatórios Brasileiros em um Modelo Hidrológico Continental. Para tal, utilizou o modelo hidrológico da América do Sul, já simulado e calibrado, cujas vazões estão disponíveis online.

Analisou-se como uma representação ideal de reservatórios em termos de vazões substituídas melhoraria um modelo hidrológico previamente calibrado sobre o domínio brasileiro. Forçou-se a versão em escala continental do modelo hidrológico MGB com saídas de reservatório observadas de 109 usinas hidrelétricas, que fazem parte do Sistema Interligado Nacional (SIN) – controlados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). A simulação com vazões substituídas apresentou um Índice de Melhoria no Desempenho médio (IMD) para a Eficiência de Kling-Gupta (KGE) de 21%, em relação ao modelo original (com vazões naturalizadas). Esta análise foi um passo preliminar para uma representação explícita dos reservatórios no modelo, que será conduzida em um estudo futuro. As vazões do modelo forçado com a saída dos reservatórios também estão disponíveis online.

Durante a Bolsa de Iniciação Científica e seu Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolveu um software para extração, visualização e processamento dos dados do satélite ICESat. Para mais informações, acesse ICESatProcessor.

Currículo Lattes
Contato: otavio.passaia at funceme.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *