Debate sobre credibilidade abre segunda temporada de podcasts

Professor Sean Hagen debate com repórteres do Humanista pesquisa do Instituto Reuters sobre credibilidade das empresas de comunicação, e passa por temas como fake news e papel do jornalista.

#ConversaHumanista

Pesquisa do Instituto Reuters em parceria com a Universidade de Oxford divulgada em junho revelou que o Brasil é o segundo país que mais acredita nas notícias veiculadas nas empresas de comunicação, ficando atrás apenas da Finlândia. A pesquisa também rankeia as empresas que, segundo os entrevistados, têm mais credibilidade.

Com esse ponto de partida, o primeiro episódio da segunda temporada do #ConversaHumanista debate sobre os conceitos de credibilidade no jornalismo para o telespectador, além de analisar aspectos da pesquisa com o convidado Sean Hagen, doutor em Comunicação e professor de Jornalismo na Fabico/UFRGS.

Questões como fake news e o papel do jornalismo em seu combate também entram em debate neste episódio. Para Sean, o jornalismo segue tendo responsabilidade social com a informação e a criminalização do ato de espalhar as chamadas fake news precisa ser mais amplamente debatido para se chegar a um consenso e não banalização do cerceamento da liberdade. Além do professor, o podcast tem a participação das repórteres do Humanista Luísa Santini, Nathália Cassola e Raíssa de Avila.

Ouça!


O podcast

O #ConversaHumanista é produzido quinzenalmente por estudantes da disciplina de Laboratório de Jornalismo Convergente da Fabico/UFRGS, com técnica de Neudimar da Rocha, sob a supervisão do professor Felipe Moura de Oliveira, que teve a contribuição da estagiária de docência Janaína Kalsing, jornalista e pesquisadora de doutorado, no primeiro semestre de 2019.

Este é o primeiro episódio da segunda temporada do podcast. Os episódios de todas as temporadas ficam disponíveis também no SoundCloud e no Spotify.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *