Humanista

“Trouxe 19 mil novas empresas para Canoas”, Jairo Jorge

#HumanistaConfere

Mariana Moraes

O candidato a governador do Rio Grande do Sul Jairo Jorge (PDT) afirma que atraiu 19 mil novas empresas para Canoas em seu mandato como prefeito da cidade – 2009 a 2016. De acordo com levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o número de empresas atuantes nas cidades brasileiras, Canoas teve um acréscimo muito inferior ao mencionado pelo candidato no período de 2009 a 2016. Os dados do IBGE revelam que em 2009 a cidade de Canoas contava com 11.765 empresas atuantes, já em 2016 o número era de 11.828 empresas.

Em resposta ao Humanista, a assessoria do candidato argumenta que a afirmação tem lastro em dados do “Escritório do Empreendedor”, programa mantido pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, disponíveis no “Painel de Serviços” (sistema eletrônico para consultas que estaria vigente durante a gestão de Jairo Jorge). Conforme esse levantamento, durante o período de 2009 a 2016 foram cadastradas um total de 19.999 novas empresas (indústria, comércio, serviços e autônomos).

Documento enviado pela assessoria do candidato Jairo Jorge ao Humanista

A comparação das duas fontes impõe a classificação da afirmação de Jairo Jorge como “discutível”. Embora oficiais, os dois levantamentos demonstram uma diferença significativa entre o número de empresas no período de sua gestão à frente da Prefeitura de Canoas.

FOTO: reprodução/portaljairojorge.com.br

#HumanistaConfere

Leia Mais

“É fácil dizer que os salários estão atrasados. Mas pagar sempre dentro do mês […] é complicado”, José Ivo Sartori

“Eu tenho a vida limpa, sem nenhum processo”, Henrique Meirelles

“O Brasil tem hoje 13 milhões de desempregados”, Ciro Gomes

O Humanista verifica frases dos candidatos à Presidência da República e ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul ditas nos primeiros programas eleitorais de rádio e televisão. As análises serão publicadas ao longo das semanas de campanha eleitoral, até as vésperas do primeiro turno das eleições gerais – que ocorrem no dia 7 de outubro.

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support